Educação Infantil
Período
Local
Campus São Leopoldo
Dias de aula:
Carga horária
360 horas
Para quê
Como construção histórica e cultural, a infância muda no tempo e no espaço, exigindo sempre novas práticas pedagógicas que respeitem a sua dimensão plural. Entender as crianças na atualidade é um desafio que requer profissionais com bases éticas, políticas e culturais. Na Especialização em Educação Infantil, você é preparado para potencializar as experiências em diversas linguagens e contextos, sempre problematizando os conceitos de infância, cultura e educação, além dos próprios currículos escolares.
Você será qualificado para a gestão, supervisão, orientação e docência em Educação Infantil, incluindo em instituições não escolares que promovam políticas ou práticas relacionadas à infância. Por meio de orientações didático-pedagógicas nacionais e internacionais, com incentivo à pesquisa na área e estudos para o desenvolvimento de novas políticas no âmbito da infância, você será capacitado para problematizar as concepções de infância na pós-modernidade, além de discutir acerca dos novos discursos sobre a mídia, a cultura e as relações com as diversas linguagens presentes e ausentes, tanto na Pedagogia e nos currículos de escolas infantis, quanto em áreas da saúde, nutrição, biologia, serviço social, psicologia, sociologia e arte.
A proposta do curso é apresentar os estudos em três eixos. O primeiro, “Visões Múltiplas da Infância”, reflete sobre os diferentes olhares, problematizações e abordagens a respeito da temática, considerando dimensões psicológicas, históricas, culturais, da arte, da política e sociais. O segundo eixo, “Infância e Escolas”, foca em instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e trata sobre práticas pedagógicas, a partir de diferentes abordagens, além do cotidiano pedagógico de uma escola infantil. O terceiro eixo é o da “Infância e Linguagens”, que aborda diferentes linguagens articuladas com os campos de experiências, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Ao longo do curso você ainda realizará um Projeto Aplicado, caracterizado por uma intervenção em um ambiente educativo. O currículo também conta com uma Atividade Integradora – o SARAU Infância – que reúne os professores e alunos para vivências artísticas e reflexivas sobre a temática da infância.
Para quem
Compreender e lidar com as infâncias não é nem deve ser competência de nenhuma disciplina específica. O curso beneficiará uma ampla gama de profissionais que tenham afinidade e interesse pelo tema, especialmente aqueles formados em áreas como Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte, além de bacharéis em Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior.
A qualificação profissional pós-curso
Consciente da singularidade de cada criança, você as tratará respeitando seus diferentes contextos. Esse rigor dará seriedade e compromisso ao seu trabalho e à educação, nas suas diversas áreas de abrangência. Você conhecerá as políticas para a infância e os avanços teóricos e práticos na educação para crianças. A sua própria linguagem será ressignificada pelo curso, inclusive levando você a redescobrir dimensões expressivas abandonadas ao longo da vida e que, durante a atuação educativa, voltarão a se mostrar pertinentes.
Confira também:
Coordenação do Curso

Paulo Sérgio Fochi
E-mail: pfochi@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Eixo - VISÕES MÚLTIPLAS DA INFÂNCIA
Infância, representações e Política (24h)
Infância e perspectivas bio-psico-social (24h)
Infância e Arte (24h)
Eixo - INFÂNCIAS E ESCOLAS
As crianças e o sentido do brinquedo e do brincar (24h)
Visibilizando as experiências das crianças: documentação pedagógica de percursos (24h)
Trabalhando com projetos na Educação Infantil (12h)
Eixo - INFÂNCIA E LINGUAGENS
Traços, letras, palavras, textos (24h)
Linguagem poética / literária – Era uma vez e... é ainda? (12h)
Cores, formas, imagens, texturas (12h)
Sons, movimentos, ritmos (12h)
Objetos, seu conhecimento, relações, organização no tempo e espaço (24h)
O que podemos fazer com as máquinas que inventamos? (12h)
Linguagens da natureza e as linguagens da cultura – Conhecimento do mundo (12h)
Atividades Integradoras - Sarau Infância (12)
Preparação para Projeto Aplicado (36h)
Projeto Aplicado
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Educação Infantil tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Clarice De Campos Bourscheid
Graduada em música e doutora em Educação. É especialista em Pedagogia da arte e mestre em Educação. Clarice tem na música e na voz um elo para uma formação humana, atuando na educação infantil e na formação de professores, bem como com aulas de canto e recitais de música.
