Pós Graduação Unisinos - Aprendizagem e Neurociência no Contexto Escolar - Presencial - São Leopoldo
Especialização

Aprendizagem e Neurociência no Contexto Escolar

Presencial - São Leopoldo
Presencial - São Leopoldo
keyboard_arrow_down

Período

Local

Campus São Leopoldo

Dias de aula:

Carga horária

360 horas

Para quê

O Curso visa à capacitação de professores e gestores para planejar, desenvolver e acompanhar projetos de aprendizagem, considerando os fundamentos da educação, as teorias contemporâneas da aprendizagem, especialmente a neurociência como possibilidade de compreensão dos processos de escolarização.

Fundamenta-se em teorias histórico-sociais e cognitivas que compreendem os sujeitos e os processos educacionais, propondo um diálogo entre as áreas da Educação e da Neurociência para a construção de práticas escolares que contemplem as diferentes demandas de aprendizagem.


Para quem

Profissionais da área da Educação como professores da Educação Básica, diretores e coordenadores de Escolas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que tenham interesse nas discussões sobre a aprendizagem escolar e neurociência.


A qualificação profissional pós-curso

Ao final do Curso o aluno deverá demonstrar competências para:
• Conceituar a aprendizagem dentro das tradições pedagógicas, bem como ensino e formação, a fim de reconhecer as diferenças e as recorrências nos processos de escolarização;
• Conceituar e exemplificar os principais processos cognitivos (atenção, memória, praxias, habilidades aritméticas, linguagem e funções executivas) envolvidos no processo de aprendizagem, a fim de compreendê-los como uma das possibilidades de compreensão;
• Relacionar os processos neurocognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem, identificando os fatores que interferem no processo de aprendizagem;
• Identificar os aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam as habilidades necessárias para a aprendizagem, propondo intervenções cognitivas para estudantes com dificuldades de aprendizagem escolar.
• Conhecer concepções pedagógicas acerca dos processos de planejamento e avaliação, a partir dos conceitos de currículo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; e da ampliação do repertório metodológico, com vistas à autoria educativa nas organizações do contexto escolar;
• Desenvolver estratégias de intervenção para promover a aprendizagem através de projetos coletivos de intervenção pedagógica de forma transdisciplinar;
• Conhecer os pressupostos teóricos que fundamentam a aprendizagem através de projetos, que se alinham a metodologias ativas como vetores do engajamento e do protagonismo estudantil;
• Apropriar-se de vivências pedagógicas com textos multimodais contemporâneos em práticas letradas, a fim de colocar o aluno como protagonista de suas enunciações e da construção do conhecimento;
• Compreender como o sujeito da contemporaneidade aprende e identifica como as tecnologias digitais produzem mudanças nas relações humanas de modo geral, bem como nas instituições educacionais;
• Compreender e ser capaz de aplicar conceitos do pensamento computacional em distintos contextos e áreas de conhecimento, a fim de perceber a importância cultural e histórica dos jogos em nossa sociedade e nos contextos educacionais.

Coordenação do Curso


Melissa Hickmann Muller

Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua nos seguintes temas: Modelagem de Negócios, Gestão Estratégica, Pilotagem de Empresas com Balanced Scorecard, Sistemas de Indicadores de Gestão.

E-mail: melissah@unisinos.br

Ver currículo Lattes

ESTRUTURA CURRICULAR

A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:

Educação e processo de escolarização: articulação histórica para pensar a aprendizagem - 24h

Neurofisiologia básica - 36h

Teorias contemporâneas da aprendizagem - 24h

Funções cognitivas e aprendizagem - 24h

Educação inclusiva e trabalho em rede - 24h

Tecnologias digitais - 12h

Planejamento e avaliação - 12h

Infância e adolescência: sujeitos em desenvolvimento - 24h

Resolução de Problemas A: Análise Crítica - 16h

Aprendizagem baseada em projetos: protagonismo e engajamento discente - 24h

Neurociência e aprendizagem no contexto escolar - 24h

Linguagem e letramentos múltiplos - 24h

Gamificação e pensamento computacional - 24h

Neurociência e os transtornos de aprendizagem - 36h

Competências socioemocionais e aprendizagem - 24h

Seminário Integrador - 12h

Processos Investigativos - 12h

Projeto Aplicado (PP)

COMO INGRESSAR

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1

INSCRIÇÃO
ONLINE

Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.

Inscreva-se
2

COMPROVANTE

Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.

Acessar
3

DOCUMENTAÇÃO

Saiba quais são os documentos obrigatórios que devem ser apresentados.

Saber mais
4

INFORMAÇÕES GERAIS

Confira algumas informações sobre o processo seletivo.

Conferir agora

DESEJA RECEBER CONTEÚDOS EXTRAS SOBRE O CURSO?