Pós Graduação Unisinos - Design de Serviços e de Interação - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Design de Serviços e de Interação

Ead (Híbrido) - Porto Alegre

Dias de aula

Semanalmente

Carga horária

360 horas

Horários de aula

Aulas ao vivo semanais ou quinzenais, predominantemente em segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 21h. Aulas presenciais em dois sábados consecutivos mensais. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.

Para quê

A Especialização em Design de Serviço e de Interação o aproxima de compreensões sociais da contemporaneidade da comunicação e tecnologia, observando as possibilidades que podem ser aplicadas nas práticas de projeto.

Você construirá uma compreensão humanística-social para desenvolver autonomia observatória e crítica, analisando a sociedade e seus comportamentos contemporâneos. O Curso oferece um conhecimento único sobre o design estratégico e sua lógica de inovação, demonstrando os processos criativos de projeto que levam ao design de interação e suas possibilidades de alcance.

Por fim, a Especialização promove uma capacitação cognitiva dedicada à relação das áreas envolvidas, pensando na resolução de problemas complexos.


Para quem

Designers, arquitetos, profissionais de comunicação, tecnologia da informação e demais áreas com interesse no setor e que desejam ampliar e atualizar sua capacidade de atuação no mercado.


A qualificação profissional pós-curso

Você saberá reconhecer as metodologias e técnicas de design de serviços e de interação para explorar os contextos de uso e as possibilidades projetuais, desenvolvendo soluções em diferentes tipos de serviço.

A Especialização também proporciona ao profissional a oportunidade de mediar e articular projetos de design que visam a interação entre o prestador e o cliente, em contextos de serviço que abrangem diversas áreas do mercado.

Coordenação do Curso


Paula Cristina Visoná

Doutora em Comunicação Social

E-mail: pvisona@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura do curso está organizada em dois módulos semestrais e independentes. Isso possibilita ingressar tanto no início como no meio do ano letivo e concluir o curso em 12 meses. Integram o currículo desta especialização as seguintes disciplinas:

 

Design de Interação e Experiência do Usuário - 16h keyboard_arrow_down

Essa atividade apresenta estudos e reflexões sobre as tecnologias digitais e como elas vêm transformando a maneira com que nós interagimos com todas as coisas, sendo essa viabilizada por meio da prática do desenvolvimento de artefatos digitais e interação.

Metodologias ágeis - 16h keyboard_arrow_down

A atividade tem um caráter prático, a partir da utilização Métodos Ágeis para o desenvolvimento de projetos de serviços para ambientes físicos e digitais.

Laboratório de Interação - 16h keyboard_arrow_down

Estudos e experiências vivenciais com processos de co-design de projetos de interação em múltiplas plataformas.

Design de Interfaces (UI) – Desenvolvimento, Prototipação e Testes - 20h keyboard_arrow_down

Essa atividade apresenta estudos e experimentações práticas sobre os processos de desenvolvimento de artefatos digitais que possam garantir que as interfaces tenham elementos fáceis de acessar e simples de entender e usar.

Pesquisa em Design de Interação - 20h keyboard_arrow_down

A atividade acadêmica se dedica à reflexão crítica sobre as práticas de pesquisa e projeto de Design de Interação visando identificar oportunidades de inovação que atendam necessidades de diferentes usuários reais.

Psicologia em Design de Interação - 20h keyboard_arrow_down

A atividade aborda estudos e práticas sobre a relação da Psicologia e sua aplicabilidade com projetos de Design, experiência e interação.

Tech Design (Design Computacional e Conversacional) - 20h keyboard_arrow_down

Essa atividade se dedica à apresentação dos processos do design na era dos algoritmos e no desenvolvimento de artefatos digitais e de suas interfaces de interação, muitas vezes subsidiadas por novas tecnologias como Inteligência Artificial.

Design Sprint - 20h keyboard_arrow_down

Essa atividade busca aplicar o Design Sprint de modo a avançar rapidamente para o futuro para ver o produto final e as reações do cliente através do mapeamento do problema, esboço de soluções, prototipação e teste com usuário final.

Projetos em Design de Interação - 16h keyboard_arrow_down

A atividade se dedica ao desenvolvimento de um projeto de Design de Interação aplicado a uma organização, que pode ser realizado individualmente ou em grupo, a partir das metodologias apresentadas em outras atividades do curso.

Seminário B: Projetos em Design de Interação - 16h keyboard_arrow_down

Neste seminário, problemas diagnosticados ao longo de outras atividades, e desenvolvidos como projetos de Design de Interação, serão apresentados para avaliação de docentes, representantes de organizações do mercado, discentes e convidados.

Design de serviços: fundamentos e práticas - 20h keyboard_arrow_down

Essa atividade aborda a compreensão do conceito design de serviços e de suas aplicações nas diferentes organizações hoje, ampliando as perspectivas a partir do impacto da cultura digital.