Ver currículo Lattes
Queila Almeida Vasconcelos
Pedagoga com habilitação em Educação Infantil. Mestre e Doutoranda em Educação. Fundadora e diretora do Centro de Formação de Professores Ateliê de Educação Infantil: participação e protagonismo das crianças, pelo qual oferece cursos e palestras. Foi professora de Educação Infantil, Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Assessora Pedagógica da Cotidiana Escola de Educação Infantil em Porto Alegre e do Programa A União Faz a Vida da Cooperativa Sicredi.
Ver currículo Lattes
Maria Carmen Silveira Barbosa
Graduada em Pedagogia, especialista em Alfabetização em Classes Populares e em Problemas no Desenvolvimento Infantil, mestre em Planejamento em Educação, Doutora e pós-doutora em Educação. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil.
Ver currículo Lattes
Rosane Romanini
Graduada em educação física, especialista em metodologia de educação física, especialista em Psicomotricidade Relacional, Mestre em Educação. Professora de educação física, dança e psicomotricidade da rede municipal de NH. Formadora de professores de educação infantil com a temática da Psicomotricidade Relacional em NH e região. Coordenadora do projeto da OMEP/NH de 10 Brinquedotecas Multiculturais. Participante da elaboração da Lei da semana do brincar de NH e região.
Ver currículo Lattes
Beatriz Sallet
Doutora e Mestre em Comunicação. Bacharel em Jornalismo. É docente nos cursos de Comunicação, na Unisinos e na especialização em Educação Infantil. Experiência profissional de mais de duas décadas em jornalismo e fotojornalismo, nas funções de repórter, repórter fotográfica, edição de jornais e assessoria de imprensa. Trabalha com fotografia institucional/corporativa, fotografia de gastronomia, de arquitetura, paisagística e fotografia de família.
Ver currículo Lattes
Carla Cristine Wittmann Chamorro
Mestre em Educação, licenciada em Matemática e Ciências Biológicas. Atualmente é docente em cursos de Graduação especialização da Unisinos. Foi coordenadora de área do subprojeto Matemática do PIBID da Unisinos Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de matemática, alfabetização e educação, formação de professores e projetos culturais.
Ver currículo Lattes
Martha Dreyer de Andrade Silva
Mestre em Letras. Professora do Curso de Letras, ministrando atividades de leitura e produção de textos e escrita criativa em vários Cursos. Atuou em metodologia e práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Coordena a elaboração e a avaliação de provas de Processos Seletivos da Unisinos.
Ver currículo Lattes
Sabrina Vier
Professora na Educação Básica há 28 anos, atuando com vivências literárias e ensino e aprendizagem de escrita. Professora no Curso de Letras da Unisinos. Professora convidada no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Doutora em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente com os seguintes temas: enunciação, discurso, enunciação e literatura, alfabetização e letramento e ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Ver currículo Lattes
Rita Jaqueline Morais
Graduada em Biologia e Especialista em Educação Infantil. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS, atuando com o projeto Criança e Natureza. Foi assessora da Educação Infantil/Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Membro atuante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar OMEP/NH onde participa do grupo de estudos Criança e Natureza.
Ver currículo Lattes
Sariane Da Silva Pecoits
Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Mestre e doutoranda em Educação. Professora concursada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no Curso Normal, nas disciplinas de Ação Pedagógica e na supervisão de estágios.
Ver currículo Lattes
Paulo Sergio Fochi
Mestre e Doutor em Educação Especialista em Educação Infantil e em Gestão e Organização de Escola, e Licenciado em Pedagogia. Professor na Unisinos. Membro da Associação Criança e Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three. Coordena o Observatório da Cultura Infantil.
Ver currículo Lattes
Bianca Sordi Stock
Psicóloga Clínica, Educacional e Social Mestre em Psicologia Social Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência
Ver currículo Lattes
Taís Ferreira
Professora de teatro, pesquisadora e atriz. Atualmente docente na Faced/UFRGS, já tendo atuado junto a UFPel, UFSM e UCS. Doutora em Artes Cênicas pelas Università di Bologna e UFBa. Mestre em Educação e Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Trabalha com pedagogia das artes cênicas, formação de professores/as e produção cultural para crianças. Autora de diversos artigos e livros e mãe solo de uma menina de 2 anos.
Ver currículo Lattes