Pós Graduação Unisinos - Educação Infantil - Presencial - Porto Alegre
Especialização

Educação Infantil

Presencial - Porto Alegre
Presencial - São Leopoldo
Presencial - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Local

Campus São Leopoldo

Dias de aula:

Carga horária

360 horas

Para quê

Como construção histórica e cultural, a infância muda no tempo e no espaço, exigindo sempre novas práticas pedagógicas que respeitem a sua dimensão plural. Entender as crianças na atualidade é um desafio que requer profissionais com bases éticas, políticas e culturais. Na Especialização em Educação Infantil, você é preparado para potencializar as experiências em diversas linguagens e contextos, sempre problematizando os conceitos de infância, cultura e educação, além dos próprios currículos escolares.

Você será qualificado para a gestão, supervisão, orientação e docência em Educação Infantil, incluindo em instituições não escolares que promovam políticas ou práticas relacionadas à infância. Por meio de orientações didático-pedagógicas nacionais e internacionais, com incentivo à pesquisa na área e estudos para o desenvolvimento de novas políticas no âmbito da infância, você será capacitado para problematizar as concepções de infância na pós-modernidade, além de discutir acerca dos novos discursos sobre a mídia, a cultura e as relações com as diversas linguagens presentes e ausentes, tanto na Pedagogia e nos currículos de escolas infantis, quanto em áreas da saúde, nutrição, biologia, serviço social, psicologia, sociologia e arte.

A proposta do curso é apresentar os estudos em três eixos. O primeiro, “Visões Múltiplas da Infância”, reflete sobre os diferentes olhares, problematizações e abordagens a respeito da temática, considerando dimensões psicológicas, históricas, culturais, da arte, da política e sociais. O segundo eixo, “Infância e Escolas”, foca em instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e trata sobre práticas pedagógicas, a partir de diferentes abordagens, além do cotidiano pedagógico de uma escola infantil. O terceiro eixo é o da “Infância e Linguagens”, que aborda diferentes linguagens articuladas com os campos de experiências, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Ao longo do curso você ainda realizará um Projeto Aplicado, caracterizado por uma intervenção em um ambiente educativo. O currículo também conta com uma Atividade Integradora – o SARAU Infância – que reúne os professores e alunos para vivências artísticas e reflexivas sobre a temática da infância.


Para quem

Compreender e lidar com as infâncias não é nem deve ser competência de nenhuma disciplina específica. O curso beneficiará uma ampla gama de profissionais que tenham afinidade e interesse pelo tema, especialmente aqueles formados em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte, além de bacharéis em Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior.


A qualificação profissional pós-curso

Consciente da singularidade de cada criança, você as tratará respeitando seus diferentes contextos. Esse rigor dará seriedade e compromisso ao seu trabalho e à educação, nas suas diversas áreas de abrangência. Você conhecerá as políticas para a infância e os avanços teóricos e práticos na educação para crianças. A sua própria linguagem será ressignificada pelo curso, inclusive levando você a redescobrir dimensões expressivas abandonadas ao longo da vida e que, durante a atuação educativa, voltarão a se mostrar pertinentes.

Coordenação do Curso


Paulo Sérgio Fochi

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: pfochi@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

 A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Eixo - VISÕES MÚLTIPLAS DA INFÂNCIA keyboard_arrow_down

Infância e dimensão Pedagógica (36h)
Infância, representações e Política (24h)
Infância e perspectivas bio-psico-social (24h)
Infância e Arte (24h)

Eixo - INFÂNCIAS E ESCOLAS keyboard_arrow_down

O brincar e o desenvolvimento infantil: criando suportes para a ludicidade (24h)
As crianças e o sentido do brinquedo e do brincar (24h)
Visibilizando as experiências das crianças: documentação pedagógica de percursos (24h)
Trabalhando com projetos na Educação Infantil (12h)

Eixo - INFÂNCIA E LINGUAGENS keyboard_arrow_down

O corpo no tempo e no espaço: dançar, teatralizar (12h)
Traços, letras, palavras, textos (24h)
Linguagem poética / literária – Era uma vez e... é ainda? (12h)
Cores, formas, imagens, texturas (12h)
Sons, movimentos, ritmos (12h)
Objetos, seu conhecimento, relações, organização no tempo e espaço (24h)
O que podemos fazer com as máquinas que inventamos? (12h)
Linguagens da natureza e as linguagens da cultura – Conhecimento do mundo (12h)
Atividades Integradoras - Sarau Infância (12)

Preparação para Projeto Aplicado (36h) keyboard_arrow_down

O trabalho final do curso será o desenvolvimento de um Projeto Aplicado, no qual o aluno poderá abordar questões da sua realidade profissional. Uma disciplina de preparação ocorrerá de forma distribuída ao longo do curso, e o aluno receberá um assessoramento individualizado junto a um professor orientador. O projeto será desenvolvido e finalizado antes do término das aulas, garantindo aplicação do conhecimento em tempo real.

