Pós Graduação Unisinos - PSICOLOGIA - Presencial - São Leopoldo
Doutorado Acadêmico

PSICOLOGIA

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 5

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos, nível Doutorado, tem como objetivos desenvolver a pesquisa e a reflexão acadêmica sobre temas pertinentes à Área de Concentração e suas Linhas de Pesquisa. Visa formar e aperfeiçoar, em nível pós-graduado, docentes, pesquisadores e profissionais com maturidade científica e um nível de profundidade na sua formação que possibilite uma contribuição diferenciada no campo da produção de conhecimentos em Psicologia Clínica, tanto no cenário nacional como internacional. O perfil do egresso contempla docentes preparados para o ensino superior em Psicologia, com condições para promover qualificação e inovação nos cursos aos quais se vinculam; docentes, pesquisadores e profissionais com postura ética, reflexiva, crítica, com implicação social, sensibilidade diante dos problemas de sua região e capacidade de empreender esforços diante dessas demandas regionais e docentes, pesquisadores e profissionais confrontados por problemas inéditos e circulação em espaços transdiciplinares.

O curso de Doutorado busca o aprofundamento das competências de pesquisa, de reflexão crítica sobre a clínica psicológica, de escrita científica e de docência em seus distintos níveis. A estrutura curricular abrange o domínio dos fundamentos epistemológicos das ciências e suas implicações para a construção do conhecimento em Psicologia Clínica, os diferentes métodos de investigação em Psicologia Clínica, a reflexão continua sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa em Psicologia, bem como a capacidade de empreender esforços diante das demandas regionais, assim como o desenvolvimento de competências para o ensino em Psicologia.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes a partir de 2018/2 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes até 2018/1 (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Clarisse Pereira Mosmann

Doutora em Psicologia, Especialista em Terapia de Casal e Família. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Casais e Famílias (NECAF). Clínica Psicológica Sistêmica: dinâmica de funcionamento familiar e conjugal Conjugalidade, coparentalidade e psicopatologia da infância e adolescência: avaliação e tratamento. Conflito Conjugal e Estratégias de Resolução de pais e filhos: Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Clínica.

E-mail: clarissepm@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1206 e 2207

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1205

Email: ppgpsicologia@unisinos.br

Área de concentração: Psicologia Clínica

A clínica psicológica, compreendida em uma perspectiva ampliada, leva em conta as transformações sociais e necessidades do mundo contemporâneo, sendo definida pela ética e pelo compromisso com a complexidade da experiência humana. Pautada por um paradigma que privilegia a saúde, a resiliência e a promoção das potencialidades dos sujeitos, abrange o desenvolvimento e avaliação de intervenções tanto preventivas como terapêuticas.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Focaliza a compreensão das diferentes formas do sofrimento psíquico do sujeito, suas manifestações e as possibilidades de intervenção psicoterápica. Estudo do processo e dos resultados em psicoterapia, podendo abranger intervenções individuais, grupais e familiares.

Focaliza os processos saúde-doença e suas manifestações psicológicas relacionadas ao âmbito do trabalho, da escola e do hospital. Estudo das possibilidades de prevenção e promoção de saúde mental em contextos institucionais.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO: ESTRUTURA CURRICULAR

No Doutorado em Psicologia, o aluno deve cumprir, no mínimo, 36 (trinta e seis) créditos assim distribuídos: 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias; 14 (catorze) créditos em disciplinas optativas e; 6 (seis) créditos em atividades complementares obrigatórias.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias keyboard_arrow_down

- Seminário de Pesquisa em Psicologia Clínica I (3 créditos)
- Seminário de Pesquisa em Psicologia Clínica II (3 créditos)
- Paradigmas em Psicologia Clínica e da Saúde (3 créditos)
- Delineamento de Pesquisa em Psicologia Clínica (3 créditos)
- Seminário de Tese I, II, III e IV (1 crédito por semestre)

Disciplinas Optativas - Linha de Pesquisa: Estados Psicopatológicos e Abordagens Psicoterápicas keyboard_arrow_down

- Estados Psicopatológicos (3 créditos)
- Pesquisa em Psicoterapia (3 créditos)
- Seminário Temático: Estados Psicopatológicos e Abordagens Psicoterápicas (3 créditos)

Disciplinas Optativas - Linha de Pesquisa: Processos Saúde-Doença em Contextos Institucionais keyboard_arrow_down

- Pesquisa e Práticas Clínicas em Instituições (3 créditos)
- Prevenção e Promoção de Saúde Mental (3 créditos)
- Seminário Temático: Processos Saúde- Doença em Contextos Institucionais (3 créditos)

Disciplinas Optativas Comuns keyboard_arrow_down

- Prática Clínica (4 créditos)
- Clínica da Criança e do Adolescente (3 créditos)
- Tópicos de Pesquisa em Psicologia Clínica (3 créditos)
- Estatística Aplicada à Psicologia I (3 créditos)
- Estatística Aplicada à Psicologia II (3 créditos)
- Oficina de Análise de Dados Qualitativos (3 créditos)
- Clínica da Violência (3 créditos)
- Instrumentos e Métodos de Pesquisa em Psicologia (3 créditos)
- Oficina de Escrita Científica (3 créditos)
- Tópicos Especiais (1 crédito)
- Metodologia do Ensino Superior (3 créditos)
- Estágio de Docência I* (2 créditos)
- Estágio de Docência II (2 créditos)
*Para os doutorandos, a obrigatoriedade do estágio de docência deverá seguir as regras da Capes.