Design centrado no usuário e no humano - 16h keyboard_arrow_down

Esta atividade acadêmica busca apresentar e desenvolver um pensamento crítico acerca do processo de design e das suas abordagens – especificamente, sobre o conceito de usuário, o objeto da prática projetual, assim como as dimensões de experiência e fruição de serviços em realidades físicas e digitais.

Laboratório de serviços - 16h keyboard_arrow_down

Esta atividade acadêmica se dedica à aplicabilidade prática dos processos de criação a partir da perspectiva de Design de Serviços.

Métodos de Pesquisa em Design de Serviços - 20h keyboard_arrow_down

A atividades apresenta métodos de pesquisa em Design de Serviços, e também aborda o papel da pesquisa no desenvolvimento de projetos de serviços. São exploradas as possibilidades de uso e as técnicas disponíveis, especialmente de pesquisa qualitativa.

Prototipação em serviços - 16h keyboard_arrow_down

A atividade apresenta e discute diversas compreensões e métodos sobre e para práticas de prototipação para oDesign de Serviços, seja para ambientes digitais, como físicos.

Design para experiência e emoção - 20h keyboard_arrow_down

Esta atividade apresenta e debate sobre o processo de construção da experiência do usuário com os artefatos de Design de Serviços, com especial ênfase no papel da experiência emocional na interação com produtos e serviços digitais e físicos.

Lean Startup - 20h keyboard_arrow_down

Nesta atividade, são apresentados os conceitos e as práticas para o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da filosofia lean, compreendendo aplicabilidade por meio de MVPs, customer development e modelagem de negócios.

Sistema Produto-Serviço - 20h keyboard_arrow_down

Abordagem de desenvolvimento de sistemas-produto serviços, levando em conta as dimensões tangíveis e intangíveis de projetação em interfaces relacionadas: produto, serviço, comunicação e experiência.

Projetos em Design de Serviços - 16h keyboard_arrow_down

O objetivo da atividade é criar um ambiente que potencialize a articulação entre teoria e prática, por meio do desenvolvimento de um projeto de Design de Serviços aplicado a uma organização, que pode ser realizado individualmente ou em grupo, utilizando diferentes metodologias apresentadas no curso.

Seminário A: Projetos em Design de Serviços - 16h keyboard_arrow_down

Essa atividade é dedicada à apresentação dos projetos de Design de Serviços, permitindo que os mesmos sejam debatidos coletivamente por meio da participação de alunos, professores do curso e de profissionais do mercado.

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2024 primeiro semestre. O valor do curso pode ser financiado em 6 parcelas sem juros, ou em 12, 18, ou 24 vezes com juros.

 

Vagas limitadas! Escolha abaixo sua opção de pagamento.



Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.940,70 20% R$ 1.552,56
12 R$ 1.029,60 20% R$ 823,68
18 R$ 709,20 15% R$ 602,82
24 R$ 549,00 15% R$ 466,65
30 - - -
36 - - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Desconto % Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.156,33 20% R$ 1.725,07
12 R$ 1.144,00 20% R$ 915,20
18 R$ 788,00 15% R$ 669,80
24 R$ 610,00 15% R$ 518,50
30 - - -
36 - - -

Orientações financeiras keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vvence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês (exceto fevereiro, que terá o vencimento no último dia do mês), de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.

A Universidade também oferta outros meios de pagamento da mensalidade no Portal do aluno, além do Boleto Bancário, o aluno poderá quitar a mensalidade nas modalidades PIX QR CODE, Cartão de Crédito e Cartão de Crédito Recorrente. Acesse o portal do aluno e veja as opções.


DESCONTO:
não cumulativo, exceto com desconto de Egresso Unisinos e desconto família.

Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período indicado na condição da promoção.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Design de Serviços e de Interação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Fabricio Farias Tarouco

Fabricio Farias Tarouco

Pós-doutorado (CNPq) em Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento na Universidade Complutense de Madri (ESPANHA). Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Design Estratégico (UNISINOS). Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informativos na Universidade de Zaragoza (ESPANHA). É Graduado em Design Gráfico (UFPEL) e em Análise de Sistemas (UCPEL) e Especialista em Informática na Educação (UCPEL). Na UNISINOS, atua como Coordenador e Professor do Bacharelado em Design e como Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Design, além de dar aulas em diversos cursos de Especialização. Possui experiência nas áreas de Design Estratégico, Cidades Criativas, Smart Cities, Turismo, Experiências Urbanas e Posicionamento Territorial.

Currículo Lattes
Filipe Campelo Xavier Da Costa

Filipe Campelo Xavier Da Costa

Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos nos campos de Food Design, design de serviços e retail design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS. Coordena o projeto Dell Product Design Program para formação de designers de produtos digitais, em parceria entre a UNISINOS e a Dell Computadores. Mini Bio Profissional Doutor em Administração pela USP, com pesquisas realizadas sobre design, comportamento do consumidor e experiência do usuário, atua em projetos de inovação orientada pelo pensamento de Design, apoiando processos de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços e estratégias de marketing. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

Currículo Lattes
Guilherme Caon

Guilherme Caon

Publicitário e mestre em Comunicação, atua na Unisinos e no mercado com estratégia de branding, linguagem visual, criatividade, e com. digital. é consultor nesses assuntos para diversas marcas.

