Pós Graduação Unisinos - Automação Industrial - Híbrido - Porto Alegre
Especialização

Automação Industrial

Híbrido - Porto Alegre
Híbrido - Porto Alegre
keyboard_arrow_down

Período

Início: 15/03/2021
Término: 17/12/2021

Local

Campus Porto Alegre

Dias de aula:

Aulas online semanais e encontros presenciais mensais.

Carga horária

360 horas

Para quê

Os tópicos abordados nesta Especialização estão alinhados às necessidades de mercado em transformação em automação industrial, capacitando os profissionais para investigarem, projetarem e implantarem sistemas produtivos e tecnológicos.

O Curso se diferencia das outras especializações pois privilegia estudos relacionados a aplicações de sistemas embarcados, conectividade, análise de dados, inteligência artificial e segurança funcional. A Especialização em Automação Industrial antecipada uma demanda de profissionais que devem estar preparados para encarar um mercado globalizado, amplo, complexo e dinâmico.

Você reconhecerá os elementos do setor existentes no mercado e desenvolverá um senso crítico para analisar os dados de sistema de automação, apresentando as tendências tecnológicas na sua organização.

Práticas de comunicação que envolvem redes e protocolos também serão abordados, pensando na melhoria e desenvolvimento de sistemas automáticos e altamente produtivos.


Para quem

Engenheiros e demais profissionais com interesse em se especializar nas áreas de automação de processos industriais, sistemas automáticos, seguros e funcionais, Internet Industrial das Coisas, tratamento de dados e sistemas supervisórios de comunicação.


A qualificação profissional pós-curso

Você encerrará a Especialização em Automação Industrial conhecendo os sensores e os diversos atuadores da área, promovendo uma automação hidropneumática e eletroeletrônica, integrando estes sistemas em diferentes ambientes. O Curso ainda permite um conhecimento único para adquirir dados e sistemas supervisórios.

Coordenação do Curso


Rodrigo Marques de Figueiredo

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: marquesf@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

Este curso é composto por atividades presenciais e a distância. Cada disciplina possui uma carga horária pré-definida nessas modalidades, somando 360h de atividades curriculares obrigatórias.

 

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Atividade introdutória do Curso de Automação Industrial (Sistemas de Automação Disruptivos) - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: A Automação Industrial passa por uma grande transformação em sua aplicação. Essa transformação chamamos de “a quarta revolução industrial” ou “Indústria 4.0”. Nesse sentido, os grandes players mundiais na área de automação vivenciam um processo de reinvenção, criando novos processos disruptivos para atender as novas necessidades da indústria do novo milênio. Assim, esta atividade aca-dêmica trata da capacitação em projetar novos sistemas de automação industriais. Apresentação e discussão sobre a evolução dos sistemas de automação, do estado atual das plantas fabris mundiais e nacionais, das características dos equipamentos de automação, bem como das tecnologias emergentes.

Seletividade de Sensores e Atuadores - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Aplicação de elementos de automação industrial, classificados como sensores e atuadores. Estudo dos tipos de sensores, possibilidades de aplicações e interligações em redes de sensores e sistemas atuadores. As atividades envolvem técnicas e práticas de instalação e configuração dos elementos necessários a projetos de automação industrial.

Seletividades de Atuadores Eletroeletrônicos - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo dos principais atuadores eletroeletrônicos, suas características, aplicações e acionamentos. Instalação, configuração e diferentes dispositivos para automação industrial.

Elementos de Sistemas de Automação - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Compreensão e classificação dos elementos de automação industrial, definidos como sensores e atuadores. Estudo dos tipos de sensores, possibilidades de aplicações e interligações em redes de sensores e sistemas atuadores. As atividades envolvem técnicas de seleção e dimensionamento de elementos essenciais para compor sistemas de automação industrial robustos e eficientes.

Técnicas de Instrumentação - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Definição dos princípios físicos, construtivos, operacionais e de especificação de sensores utiliza-dos em sistemas de automação industrial.

Automação Hidropneumática - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo dos diferentes tipos de elementos de automação hidráulica e pneumática. Classificação e operacionalização dos tipos de atuadores e elementos componentes de circuitos hidráulicos e pneumáticos.

Atuadores eletroeletrônicos - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo dos principais atuadores eletroeletrônicos, características, aplicações e acionamentos. Classificação dos tipos de acionadores eletroeletrônicos e possibilidades de aplicação de cada um destes atuadores de acordo com as especificidades. As atividades envolvem escolha do atuador, do dimensionamento e do sistema de acionamento mais adequado.

