Pós Graduação Unisinos - Educação Infantil - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Educação Infantil

Presencial - Porto Alegre
Presencial - Porto Alegre
Presencial - São Leopoldo
keyboard_arrow_down

Local

Campus São Leopoldo

Carga horária

360 horas

Para quê

Como construção histórica e cultural, a infância muda no tempo e no espaço, exigindo sempre novas práticas pedagógicas que respeitem a sua dimensão plural. Entender as crianças na atualidade é um desafio que requer profissionais com bases éticas, políticas e culturais. Na Especialização em Educação Infantil, você é preparado para potencializar as experiências em diversas linguagens e contextos, sempre problematizando os conceitos de infância, cultura e educação, além dos próprios currículos escolares.

Você será qualificado para a gestão, supervisão, orientação e docência em Educação Infantil, incluindo em instituições não escolares que promovam políticas ou práticas relacionadas à infância. Por meio de orientações didático-pedagógicas nacionais e internacionais, com incentivo à pesquisa na área e estudos para o desenvolvimento de novas políticas no âmbito da infância, você será capacitado para problematizar as concepções de infância na pós-modernidade, além de discutir acerca dos novos discursos sobre a mídia, a cultura e as relações com as diversas linguagens presentes e ausentes, tanto na Pedagogia e nos currículos de escolas infantis, quanto em áreas da saúde, nutrição, biologia, serviço social, psicologia, sociologia e arte.

A proposta do curso é apresentar os estudos em três eixos. O primeiro, “Visões Múltiplas da Infância”, reflete sobre os diferentes olhares, problematizações e abordagens a respeito da temática, considerando dimensões psicológicas, históricas, culturais, da arte, da política e sociais. O segundo eixo, “Infância e Escolas”, foca em instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e trata sobre práticas pedagógicas, a partir de diferentes abordagens, além do cotidiano pedagógico de uma escola infantil. O terceiro eixo é o da “Infância e Linguagens”, que aborda diferentes linguagens articuladas com os campos de experiências, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Ao longo do curso você ainda realizará um Projeto Aplicado, caracterizado por uma intervenção em um ambiente educativo. O currículo também conta com uma Atividade Integradora – o SARAU Infância – que reúne os professores e alunos para vivências artísticas e reflexivas sobre a temática da infância.


Para quem

Compreender e lidar com as infâncias não é nem deve ser competência de nenhuma disciplina específica. O curso beneficiará uma ampla gama de profissionais que tenham afinidade e interesse pelo tema, especialmente aqueles formados em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte, além de bacharéis em Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior.


A qualificação profissional pós-curso

Consciente da singularidade de cada criança, você as tratará respeitando seus diferentes contextos. Esse rigor dará seriedade e compromisso ao seu trabalho e à educação, nas suas diversas áreas de abrangência. Você conhecerá as políticas para a infância e os avanços teóricos e práticos na educação para crianças. A sua própria linguagem será ressignificada pelo curso, inclusive levando você a redescobrir dimensões expressivas abandonadas ao longo da vida e que, durante a atuação educativa, voltarão a se mostrar pertinentes.

Coordenação do Curso


Paulo Sérgio Fochi

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: pfochi@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Eixo - VISÕES MÚLTIPLAS DA INFÂNCIA keyboard_arrow_down

Infância e dimensão Pedagógica (36h)
Infância, representações e Política (24h)
Infância e perspectivas bio-psico-social (24h)
Infância e Arte (24h)

Eixo - INFÂNCIAS E ESCOLAS keyboard_arrow_down

O brincar e o desenvolvimento infantil: criando suportes para a ludicidade (24h)
As crianças e o sentido do brinquedo e do brincar (24h)
Visibilizando as experiências das crianças: documentação pedagógica de percursos (24h)
Trabalhando com projetos na Educação Infantil (12h)

Eixo - INFÂNCIA E LINGUAGENS keyboard_arrow_down

O corpo no tempo e no espaço: dançar, teatralizar (12h)
Traços, letras, palavras, textos (24h)
Linguagem poética / literária – Era uma vez e... é ainda? (12h)
Cores, formas, imagens, texturas (12h)
Sons, movimentos, ritmos (12h)
Objetos, seu conhecimento, relações, organização no tempo e espaço (24h)
O que podemos fazer com as máquinas que inventamos? (12h)
Linguagens da natureza e as linguagens da cultura – Conhecimento do mundo (12h)
Atividades Integradoras - Sarau Infância (12)

Preparação para Projeto Aplicado (36h) keyboard_arrow_down

O trabalho final do curso será o desenvolvimento de um Projeto Aplicado, no qual o aluno poderá abordar questões da sua realidade profissional. Uma disciplina de preparação ocorrerá de forma distribuída ao longo do curso, e o aluno receberá um assessoramento individualizado junto a um professor orientador. O projeto será desenvolvido e finalizado antes do término das aulas, garantindo aplicação do conhecimento em tempo real.

Projeto Aplicado

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?