Digital Trends: plataformas, dados e consumo nas redes
Local
Remoto
Dias de aula
Quinzenalmente.
Carga horária
360 horas.
Horários de aula
Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Pra quê
A presente proposta intitulada “Digital Trends” tem a ambição de reunir as principais tendências do conhecimento sobre plataformização, dados e consumo nas redes, tomando os processos de geração e análise de dados e inteligência artificial como parte significativa da identificação de tendências e construção de estratégias de atuação no campo da produção e circulação de conteúdos por marcas, empresas e organizações. O curso articula conceitos e questões teóricas que fundamentam a formação para a elaboração de projetos e planejamentos estratégicos de comunicação em plataformas e redes digitais. Estão previstas, além dos diferenciais estabelecidos nas ementas das disciplinas e no perfil do egresso, três possibilidades de certificação, que podem ser realizadas de forma independente ou complementar.
Para quem
Profissionais com curso superior em Comunicação, Design, Marketing, Moda, Administração de Empresas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Fotografia, Educação, gestores de marca, empreendedores e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que desejam evoluir na geração da inovação para a comunicação digital de suas áreas de trabalho.
A qualificação profissional pós-curso
- Demonstrar capacidade de compreender e relacionar entre si conceitos relativos à plataformização, dados, redes digitais.
- Demonstrar capacidade de relacionar os tópicos socioculturais relativos aos processos de plataformização e redes digitais com seu contexto de atividade profissional/cidadã.
- Capacidade de compreender as características estruturantes das diferentes tendências no campo da plataformização, dados e redes digitais.
- Demonstrar capacidade de desenvolver projeto aplicado experimental utilizando tendências identificadas nos estudos realizados ao longo do curso.
- Apresentar visão crítica e ética sobre os tópicos estudados e casos analisados.
- Apresentar habilidade interpessoal nas atividades desenvolvidas em grupos e equipes
Confira também:
Coordenação do Curso

Maria Clara Jobst De Aquino
E-mail: jaquino@unisinos.br

Gustavo Daudt Fischer
E-mail: gfischer@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Plataformas e redes digitais (32h)
Big Data e Inteligência Artificial (32h)
Data Analytics e Data Science (32h)
Governança de Dados e Segurança da Informação (24h)
Consumo e influência nas plataformas e redes digitais (24h)
Inovação em marketing digital (24h)
Tendências de consumo em plataformas e redes digitais (24h)
Inovação social para projetos em plataformas digitais (24h)
Educação midiática nas plataformas (24h)
Diversidade e ESG (24h)
Negócios e empreendedorismo digital (24h)
Gestão de crise e relacionamento (24h)
Produção audiovisual para plataformas (24h)
Design e experiência do usuário (UX) (24h)
Projeto Aplicado
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno do Digital Trends: plataformas, dados e consumo nas redes tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Aline Callegaro de Paula Bueno
Aline Bueno é formada pela PUCRS em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Possui mestrado em Design Estratégico pela Unisinos, Especialização em Economia da Cultura pela UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RS. Tem experiência profissional no desenvolvimento de projetos para organizações como a Casa da Cultura Digital POA, PortoAlegre.cc, Box1824, Raiz Urbana, entre outras. Como empreendedora, atuou na área da Moda, do Design Gráfico e das Artes Visuais. É sócia-fundadora da Associação Cultural Vila Flores, em Porto Alegre. Atualmente, é professora na Unisinos em disciplinas que abordam transdisciplinaridade, pensamento complexo, inovação socioambiental e processos projetuais colaborativos. Também na Unisinos, atua com Extensão Universitária alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Caroline Govari Nunes
Professora assistente da Escola da Indústria Criativa da Unisinos (Brasil). Possui mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, com estágio doutoral na McGill University (Canadá), e bacharelado em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É integrante do Laboratório de Pesquisa CULTPOP Cultura Pop, Comunicação e Tecnologia, colaboradora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), da Universidade do Algarve (PT), e atua no jornalismo musical no The Backstage Blog.

Cybeli Almeida Moraes
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2012e 2007). Graduada em Jornalismo (UNISINOS 2004). Coordena a Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM), na mesma instituição. É professora nos cursos de Graduação da Escola da Indústria Criativa, UNISINOS. Integra, desde 2008, o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura - Comunicação Memória e Design. Atuou como assessora de imprensa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, onde editou a Revista do MARGS (Porto Alegre) e como assessora e consultora de comunicação do projeto Fronteiras do Pensamento, edição Porto Alegre. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Assessoria de Imprensa. Principais áreas de interesse: arte, fotografia, jornalismo cultural, semiótica, redes sociais na comunicação corporativa e gestão cultural aplicada a Comunicação.

Eloy Santos Vieira
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e estágio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) com tese sobre a relação entre memes e telenovelas. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias (Cultpop). Mestre em Cultura, Economia e Políticas da Comunicação (2016) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFS (2013). Atualmente é Supervisor de Business Intelligence na BETC-Havas e já atuou como professor convidado na especialização em Redes Sociais e Cultura Digital na Unisinos (2018) e na Pós-Graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos na USP (2021). Ex-editor convidado da Revista Fronteiras.

Fabricio Barili
Graduado em Comunicação Digital pela Unisinos (2020). Mestre em ciências da comunicação pela Unisinos (2022). Coordenador de CRM na PmWeb. Membro pesquisador do Digilabour e interessado em temas como Plataformas digitais, plataformização das relações, vigilância, privacidade e monitoramento digital.