Atividades Complementares Obrigatórias keyboard_arrow_down

- Publicação de Artigo Científico (4 créditos)
- Apresentação de Trabalho Científico I (1 crédito)
- Apresentação de Trabalho Científico II (1 crédito)

Outras Atividades keyboard_arrow_down

  • Para obtenção do título de Doutor em Psicologia, o aluno deverá publicar ou apresentar o aceite de um artigo científico que aborde temática relacionada à sua tese, até o agendamento da Banca de Defesa da Tese de Doutorado. O artigo deverá ser publicado em periódico classificado como A1, A2, B1 ou B2, de acordo com o Qualis da Área de Psicologia na CAPES. A essa publicação corresponderão 6 (seis) créditos).
  • Além disso, o aluno deverá apresentar dois trabalhos científicos que abordem temáticas relacionadas à sua pesquisa de doutorado em dois eventos científicos de âmbito nacional e/ou internacional reconhecidos pela área. A essas apresentações corresponderão 2 (dois) créditos cada uma.
  • Será recomendada, para obtenção do título de Doutor em Psicologia, a realização de dois semestres de Estágio Docência, em disciplinas do Curso de Graduação em Psicologia, ministradas preferencialmente pelo orientador do doutorando. A cada semestre, corresponderão 2 (dois) créditos. Para os alunos Bolsistas CAPES do Programa, essa atividade será obrigatória. Para os demais alunos, será optativa, mas bastante recomendada e estimulada uma vez que sua carga horária compõe o número de créditos optativos exigidos. Os alunos que optarem por não realizar o Estágio Docência deverão cumprir esses quatro créditos em disciplinas optativas.
  • Tese de Doutorado keyboard_arrow_down

    O doutorando deverá apresentar e defender seu Projeto de Tese, perante uma Banca Examinadora, até a quinta matrícula no Curso de Doutorado, ou seja, no máximo, até o final do quarto semestre no Curso, obtendo aprovação do mesmo. Posteriormente, deverá apresentar e defender, com aprovação, a sua tese de doutorado em até 48 meses a partir do ingresso no Curso de Doutorado, prorrogáveis por, no máximo, 6 (seis) meses. A tese de doutorado será composta por três artigos científicos, sendo, pelo menos, dois empíricos.

    PROCESSO SELETIVO

    Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

    A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


    Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
    Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


    Inscrição

    A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


    "A partir do segundo semestre de 2022, este PPG inicia o seu processo de desativação gradual."


    Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


    Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


    Valores

    Confira os valores para 2024

    PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

    São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


    Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


    *Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

    O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);


  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.
  • O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.


    Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

    Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Clarisse Pereira Mosmann

    Clarisse Pereira Mosmann

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Coordenadora do Núcleo de Estudos em Casais e Famílias (NECAF). Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Clínica Psicológica Sistêmica: dinâmica de funcionamento familiar e conjugal, Conjugalidade, coparentalidade e psicopatologia da infância e adolescência: avaliação e tratamento. Conflito Conjugal e Estratégias de Resolução de pais e filhos: Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Clínica.

    Denise Falcke

    Denise Falcke

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e Família, Doutora em Psicologia, Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos.

    Ilana Andretta

    Ilana Andretta

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Coordenadora do grupo de pesquisa Intervenções Cognitivo-comportamentais: estudo e pesquisa (ICCep). Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: habilidades sociais, sintomas emocionais, uso de drogas, e intervenções cognitivo-comportamentais em contextos de saude e educacionais.

    Janine Kieling Monteiro

    Janine Kieling Monteiro

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Coordenadora do Laboratório de Clínica do Trabalho (LABORClínica). Atua na Escola de Saúde nos cursos de Psicologia e Enfermagem. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Saúde/adoecimento mental e trabalho, Clínica psicodinâmica do trabalho, Avaliação dos Riscos psicossociais no trabalho, Assédio moral no trabalho.

    Murilo Ricardo Zibetti

    Murilo Ricardo Zibetti

    Doutor em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Coordenador do Lab MIND (Laboratório de Mensuração e Intervenções Neurocognitivas no Desenvolvimento). Atualmente desenvolve pesquisas com os seguintes temas: desenvolvimento e adaptação de medidas psicológicas para a psicoterapia e para neuropsicologia clínica, modelos de psicopatologia sob a perspectiva dimensional e transdiagnóstica, interlocução entre às neurociências, medidas psicofisiológicas e novas tecnologias aplicadas a saúde mental.

    Priscila Goergen Brust Renck

    Priscila Goergen Brust Renck

    Doutora em Developmental Psychology
    WorkID/ORCID

    Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Cognição e Saúde (LAPECS). Desenvolve investigações na área da Psicologia Clínica da Saúde, com enfoque no papel dos processos cognitivos na prevenção e promoção em saúde usando uma abordagem cognitivo-comportamental, com os seguintes temas: processos de tomada de decisão, percepção e comunicação de risco, inovação em serviços em saúde, efeito dos processos cognitivos sobre a saúde, pesquisa translacional, métodos quantitativos.

    Tagma Marina Schneider Donelli

    Tagma Marina Schneider Donelli

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1998), especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1999), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2003) e doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS. Atua principalmente nos temas ligados à gestação, parto e puerpério, maternidade e paternidade, processos relacionais e de interação do bebê com pais ou substitutos, sintomatologia precoce, fenômenos psicossomáticos na infância, intervenções clínicas em instituições de cuidado à criança, bem como em temas relacionados às áreas da saúde e hospitalar. Também trabalha com a aplicação do Método Bick em pesquisa.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também