Projeto Aplicado

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Educação Infantil tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Clarice De Campos Bourscheid

Clarice De Campos Bourscheid

Graduada em música e doutora em Educação. É especialista em Pedagogia da arte e mestre em Educação. Clarice tem na música e na voz um elo para uma formação humana, atuando na educação infantil e na formação de professores, bem como com aulas de canto e recitais de música.

Ver currículo Lattes
Queila Almeida Vasconcelos

Queila Almeida Vasconcelos

Pedagoga com habilitação em Educação Infantil. Mestre e Doutoranda em Educação. Fundadora e diretora do Centro de Formação de Professores Ateliê de Educação Infantil: participação e protagonismo das crianças, pelo qual oferece cursos e palestras. Foi professora de Educação Infantil, Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Assessora Pedagógica da Cotidiana Escola de Educação Infantil em Porto Alegre e do Programa A União Faz a Vida da Cooperativa Sicredi.

Ver currículo Lattes
Maria Carmen Silveira Barbosa

Maria Carmen Silveira Barbosa

Graduada em Pedagogia, especialista em Alfabetização em Classes Populares e em Problemas no Desenvolvimento Infantil, mestre em Planejamento em Educação, Doutora e pós-doutora em Educação. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil.

Ver currículo Lattes
Rosane Romanini

Rosane Romanini

Graduada em educação física, especialista em metodologia de educação física, especialista em Psicomotricidade Relacional, Mestre em Educação. Professora de educação física, dança e psicomotricidade da rede municipal de NH. Formadora de professores de educação infantil com a temática da Psicomotricidade Relacional em NH e região. Coordenadora do projeto da OMEP/NH de 10 Brinquedotecas Multiculturais. Participante da elaboração da Lei da semana do brincar de NH e região.

Ver currículo Lattes
Beatriz Sallet

Beatriz Sallet

Doutora e Mestre em Comunicação. Bacharel em Jornalismo. É docente nos cursos de Comunicação, na Unisinos e na especialização em Educação Infantil. Experiência profissional de mais de duas décadas em jornalismo e fotojornalismo, nas funções de repórter, repórter fotográfica, edição de jornais e assessoria de imprensa. Trabalha com fotografia institucional/corporativa, fotografia de gastronomia, de arquitetura, paisagística e fotografia de família.

Ver currículo Lattes
Carla Cristine Wittmann Chamorro

Carla Cristine Wittmann Chamorro

Mestre em Educação, licenciada em Matemática e Ciências Biológicas. Atualmente é docente em cursos de Graduação especialização da Unisinos. Foi coordenadora de área do subprojeto Matemática do PIBID da Unisinos Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de matemática, alfabetização e educação, formação de professores e projetos culturais.

Ver currículo Lattes
Martha Dreyer de Andrade Silva

Martha Dreyer de Andrade Silva

Mestre em Letras. Professora do Curso de Letras, ministrando atividades de leitura e produção de textos e escrita criativa em vários Cursos. Atuou em metodologia e práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Coordena a elaboração e a avaliação de provas de Processos Seletivos da Unisinos.

Ver currículo Lattes
Sabrina Vier

Sabrina Vier

Professora na Educação Básica há 28 anos, atuando com vivências literárias e ensino e aprendizagem de escrita. Professora no Curso de Letras da Unisinos. Professora convidada no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Doutora em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: enunciação, discurso, enunciação e literatura, alfabetização e letramento e ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

Ver currículo Lattes
Rita Jaqueline Morais

Rita Jaqueline Morais

Graduada em Biologia e Especialista em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, atuando com o projeto “Criança e Natureza”. Foi assessora da Educação Infantil/Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Membro atuante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP/NH onde participa do grupo de estudos “Criança e Natureza”.

Ver currículo Lattes
Sariane Da Silva Pecoits

Sariane Da Silva Pecoits

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Mestre e doutoranda em Educação. Professora concursada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Curso Normal, nas disciplinas de Ação Pedagógica e na supervisão de estágios.

Ver currículo Lattes
Paulo Sergio Fochi

Paulo Sergio Fochi

Mestre e Doutor em Educação Especialista em Educação Infantil e em Gestão e Organização de Escola, e Licenciado em Pedagogia. Professor na Unisinos. Membro da Associação Criança e Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three. Coordena o Observatório da Cultura Infantil.

Ver currículo Lattes
Bianca Sordi Stock

Bianca Sordi Stock

Psicóloga Clínica, Educacional e Social Mestre em Psicologia Social Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência

Ver currículo Lattes
Taís Ferreira

Taís Ferreira

Professora de teatro, pesquisadora e atriz. Atualmente docente na Faced/UFRGS, já tendo atuado junto a UFPel, UFSM e UCS. Doutora em Artes Cênicas pelas Università di Bologna e UFBa. Mestre em Educação e Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Trabalha com pedagogia das artes cênicas, formação de professores/as e produção cultural para crianças. Autora de diversos artigos e livros e mãe solo de uma menina de 2 anos.

Ver currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?