Desenvolvimento e Criação de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Local
Remoto
Dias de aula
Quinzenalmente
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 18h45 às 21h45 e aos sábados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Para quê
Como educar crianças e jovens em um mundo hiperconectado? Quais temas e atividades devo propor em sala de aula para atender às demandas plurais e complexas dos dias de hoje? Se você já se fez essas ou outras perguntas semelhantes, não se preocupe. Muitos professores também querem inovar no ensino, mas não tem —ainda —os conhecimentos necessários para alcançar esse grande objetivo.
Fruto da parceria entre a Unisinos e a Lumiar, considerada pela Unesco e pela Universidade de Stanford umas das 12 escolas mais inovadoras do mundo, a especialização em Desenvolvimento e Criação de Práticas Pedagógicas Inovadoras reúne os saberes teóricos da academia e a realidade da escola visando apoiar professores da educação básica nesse processo de transformação. Durante o curso, você terá contato comum repertório de abordagens, novos fazeres pedagógicos e metodologias ativas com foco na educação contemporânea. Também refletirá sobre os conceitos de currículo, planejamento e avaliação, entendendo-os como um conjunto flexível de saberes, práticas e atitudes, em sintonia com os interesses e necessidades individuais e coletivos.
Ainda, será estimulado a desenvolver seus próprios projetos e paixões (propondo soluções que gerem impacto na comunidade local, por exemplo) para manter a sua curiosidade por aprender para o resto da vida. Além das discussões sobre o tema, você vai vivenciar a metodologia Lumiar durante a especialização e poderá compartilhar conhecimentos e práticas em rede, colaborando para mudanças culturais fundamentais na educação.
Para quem
Essa pós-graduação é direcionada para profissionais com curso superior licenciados em Pedagogia, Matemática, Biologia, Educação Física, Letras, Ciências Sociais e Arte. Também podem participar bacharéis em outras áreas (Psicologia, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Comércio Exterior, por exemplo), assim como docentes e gestores da Educação Básica e profissionais liberais de outros segmentos que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre o tema.
A qualificação profissional pós-curso
Você será capaz de analisar a sua prática, identificando as semelhanças e diferenças em relação aos conceitos e teorias apresentadas no curso. Também saberá ler responsivamente a realidade educacional e social do ponto de vista ético, estético e político; avaliar percursos pedagógicos de forma integrada e formativa; examinar e elaborar currículos flexíveis, integrados e transdisciplinares; e trabalhar com projetos contextualizados, colaborativo que visem a intervenção situada.
Este curso tem a parceria da Lumiar.
Confira também:
Coordenação do Curso

Wesley Heleno de Oliveira
E-mail: whosj@unisinos.br

Fernando José de Almeida
E-mail: fernandoalmeida43@gmail.com
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
EIXO 1 – ENCONTRE SUA PAIXÃO
Planejamento e Currículo Mosaico (21h)
Leitura de Mundo (21h)
Projeto integrador: Encontre sua paixão (27h)
EIXO 2 – DIALOGUE COM AS FONTES E PROJETE IDEIAS
Infâncias e Juventudes no Contemporâneo na Escola de Ensino Fundamental (21h)
Avaliação Integrada (21h)
Projeto integrador: Dialogue com as fontes e projete ideias (27h)
EIXO 3 – DESENVOLVA LOCALMENTE
Pedagogia de Projetos (21h)
Aprendizagem Ativa e Educação Inovadora (21h)
Projeto integrador: Desenvolva localmente (27h)
EIXO 4 - COMPARTILHE
Transformações digitais: sociedade, ciência e escola (21h)
A construção da docência (21h)
Projeto Integrador: Compartilhe (27h)
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Desenvolvimento e Criação de Práticas Pedagógicas Inovadoras tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Dalila Honorato Parente
Pedagoga, Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade Anhanguera, certificada pela Cambridge University Press & Assessment no ensino de inglês como língua estrangeira e tecnóloga em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou por 15 anos como professora de inglês na Educação Infantil e Ensino Fundamental em diversas instituições em São Paulo. Por 4 anos trabalhou como examinadora oral dos exames da Cambridge University Press & Assessment, e por 5 anos com formação de professores de inglês como língua estrangeira. Iniciou sua trajetória na Escola Lumiar em 2017, atuando como mestre de inglês, e em seguida assumiu a função de tutora. Desde 2019 está na gestão da Escola Lumiar Pinheiros, primeiramente como coordenadora pedagógica, e atualmente como diretora pedagógica.

