Aprendizagem e Neurociência no Contexto Escolar
Período
Local
Campus São Leopoldo
Dias de aula:
Carga horária
360 horas
Para quê
O Curso visa à capacitação de professores e gestores para planejar, desenvolver e acompanhar projetos de aprendizagem, considerando os fundamentos da educação, as teorias contemporâneas da aprendizagem, especialmente a neurociência como possibilidade de compreensão dos processos de escolarização.
Fundamenta-se em teorias histórico-sociais e cognitivas que compreendem os sujeitos e os processos educacionais, propondo um diálogo entre as áreas da Educação e da Neurociência para a construção de práticas escolares que contemplem as diferentes demandas de aprendizagem.
Para quem
Profissionais da área da Educação como professores da Educação Básica, diretores e coordenadores de Escolas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que tenham interesse nas discussões sobre a aprendizagem escolar e neurociência.
A qualificação profissional pós-curso
Ao final do Curso o aluno deverá demonstrar competências para:
• Conceituar a aprendizagem dentro das tradições pedagógicas, bem como ensino e formação, a fim de reconhecer as diferenças e as recorrências nos processos de escolarização;
• Conceituar e exemplificar os principais processos cognitivos (atenção, memória, praxias, habilidades aritméticas, linguagem e funções executivas) envolvidos no processo de aprendizagem, a fim de compreendê-los como uma das possibilidades de compreensão;
• Relacionar os processos neurocognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem, identificando os fatores que interferem no processo de aprendizagem;
• Identificar os aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam as habilidades necessárias para a aprendizagem, propondo intervenções cognitivas para estudantes com dificuldades de aprendizagem escolar.
• Conhecer concepções pedagógicas acerca dos processos de planejamento e avaliação, a partir dos conceitos de currículo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; e da ampliação do repertório metodológico, com vistas à autoria educativa nas organizações do contexto escolar;
• Desenvolver estratégias de intervenção para promover a aprendizagem através de projetos coletivos de intervenção pedagógica de forma transdisciplinar;
• Conhecer os pressupostos teóricos que fundamentam a aprendizagem através de projetos, que se alinham a metodologias ativas como vetores do engajamento e do protagonismo estudantil;
• Apropriar-se de vivências pedagógicas com textos multimodais contemporâneos em práticas letradas, a fim de colocar o aluno como protagonista de suas enunciações e da construção do conhecimento;
• Compreender como o sujeito da contemporaneidade aprende e identifica como as tecnologias digitais produzem mudanças nas relações humanas de modo geral, bem como nas instituições educacionais;
• Compreender e ser capaz de aplicar conceitos do pensamento computacional em distintos contextos e áreas de conhecimento, a fim de perceber a importância cultural e histórica dos jogos em nossa sociedade e nos contextos educacionais.
Confira também:
Coordenação do Curso

Melissa Hickmann Muller
E-mail: melissah@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Educação e processo de escolarização: articulação histórica para pensar a aprendizagem - 24h
Neurofisiologia básica - 36h
Teorias contemporâneas da aprendizagem - 24h
Funções cognitivas e aprendizagem - 24h
Educação inclusiva e trabalho em rede - 24h
Tecnologias digitais - 12h
Planejamento e avaliação - 12h
Infância e adolescência: sujeitos em desenvolvimento - 24h
Resolução de Problemas A: Análise Crítica - 16h
Aprendizagem baseada em projetos: protagonismo e engajamento discente - 24h
Neurociência e aprendizagem no contexto escolar - 24h
Linguagem e letramentos múltiplos - 24h
Gamificação e pensamento computacional - 24h
Neurociência e os transtornos de aprendizagem - 36h
Competências socioemocionais e aprendizagem - 24h
Seminário Integrador - 12h
Processos Investigativos - 12h
Projeto Aplicado (PP)
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
Acessar