Sistemas Supervisórios - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo da natureza e necessidade de sistemas de supervisão, aspectos práticos e teóricos. Estudo das arquiteturas de sistemas SCADA, bem como de formas adequadas de desenvolvimento de IHMs em supervisórios, além de integração como dispositivos IoT em aplicações industriais de processos contínuos e discretos. Exploração de questões de segurança.

Resolução de Problemas A: Análise Crítica - 16h

Seminário A: Resolução de Problemas: Análise Crítica keyboard_arrow_down

Carga horária online: Articulação entre teoria e prática com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer relação entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Apresentação dos conceitos básicos de identificação, interpretação e soluções de problemas na área de engenharia com foco em automação. Busca-se através de ferramentas clássicas de pensamento sistêmico e teoria das restrições, apresentar soluções aplicadas para minimizar custos e prejuízos, maximizando os resultados positivos através da identificação e tratamento do problema central. Identificação e solução de questões teóricas que envolvam a experiência dos alunos, áreas de interesse ou atividades relacionadas à sua atividade profissional.

Cenários e desafios profissionais em Automação Industrial: Aplicação em Sistemas Seguros - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo da aplicação dos sistemas seguros e seus ensaios, etapa fundamental para quem trabalha, atualmente, com Automação Industrial. Aplicações de sistemas de automação seguros. Datas dos encontros: 29/08/2020 (sáb) e 30/08/2020 (dom)

Aplicação de Sistemas Supervisórios - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Estudo e configuração de sistemas supervisórios aplicados à automação industrial. Datas dos encontros: 12/09/2020 (sáb) e 13/09/2020 (dom)

Resolução de Problemas B: Prototipação - 16h

Aplicação de Sistemas IIoT - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária presencial: Elaboração e implementação de projeto de sistema de IIoT, selecionando os dispositivos e a tecnologia mais adequados para a aplicação. Datas dos encontros: 24/10/2020 (sáb) e 25/10/2020 (dom)

Sistemas de IIoT - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Definição dos requisitos básicos e funcionais para implementação de sistemas destinados à automação inteligente em ambientes produtivos. Compreensão de conceitos e requisitos para sistemas interligados em redes, utilizando diversos protocolos de comunicação que tornem sistemas de automação industrial inteligentes.

Redes e Protocolos - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relativas a redes e protocolos industriais modernos. Identificação, projeção e desenvolvimento de redes de comunicação industrial. Discussão sobre a estrutura, os principais modelos e protocolos de comunicação de redes industriais.

Segurança de Máquinas e Equipamentos - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Estudo das normas de segurança aplicadas a máquinas e equipamentos de produção automáticos. Abordagem sobre os tópicos de proteção de sistemas e operadores, baseados em instruções norma-tivas de segurança operacional. Utilização correta e eficiente de elementos que contribuam com o adequado funcionamento de dispositivos de proteção de sistemas de automação industrial.

Sistemas Seguros (Functional Safety) - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Os sistemas de automação, conforme evoluem, podem passar a controlar processos cada vez mais complexos. Nessa direção, busca-se o desenvolvimento da criticidade sobre os processos. Elaboração dos níveis de segurança (safety). Identificação e projeção do correto funcionamento do sistema com a devida segurança às pessoas, ao ambiente e ao próprio processo.

Ciência de Dados - 20h keyboard_arrow_down

Carga horária online: Com a evolução industrial grande massa de dados está disponível e sua interpretação tem se tornado complexa. A partir dessa demanda, desenvolve-se formas de coletar, reduzir, analisar e modelar grande massa de dados. Análise exploratória de dados obtidos por meio de diversas formas, interpretações e extrações de informações relevantes. Apresentação de ferramentas estatísticas e técnicas para redução e interpretação de dados de sistemas reais.

Seminário B: Resolução de Problemas: Prototipação - 16h keyboard_arrow_down

Carga horária online: O objetivo da disciplina é criar um ambiente que potencialize a articulação entre teoria e prática, com vistas à resolução de um problema correlato à área do Curso. Para tanto, procura-se estabelecer rela-ção entre as competências já trabalhadas no decorrer da Especialização. Igualmente, discutem-se metodologias e estratégias para a resolução de problemas. Realização de um Workshop conjunto de casos práticos de automação e de empresas da região, relacionando-os ao desafio proposto como case. Realização de atividade prática em laboratório e uma apresentação para os professores, colegas e especialistas da área do projeto, mobilizando, assim, competências desenvolvidas ao longo do se-mestre para realizar, apresentar e defender o projeto final da disciplina. Datas dos encontros: 21/11/2020 (sáb) e 22/11/2020 (dom)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

INVESTIMENTO

Valores referentes ao ano de 2021. O valor do curso pode ser financiado em 6 ou 12 vezes sem juros, ou em 18 ou 24 vezes com juros. Confira abaixo os valores e as opções de parcelamento.