Currículo Lattes
Guilherme Englert Corrêa Meyer

Guilherme Englert Corrêa Meyer

Possui Pós-Doutorado, Doutorado em Design, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Especialização em Ensino de Artes Visuais e Graduação em Design Gráfico e Design de Produto. É professor e pesquisador do PPG em Design da Unisinos, lecionando e orientando em todos os níveis acadêmicos. Tem desenvolvido pesquisas sobre a relação entre o design estratégico e o Antropoceno, sobre o papel da prototipagem na construção de conhecimento em design estratégico ambos a partir da perspectiva sociotécnica dos Estudos da Ciência e Tecnologia.

Currículo Lattes
Hiparcio Rafael Stoffel

Hiparcio Rafael Stoffel

DASSM, PMO-CP é Doutor em Design, Mestre em Indústria Criativa e graduado em Administração de Empresas, atua como Diretor-geral no Escritório de Desenvolvimento de Projetos- EDP no Governo do RS. Atuou por mais de 20 anos como consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Gestão Estratégica, Gestão por Processos e Modelos de Gestão. Como voluntário no Capítulo do Rio Grande do Sul do PMI exerce o papel de Diretor Projetos Públicos. É certificado Especialista III pela FNQ, Instrutor Internacional do programa Managing Innovation pela Barnes & Conti (USA), Certified Management Consultant- CMC pelo Instituto Brasileiro de Consultores de Organização-IBCO e The International Council of Management Consulting Institutes-ICMCI, HCMBOK 3G Practitioner, HCMP 3G Expert Professional e HCMBOK to Agile certificado pelo Human Chance Management Institute- HUCMI e Professional Agile Coach Certified- PACC pela Agile Institute Brazil. Atua como professor de programas de pós-graduação nas áreas de gestão estratégica, gestão da inovação e gestão de projetos. Como consultor liderou projetos em empresas privadas, instituições públicas e ONG, tendo atuado em vários setores produtivos, como: Alimentação, transporte, saneamento básico, energia, automobilístico, serviços financeiros, saúde assistencial, administração pública, dentre outros. É co-autor de inúmeros trabalhos, como p.ex. Guia Gestão da inovação (CNI, 2010), Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (PGQP, 2011), Autoavaliação, um caminho para a excelência, (Qualitymark, 1994), dentre outros. linkedin.com/in/hiparcio

Currículo Lattes
Melissa Streck

Melissa Streck

Doutora em Comunicação Social, com pesquisa voltada para UX 60+. Atua como Product Designer Senior na Dell Tecnologias, sendo responsável pela condução de pesquisas com usuário, prototipagem e evangelização de boas práticas de UX Design para elaboração de produtos digitais. É professora convidada da Unisinos em cursos de MBA (Design Doing e Métodos Ágeis) e Design de Serviços e Interação) e extensão (Dell Academy. Pós doc em andamento pelo PPGCOM/PUCRS, dando continuidade à pesquisa do doutorado. Formações anteriores: mestrado em Design (UFRGS), especialização em Design de Produtos (ULBRA), bacharelado em Publicidade e Propaganda. Atuações profissionais anteriores: Tecnopuc Crialab (atuação com HP), Ubilab (conduzindo pesquisas para Globo.com), SAP, Terra Networks e agências de publicidade (Paim, e21, m+a).

Currículo Lattes
Paula Cristina Visoná

Paula Cristina Visoná

Professora universitária e coordenadora de cursos de pós graduação lato senso em design. Consultora de empresas nas áreas de estratégias de inovação aberta, co design, cenários de futuros, macrotendências sociais e tendências comportamentais. Pós doutora em comunicação social e design, doutora em comunicação social, mestre em design estratégico e graduada em moda. Pesquisadora de coletivos, hubs, ecossistemas criativos e suas implicações na geração de cenários de futuros em contextos urbanos. Entusiasta e pesquisadora da Economia Criativa. Palestrante e facilitadora de oficinas e workshops em diferentes localidades, organizações e instituições. Professora convidada da Universidad Veritas, em San José (Costa Rica), como ministrante do Seminário Internacional Coolhuntig. Co fundadora da Start Up RadarASG (radarasg.com), focada em diagnóstico sobre maturidade organizacional no que tange aos âmbitos do ESG, Cultura e Futuros.

Currículo Lattes
Paulo Henrique da Rocha Bittencourt

Paulo Henrique da Rocha Bittencourt

Consultor de empresas nas áreas de design e comunicação, com ênfase em processos de inovação social e cultural. Doutor em Design pela UNISINOS e especialista em International Corporate Communication pela Syracuse University/Aberje.

Currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER