Design de Serviços e de Interação
Dias de aula
Semanalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Aulas presenciais em dois sábados consecutivos mensais. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
A Especialização em Design de Serviço e de Interação o aproxima de compreensões sociais da contemporaneidade da comunicação e tecnologia, observando as possibilidades que podem ser aplicadas nas práticas de projeto.
Você construirá uma compreensão humanística-social para desenvolver autonomia observatória e crítica, analisando a sociedade e seus comportamentos contemporâneos. O Curso oferece um conhecimento único sobre o design estratégico e sua lógica de inovação, demonstrando os processos criativos de projeto que levam ao design de interação e suas possibilidades de alcance.
Por fim, a Especialização promove uma capacitação cognitiva dedicada à relação das áreas envolvidas, pensando na resolução de problemas complexos.
Para quem
Designers, arquitetos, profissionais de comunicação, tecnologia da informação e demais áreas com interesse no setor e que desejam ampliar e atualizar sua capacidade de atuação no mercado.
A qualificação profissional pós-curso
Você saberá reconhecer as metodologias e técnicas de design de serviços e de interação para explorar os contextos de uso e as possibilidades projetuais, desenvolvendo soluções em diferentes tipos de serviço.
A Especialização também proporciona ao profissional a oportunidade de mediar e articular projetos de design que visam a interação entre o prestador e o cliente, em contextos de serviço que abrangem diversas áreas do mercado.
Confira também:
Coordenação do Curso
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:
Design de Interação e Experiência do Usuário - 16h
Metodologias ágeis - 16h
Laboratório de Interação - 16h
Design de Interfaces (UI) – Desenvolvimento, Prototipação e Testes - 20h
Pesquisa em Design de Interação - 20h
Psicologia em Design de Interação - 20h
Tech Design (Design Computacional e Conversacional) - 20h
Design Sprint - 20h
Projetos em Design de Interação - 16h
Seminário B: Projetos em Design de Interação - 16h
Design de serviços: fundamentos e práticas - 20h
Design centrado no usuário e no humano - 16h
Laboratório de serviços - 16h
Métodos de Pesquisa em Design de Serviços - 20h
Prototipação em serviços - 16h
Design para experiência e emoção - 20h
Lean Startup - 20h
Sistema Produto-Serviço - 20h
Projetos em Design de Serviços - 16h
Seminário A: Projetos em Design de Serviços - 16h
INVESTIMENTO
Valores referentes ao ano de 2024 primeiro semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.
Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.
Egressos Unisinos
Nº de Parcelas | Valor Mensal (R$) | Desconto % | Valor Mensal com desconto (R$) |
6 | R$ 1.940,70 | 20% | R$ 1.552,56 |
12 | R$ 1.029,60 | 20% | R$ 823,68 |
18 | R$ 709,20 | 15% | R$ 602,82 |
24 | R$ 549,00 | 15% | R$ 466,65 |
30 | - | - | - |
36 | - | - | - |
Participantes em Geral
Nº de Parcelas | Valor Mensal (R$) | Desconto % | Valor Mensal com desconto (R$) |
|
6 | R$ 2.156,33 | 20% | R$ 1.725,07 | |
12 | R$ 1.144,00 | 20% | R$ 915,20 | |
18 | R$ 788,00 | 15% | R$ 669,80 | |
24 | R$ 610,00 | 15% | R$ 518,50 | |
30 | - | - | - | |
36 | - | - | - |
Orientações financeiras
PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vvence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.
PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.
A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.
DESCONTO:
não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.
ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Design de Serviços e de Interação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Fabricio Farias Tarouco
Pós-doutorado (CNPq) em Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento na Universidade Complutense de Madri (ESPANHA). Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico (UNISINOS). Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informativos na Universidade de Zaragoza (ESPANHA). É Graduado em Design Gráfico (UFPEL) e em Análise de Sistemas (UCPEL) e Especialista em Informática na Educação (UCPEL). Na UNISINOS, atua como Coordenador e Professor do Bacharelado em Design e como Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Design, além de dar aulas em diversos cursos de Especialização. Possui experiência nas áreas de Design Estratégico, Cidades Criativas, Smart Cities, Turismo, Experiências Urbanas e Posicionamento Territorial.
Filipe Campelo Xavier Da Costa
Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.
Guilherme Caon
Publicitário e mestre em Comunicação, atua na Unisinos e no mercado com estratégia de branding, linguagem visual, criatividade, e com. digital. é consultor nesses assuntos para diversas marcas.
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Possui Pós-Doutorado, Doutorado em Design, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Especialização em Ensino de Artes Visuais e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto. Ã professor e pesquisador do PPG em Design da Unisinos, lecionando e orientando em todos os níveis acadêmicos. Tem desenvolvido pesquisas sobre a relação entre o design estratégico e o Antropoceno, sobre o papel da prototipagem na construção de conhecimento em design estratégico ambos a partir da perspectiva sociotécnica dos Estudos da Ciência e Tecnologia.
Hiparcio Rafael Stoffel
DASSM, PMO-CP é Doutor em Design, Mestre em Indústria Criativa e graduado em Administração de Empresas, atua como Diretor-geral no Escritório de Desenvolvimento de Projetos- EDP no Governo do RS. Atuou por mais de 20 anos como consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão Estratégica, Gestão por Processos e Modelos de Gestão. Como voluntário no Capítulo do Rio Grande do Sul do PMI exerce o papel de Diretor Projetos Públicos. É certificado Especialista III pela FNQ, Instrutor Internacional do programa Managing Innovation pela Barnes & Conti (USA), Certified Management Consultant- CMC pelo Instituto Brasileiro de Consultores de Organização-IBCO e The International Council of Management Consulting Institutes-ICMCI, HCMBOK 3G Practitioner, HCMP 3G Expert Professional e HCMBOK to Agile certificado pelo Human Chance Management Institute- HUCMI e Professional Agile Coach Certified- PACC pela Agile Institute Brazil. Atua como professor de programas de pós-graduação nas áreas de gestão estratégica, gestão da inovação e gestão de projetos. Como consultor liderou projetos em empresas privadas, instituições públicas e ONG, tendo atuado em vários setores produtivos, como: Alimentação, transporte, saneamento básico, energia, automobilístico, serviços financeiros, saúde assistencial, administração pública, dentre outros. É co-autor de inúmeros trabalhos, como p.ex. Guia Gestão da inovação (CNI, 2010), Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (PGQP, 2011), Autoavaliação, um caminho para a excelência, (Qualitymark, 1994), dentre outros. linkedin.com/in/hiparcio
Melissa Streck
Doutora em Comunicação Social, com pesquisa voltada para UX 60+. Atua como Product Designer Senior na Dell Tecnologias, sendo responsável pela condução de pesquisas com usuário, prototipagem e evangelização de boas práticas de UX Design para elaboração de produtos digitais. É professora convidada da Unisinos em cursos de MBA (Design Doing e Métodos Ágeis) e Design de Serviços e Interação) e extensão (Dell Academy. Pós doc em andamento pelo PPGCOM/PUCRS, dando continuidade à pesquisa do doutorado. Formações anteriores: mestrado em Design (UFRGS), especialização em Design de Produtos (ULBRA), bacharelado em Publicidade e Propaganda. Atuações profissionais anteriores: Tecnopuc Crialab (atuação com HP), Ubilab (conduzindo pesquisas para Globo.com), SAP, Terra Networks e agências de publicidade (Paim, e21, m+a).
Paula Cristina Visoná
Professora universitária e coordenadora de cursos de pós graduação lato senso em design. Consultora de empresas nas áreas de estratégias de inovação aberta, co design, cenários de futuros, macrotendências sociais e tendências comportamentais. Pós doutora em comunicação social e design, doutora em comunicação social, mestre em design estratégico e graduada em moda. Pesquisadora de coletivos, hubs, ecossistemas criativos e suas implicações na geração de cenários de futuros em contextos urbanos. Entusiasta e pesquisadora da Economia Criativa. Palestrante e facilitadora de oficinas e workshops em diferentes localidades, organizações e instituições. Professora convidada da Universidad Veritas, em San José (Costa Rica), como ministrante do Seminário Internacional Coolhuntig. Co fundadora da Start Up RadarASG (radarasg.com), focada em diagnóstico sobre maturidade organizacional no que tange aos âmbitos do ESG, Cultura e Futuros.
Paulo Henrique da Rocha Bittencourt
Consultor de empresas nas áreas de design e comunicação, com ênfase em processos de inovação social e cultural. Doutor em Design pela UNISINOS e especialista em International Corporate Communication pela Syracuse University/Aberje.