Fernando José de Almeida
Filósofo e Pedagogo. Doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP onde é professor do curso de Pós graduação em Educação: currículo. Foi Secretário de educação da cidade de São Paulo, vice Presidente da TV CULTURA e Vice Reitor da PUC-SP.

Graziela Miê Peres Lopes
Mestre em História, Filosofia e Didática de Ciências (Universidade Lyon 1), bióloga (USP) e pedagoga (Unimes). Diretora de implementação e acompanhamento das escolas Lumiar. Diretora geral da Escola Lumiar Pinheiros. Interesse em aprendizagem por competências, modelos inovadores em gestão, currículo, formação de professores e gestores e alfabetização científica.

Heidi Cristina Martins França de Oliveira
Graduada em História e Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, vem atuando em escolas nos últimos 25 anos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo docência, gestão escolar e formação de professores(as). Nesse período, foi mestra Lumiar (professora), consultora pedagógica da plataforma Mosaico Lumiar e coordenadora pedagógica da Lumiar São Paulo. Atualmente mantém um consultório psicopedagógico e trabalha na área de currículo, pesquisa e aprendizagem na Lumiar.

Liss Maristhane Mineiro Matos
Liss possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2006), um ano de graduação em Ciências Biológicas pela Eberhard-Karls-Universität Tübingen (2004), mestrado em Botânica, com ênfase em Fitoquímica, pela Universidade de São Paulo (2011) e graduação em pedagogia pela UNIMES (2016). Atuou como professora de ciências, de língua estrangeira e ilustradora, até encontrar a escola Lumiar de Santo Antônio do Pinhal, onde foi tutora e assistente de gestão por 8 anos, dedicando-se especialmente à Educação Infantil. Há 4 anos trabalha com formação de educadores e acompanhamento da implementação da metodologia em escolas públicas e privadas através da Lumiar.

Maria Alice Gouvêa Campesato
Doutora em Educação (Unisinos). Bolsista Capes-Print, com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Gestão Educacional (Unisinos). Integra o Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura. Pesquisadora nas áreas de História e Filosofia da Educação, atuando, principalmente, nos temas: tempo; atenção; formação docente; práticas pedagógicas; escrita e leitura; inovação e processos de subjetivação na Educação. Foi professora colaboradora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado UNISINOS. Integrou a Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/PoA). Foi coordenadora do Ensino Fundamental da Rede Pública do município de Porto Alegre; atuou como conselheira no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Atuou como professora de História e de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordenou projetos culturais e implementou o Programa Mais Educação em escola de Educação Básica. Possui Graduação em Letras, com habilitação nas Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas (FAPA), Graduação em História e Especialização em História do Brasil (FAPA). Foi vencedora do 1º Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Pública. Atualmente é professora no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire.

Maria Soledad Gómez
Fez magistério no Instituto de Educação Flores da Cunha, formada em pedagogia pela UFGRS, possui mestrado em Educação também pela UFRGS. Trabalhou desde os anos 90 em escolas de Porto Alegre como professora de anos iniciais, e em 1995 fundou o Hispanohablantes ensino de espanhol, onde além de ministrar aulas de língua espanhola, trabalhou na direção e coordenação do curso e com formação de professores de Espanhol até 2013. Em 1999 começou a trabalhar com a Editora Difusión (Barcelona), na colaboração de produção de materiais didáticos de espanhol, e na formação de professores de espanhol, por todo o Brasil. Em 2015 encontrou a Lumiar e em 2017 abriu a Escola Lumiar de Porto Alegre e é diretora até os dias atuais, desde 2021 trabalha na Lumiar Educação com a equipe de formação e assessoria pedagógica.

Mariana Pires Brito
Graduada em pedagogia pela UFRGS, especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela FAPA e em educação especial e processos inclusivos pela UFRGS. Possui mestrado e é doutoranda em educação pela UFRGS. Desde os anos 2000 atua como professora e depois como coordenadora pedagógica em espaços escolares que possibilitam a escuta, o encontro e o protagonismo estudantil, buscando práticas que colocam em evidência os saberes e desejos dos estudantes e que tornam as experiências de aprendizagem significativas e promotora de autonomia. Desde 2017 trabalha na Lumiar, primeiro como coordenadora pedagógica e atualmente com a equipe de assessoria e formação pedagógica.