 

Desconto de 20% sobre o valor do curso*. Condição válida para matrículas vínculo realizadas até 31/01/2021.

Egressos Unisinos

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 1.942,50 R$ 1.554,00
12 R$ 971,25 R$ 777,00
18 R$ 681,30 R$ 545,04
24 R$ 520,20 R$ 416,16
30 - -
36 - -

Participantes em Geral

Nº de Parcelas Valor Mensal (R$) Valor Mensal com
desconto (R$)
6 R$ 2.158,33 R$ 1.726,67
12 R$ 1.079,17 R$ 863,33
18 R$ 757,00 R$ 605,60
24 R$ 578,00 R$ 462,40
30 - -
36 - -

ORIENTAÇÕES FINANCEIRAS keyboard_arrow_down

PARCELAS
O vencimento da primeira parcela do curso ocorre no ato da matrícula, e o boleto deve ser acessado via Portal Minha Unisinos.
A segunda parcela vence no dia 30 do mês subsequente ao início das aulas. As demais parcelas vencem no dia 30 de cada mês, de acordo com o plano de pagamento escolhido pelo aluno.


PAGAMENTO
Para pagamento, o aluno deve utilizar o Documento de Cobrança (DOC) acessando-o mensalmente no sistema de autoatendimento disponível no portal Minha Unisinos e/ou no APP da Unisinos e efetuar o pagamento até a data de vencimento na rede bancária. Os boletos não são enviados por correio.


DESCONTO
O desconto concedido no curso (*) não é cumulativo com os descontos empresa, progressivo e para ex-alunos de escolas Jesuítas. Demais descontos também não são cumulativos, devendo optar-se pelo desconto de maior valor.
Desconto concedido após a matrícula é válido a partir da segunda parcela do curso, retroativo a primeira parcela, desde que a matricula seja efetivada no período regular.


ATENÇÃO: De acordo com o BACEN - Banco Central do Brasil e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, através das Circulares nºs 3.461/09, 3.598/12 e 3.656/13, todos os boletos devem ser emitidos por meio de Cobrança Registrada. Por este motivo, o boleto para pagamento da 1ª parcela estará disponível no Portal Minha Unisinos 48 horas após a efetivação da sua matrícula. No caso de dúvidas contate o Atendimento Unisinos.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno de Especialização em Automação Industrial tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:

Samuel Lessinger

Samuel Lessinger

Desenvolvedor de produtos, responsável pelo projeto de Firmware e Hardware de controladores industriais. Tem experiência em eletrônica industrial, sistemas de controle, teste de sistemas eletrônicos e gestão de projetos.

Ver currículo Lattes
Rodrigo Marques de Figueiredoo

Rodrigo Marques de Figueiredoo

Doutor em Sensoriamento Remoto com Aplicação de Redes Neurais Artificiais, mestrado em Computação Aplicada e graduação em Engenharia Elétrica. É Professor da Unisinos e também coordenador dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação da Unisinos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, Descrição de Hardware e Redes de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: microeletrônica, VHDL, FPGA, microcontroladores e sistemas de telecomunicações além de experiência com Redes Neurais Artificias.

Ver currículo Lattes
João Olegário De Oliveira De Souza

João Olegário De Oliveira De Souza

Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Computação Aplicada. Tem experiência de 20 anos em docência e mais de 12 anos como consultorem projetos na área de eletrônica, microcontroladores, instrumentação, robótica e automação Industrial. É diretor na Petron Sistemas Eletrônicos e doutorando em Computação Aplicada na Unisinos atuando nos temas: robótica móvel, controle de próteses e inteligência artificial.

Ver currículo Lattes
Eduardo Augusto Martins

Eduardo Augusto Martins

Atuando em ambiente industrial e de serviços há mais de vinte anos, sou engenheiro eletricista com mestrado em computação. Trabalho principalmente com automação e acionamentos, bem como sistemas de controle e supervisórios, voltados a testes de produtos/produção em ambientes industrial e de engenharia.

Ver currículo Lattes
Armando Leopoldo Keller

Armando Leopoldo Keller

Engenheiro eletricista, doutorando em computação aplicada. Possui experiência nas áreas de controle e automação, sistemas elétricos, desenvolvimento de software, sistemas embarcados e IoT.

Ver currículo Lattes
Jean Schmith

Jean Schmith

Mestre em Computação Aplicada e graduado em Engenharia Elétrica. Professor de diversos cursos da área eletroeletrônica na Unisinos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em circuitos eletrônicos, projeto e produção de equipamentos eletrônicos. Atualmente foca na área de Processamento Digital de Sinais, Processamento de Imagens e Ciência de Dados.

Ver currículo Lattes

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?

COMO VOCÊ IRÁ APRENDER