Francine da Silveira Malessa
Empreendedora social, sócia-fundadora da startup Diversidade Conecta e da Alteritat Diversidade, consultoria voltada a auxiliar organizações a inovarem através da diversidade. Mestra em Comunicação (UNISINOS) como bolsista Capes e pós-graduada em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (UNISE). Ministrante do curso de extensão da Unisinos LAB "Introdução à Diversidade e Inclusificação" e especialista do curso "Diversidade e Inclusão" da plataforma ROK'S.

Luciana Kramer da Silva
Professora da Escola da Indústria Criativa (Unisinos), integrante dos cursos de Jornalismo e de Realização Audiovisual da Universidade. Mestre em Ciências Sociais (PUC-RS) e doutora em Informática na Educação (PGIE-UFRGS). Seus temas de estudo aliam comunicação (audiovisual e também jornalismo), processos de aprendizagem, processos de subjetivação, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) . Tem graduação em Jornalismo (UFRGS) tenho experiência de 14 anos no campo do jornalismo profissional (RBS TV/Globo) com ênfase no jornalismo televisivo e na investigação de temas sociais ligados à educação e violência envolvendo especialmente crianças e adolescentes.

Luisa Mariele Strauss
Além da docência, atuei também na gestão da Unisinos, sempre em temas vinculados a métricas de desempenho, Business Intelligence, planejamento estratégico, Avaliação Institucional e indicadores externos. Trabalhei na construção de simulações, painéis de controle, diagnósticos e relatórios de gestão. O tema análise de dados e informações sempre esteve presente e, atualmente, pesquiso na área de Big Data, Analytics e Ciência de Dados.

Marina Gaspareto
É professora de administração, com afinidade às temáticas de negócios, inovação, estratégia e empreendedorismo digital. Em experiências passadas, atuou como professora nas Instituições de Ensino Superior PUCRS e FADERGS. Sócia-fundadora, e, atualmente, líder de projetos na consultoria de empresas Bravaro. Realiza Doutorado em Administração na UNISINOS, com vivência internacional de PhD Visiting na Universidade CaFoscari, em Veneza, Itália. Mestre em Administração na linha de pesquisa de Estratégia pela PUCRS e Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS; Graduada em administração pela ESPM, sendo reconhecida como Destaque Acadêmico e Laureada pelo seu desempenho acadêmico. Seu TCC, "Centro Musical: a viabilidade econômica do negócio" recebeu o Prêmio Nacional Francisco Gracioso de Excelência Acadêmica em Administração.

Melissa Streck
Doutora em Comunicação Social, com pesquisa voltada para UX 60+. Atua como Product Designer Senior na Dell Tecnologias, sendo responsável pela condução de pesquisas com usuário, prototipagem e evangelização de boas práticas de UX Design para elaboração de produtos digitais. É professora convidada da Unisinos em cursos de MBA (Design Doing e Métodos Ágeis) e Design de Serviços e Interação) e extensão (Dell Academy. Pós doc em andamento pelo PPGCOM/PUCRS, dando continuidade à pesquisa do doutorado. Formações anteriores: mestrado em Design (UFRGS), especialização em Design de Produtos (ULBRA), bacharelado em Publicidade e Propaganda. Atuações profissionais anteriores: Tecnopuc Crialab (atuação com HP), Ubilab (conduzindo pesquisas para Globo.com), SAP, Terra Networks e agências de publicidade (Paim, e21, m+a).

Rodrigo Rocha Gutterres
Mestre em Filosofia. Desde 1992 possui experiência em cargos de gestão nas áreas de marketing, vendas e consultoria em empresas como Intelig Telecom, TIM , Unisinos e Linx Commerce. Atualmente é docente Curso de Gestão Comercial e no Bacharelado em Administração e dos programas de pós-graduação da Unisinos, nas áreas de marketing, vendas, comportamento organizacional e gestão de empresas inovadoras. Atuo também como professor convidado da pós-graduação da Faculdade Senac e Faculdade da Serra Gaúcha, nas áreas de comunicação, marketing digital e mídias sociais.

Taís Flores da Motta
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2020 e 2011). Graduada em Relações Públicas - UNISINOS (2003) e possui Especialização em Cooperativismo - UNISINOS (2009). Atualmente é coordenadora dos Cursos de Relações Públicas (Presencial e Ead) e do Tecnológico em Eventos Multiplataforma da UNISINOS. É professora nos cursos de graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É orientadora no programa de relacionamento com as Escolas do Ensino Médio da UNISINOS - Conecta. Integra, desde 2010, o Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (Processos comunicacionais: Epistemologia, midiatização, mediações e recepção). Principais áreas de interesse: comunicação, relações públicas, propaganda institucional, cooperativismo, metodologia de pesquisa. Mais de 20 anos de experiência na área de Relações Públicas, atuando principalmente com estratégias de relacionamento e eventos.

Taís Seibt
Jornalista, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional - DataJor (CNPq/IDP) e integra o Instituto de Cultura Digital da Unisinos. É gerente de Educação na agência de dados ?Fiquem Sabendo e criadora da ?Afonte Jornalismo de Dados?. Com mais de 15 anos de experiência profissional, já colaborou com veículos como Zero Hora, O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept, Agência Pública, Yahoo Notícias, ((o))eco e outros, tendo recebido prêmios de jornalismo nacionais e internacionais. Sua tese de doutorado Jornalismo de verificação: a prática de fact-checking no Brasil recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.