Pós Graduação Unisinos - Design de Serviços e de Interação - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Design de Serviços e de Interação

Híbrido - Porto Alegre
Híbrido - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Início: 15/03/2021
Término: 17/12/2021

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Aulas online semanais e encontros presenciais mensais.

Carga horária

360 horas

Para quê

A Especialização em Design de Serviço e de Interação o aproxima de compreensões sociais da contemporaneidade da comunicação e tecnologia, observando as possibilidades que podem ser aplicadas nas práticas de projeto.

Você construirá uma compreensão humanística-social para desenvolver autonomia observatória e crítica, analisando a sociedade e seus comportamentos contemporâneos. O Curso oferece um conhecimento único sobre o design estratégico e sua lógica de inovação, demonstrando os processos criativos de projeto que levam ao design de interação e suas possibilidades de alcance.

Por fim, a Especialização promove uma capacitação cognitiva dedicada à relação das áreas envolvidas, pensando na resolução de problemas complexos.


Para quem

Designers, arquitetos, profissionais de comunicação, tecnologia da informação e demais áreas com interesse no setor e que desejam ampliar e atualizar sua capacidade de atuação no mercado.


A qualificação profissional pós-curso

Você saberá reconhecer as metodologias e técnicas de design de serviços e de interação para explorar os contextos de uso e as possibilidades projetuais, desenvolvendo soluções em diferentes tipos de serviço.

A Especialização também proporciona ao profissional a oportunidade de mediar e articular projetos de design que visam a interação entre o prestador e o cliente, em contextos de serviço que abrangem diversas áreas do mercado.

Coordenação do Curso


Melissa Merino Lesnovski

Doutora em Computação.

E-mail: melissal@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

Este curso é composto por atividades presenciais e a distância. Cada disciplina possui uma carga horária pré-definida nessas modalidades, somando 360h de atividades curriculares obrigatórias. Parte da bibliografia do curso será em inglês.

 

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Design de Interação e Experiência do Usuário - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo e reflexões sobre as tecnologias digitais e como elas vêm transformando a maneira com que nós interagimos com todas as coisas. Apresentação da visão prática do desenvolvimento de artefatos digitais e interação a partir do emprego de metodologias orientadas pelo design.

Metodologias ágeis - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos Métodos Ágeis, Scrum, Manifesto Ágil e Kanban. Análise da aplicação dessas metodologias em contextos reais de trabalho.

Laboratório de Interação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo e vivências com processos de co-design de projetos de interação. Construção de senso crítico e prático em projetos de interação de múltiplas plataformas.

Design de Interfaces (UI) – Desenvolvimento, Prototipação e Testes - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Realização de atividades práticas sobre os processos de desenvolvimento de artefatos digitais que possam garantir que as interfaces tenham elementos fáceis de acessar e simples de entender e usar. Experimentação do processo de construção de artefatos digitais através de modelos e ferramentas de prototipação, testes e de construção da real experiência do design de interação.

Pesquisa em Design de Interação - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Reflexão crítica sobre as práticas de pesquisa e projeto de Design de Interação. Para tanto, concentra-se nas dinâmicas de projeto em grupos interdisciplinares e na relação que estabelecem com outros atores na situação de projeto.

Psicologia em Design de Interação - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo das relações entre Psicologia, projetos de Design, experiência e interação. Uso de conceitos da Psicologia Comportamental e Cognitiva no desenvolvimento de artefatos.

Tech Design (Design Computacional e Conversacional) - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudos acerca dos processos do design na era dos algoritmos e no desenvolvimento de artefatos digitais e de suas interfaces de interação. Reflexão sobre as novas disciplinas do design digital, como o design conversacional e o design computacional, que transformam e redefinem os modelos já dominados de interação.

Design Sprint - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação do Design Sprint - um processo desenvolvido pela Google Ventures para responder a perguntas críticas de negócios por meio de design, prototipagem e teste de ideias com os clientes. Compreensão do sprint como processo que propicia avançar rapidamente para o futuro e ver o produto final e as reações do cliente através do mapeamento do problema, esboço de soluções, prototipação e teste com usuário final. Planejamento e condução de sprints de design.

Projetos em Design de Interação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Neste sentido, a disciplina busca o desenvolvimento de um projeto de Design de Interação aplicado a uma organização, que pode ser realizado individualmente ou em grupo, a partir das metodologias apresentadas até o momento do Curso.

Seminário B: Projetos em Design de Interação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área do Curso, estabelecendo sólida relação entre teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Neste seminário, os problemas diagnosticados e os projetos de Design de Interação construídos nas disciplinas online, serão avaliados e discutidos pelo grupo de docentes, representantes das organizações envolvidas, discentes e convidados.

Design de serviços: fundamentos e práticas - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Compreensão do conceito de design de serviços e de suas aplicações nas organizações. Avaliação de boas práticas. Experimentação de ferramentas de design em projetos aplicados.

Design centrado no usuário e no humano - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Apresentação e desenvolvimento do pensamento crítico acerca do processo de design e de suas abordagens – no específico no que concerne o conceito de usuário, o objeto da prática projetual, assim como seu escopo. Apresentação das evoluções históricas do processo de design até hoje, seus desdobramentos e os princípios, técnicas e ferramentas que caracterizam duas abordagens principais: o design centrado no usuário (UCD) e design centrado no humano (HCD). Datas dos encontros: 12/09/2020 (sáb) e 13/09/2020 (dom)

Laboratório de serviços - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos processos de criação a partir da perspectiva de Design de Serviços. Exercitação projetiva a partir das lógicas e metodologia do Design de Serviços. Datas dos encontros: 24/10/2020 (sáb) e 25/10/2020 (dom)

Métodos de Pesquisa em Design de Serviços - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação de métodos de pesquisa em Design de Serviço e seu papel no desenvolvimento de projetos nessa área. Exploração de possibilidades de uso e técnicas aplicadas ao Design de Serviços, especialmente de pesquisa qualitativa. Reflexão sobre a pesquisa aplicada à experiência.

Prototipação em serviços - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Discussão sobre as diversas compreensões acerca das práticas de prototipação, inclinando-as ao tema do Design de Serviços. Reflexão apoiada nas teorias de prototipagem e Design de Serviço pelo viés da prática. Datas dos encontros: 29/08/2020 (sáb) e 30/08/2020 (dom)

Design para experiência e emoção - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online Discussão do processo de construção da experiência do usuário com os artefatos de Design. Reflexão sobre o papel da experiência emocional na interação com produtos e serviços. Construção de diretrizes projetuais orientadas pela experiência.

Lean Startup - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Apresentação da evolução do desenvolvimento de produtos e serviços. Conceituação da Filosofia Lean, MVP, Customer Development e Engenharia Ágil. Operacionalização do Canvas de Modelo de Negócios.

Sistema Produto-Serviço - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Abordagem do desenvolvimento de sistemas-produto, levando em conta as dimensões tangíveis e intangíveis de projetação em interfaces relacionadas: produto, serviço, comunicação e experiência.

Projetos em Design de Serviços - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas.Neste sentido, a disciplina busca o desenvolvimento de um projeto de Design de Serviço aplicado a uma organização, que pode ser realizado individualmente ou em grupo a partir das metodologias apresentadas até o momento do Curso.

Seminário A: Projetos em Design de Serviços - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: O objetivo da disciplina é criar um ambiente para o compartilhamento de soluções para problemas correlatos à área do Curso, estabelecendo sólida a relação teoria e prática. Para tanto, é organizado um seminário, com a participação de alunos, professores do Curso e, em algumas oportunidades, de profissionais do mercado. Neste seminário, os problemas diagnosticados e os projetos de Design de Serviços construídos na disciplina online serão avaliados e discutidos pelo grupo de docentes, representantes das organizações envolvidas, discentes e convidados. Datas dos encontros: 21/11/2020 (sáb) e 22/11/2020 (dom)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

"Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 31/01/2021."

Alunos e Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.797,00 R$ 1.437,60
12 R$ 898,50 R$ 718,80
18 R$ 630,00 R$ 504,00
24 R$ 480,60 R$ 384,48
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.996,67 R$ 1.597,33
12 R$ 998,33 R$ 798,67
18 R$ 700,00 R$ 560,00
24 R$ 534,00 R$ 427,20
30 - -
36 - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Design de Serviços e de Interação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Celso Carnos Scaletsky

Celso Carnos Scaletsky

Realizou seu doutorado em Sciences de l'architecture no Institut National Polytechnique de Lorraine. Suas pesquisas estão relacionadas ao desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de design. Ele fez parte do grupo que criou a Escola de Design Unisinos em parceria com o Politécnico de Milão. É professor de cursos de Graduação, Especialização e PPG em Design da Unisinos. Realizou seu Pós Doutorado no Institute of Design of the Illinois Institute of Technology, Chicago.

Ver currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Professor e pesquisador das áreas de Design, Marketing e Consumo, com experiencia em projetos de pesquisa de mercado, tendências de consumo, experiencia do usuário e design de serviços.

Ver currículo Lattes
Fabricio Farias Tarouco

Fabricio Farias Tarouco

Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico. Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informátivos na Universidad de Zaragoza. Graduado em Design Gráfico e em Análise de Sistemas. Coordenador da graduação em Design, professor e pesquisador no PPG Design e no Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos.

Ver currículo Lattes
Guilherme Caon

Guilherme Caon

Publicitário e mestre em Comunicação, atua na Unisinos e no mercado com estratégia de branding, linguagem visual, criatividade, e com. digital. É consultor nesses assuntos para diversas marcas.

Ver currículo Lattes
MELISSA STRECK

MELISSA STRECK

Designer com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação na área de Experiência do Usuário. Doutora em Comunicação Social, Mestra em Design, especialista em Design de Produtos e bacharel em Publicidade e Propaganda. Atuou em agências de publicidade e multinacionais de comunicação (Terra Networks) e Tecnologia (SAP). Atualmente atua como consultora e pesquisadora autônoma. Ministrante de cursos de extensão, workshops e disciplinas relacionadas à experiência do usuário de pós graduação em diferentes instituições.

Ver currículo Lattes
Guilherme Englert Corrêa Meyer

Guilherme Englert Corrêa Meyer

Possui Pós-Doutorado, Doutorado em Design, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Especialização em Ensino de Artes Visuais e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto. É professor e pesquisador do PPG em Design da Unisinos, lecionando e orientando em todos os níveis acadêmicos. Tem desenvolvido pesquisas sobre a relação entre o design estratégico e o Antropoceno, sobre o papel da prototipagem na construção de conhecimento em design estratégico ambos a partir da perspectiva sociotécnica dos Estudos da Ciência e Tecnologia.

Ver currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER