Pós Graduação Unisinos - ENGENHARIA MECÂNICA - Presencial - São Leopoldo
Doutorado Acadêmico

ENGENHARIA MECÂNICA

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

4 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Sua pós pode ser presencial ou online, você escolhe a experiência que quer ter.
Saiba como serão as aulas na Unisinos.

Apresentação

Com foco na formação de caráter transdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisinos, em nível de Doutorado, promove a formação e qualificação de profissionais para atuar em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O PPG em Engenharia Mecânica, área de Engenharia de Energia, é recomendado pela Capes, e mantém uma relação permanente com parceiros internos e externos à instituição, além de desenvolver projetos junto a outras universidades, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Energia é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade. Dentro dessa premissa, o objetivo do programa é atingir excelência em pesquisa na área de Engenharia de Energia, refletida na qualidade dos mestres e doutores egressos, e na qualidade de sua produção científica, tecnológica e de inovação.

O PPGEM trabalha fortemente para que seus egressos sejam pesquisadores preparados para atuar nos diversos setores – indústria, academia, órgãos governamentais e não governamentais, empresas – com conhecimento e autonomia, e uma ética de proteção à vida e ao ambiente.

A partir da definição das linhas de pesquisa e da concepção do curso de forma a garantir espaço para uma visão global da energia em suas múltiplas aplicações, o PPGEM possui uma visão transdisciplinar e visa formar doutores em Engenharia de Energia com autonomia para liderar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aptos a propor, desenvolver e coordenar projetos de pesquisa científico-tecnológicos, tanto em instituições de ensino e pesquisa, como nos setores de produção de bens e serviços. A atuação deste profissional está voltada para a promoção da solução avançada de problemas, relacionados à área de concentração “Energia”, com toda a sua amplitude e possibilidades de transdisciplinaridades. As principais especialidades dos egressos do PPGEM estão nas questões relativas ao desenvolvimento e análise de sistemas térmicos e energéticos e à gestão e otimização de processos de geração e utilização de energia, assim como em eficiência energética e redução do consumo de recursos (energia, água e materiais) de processos de fabricação.

O PPGEM conta com uma ótima infraestrutura de laboratórios experimentais e de informática. Os laboratórios experimentais são equipados com sistemas de energia solar térmica e fotovoltaica, refrigeração, motores, leito fluidizado, e reator de pirolise, caracterização química, física, térmica e estrutural de materiais, entre outros. São utilizadas ferramentas avançadas de gestão, simulação e otimização, como Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), Produção mais Limpa (P+L), Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e Design Construtal.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Flávia Schwarz Franceschini Zinani

Engenheira de Alimentos, Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: energias renováveis, modelagem de sistemas, simulação e otimização de processos e Design Construtal.

E-mail: fzinani@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Área de concentração: Engenharia de Energia

A área de concentração Engenharia de Energia engloba o estudo dos processos de conversão, transmissão e armazenamento da Energia. As pesquisas se concentram na análise e otimização de sistemas térmicos, visando a obtenção de maior eficiência energética, principalmente na área de energias renováveis.  Várias ferramentas são utilizadas, como simulação computacional, ensaios experimentais, modelagem termodinâmica e estudos analíticos.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

A Linha Sistemas Térmicos e Energéticos é voltada ao estudo, à análise e à simulação de sistemas térmicos e de processos de escoamento, a fim de melhor compreender os fenômenos físicos envolvidos nos mais diversos processos. Baseado nos resultados, desenvolvimento de tecnologias mais limpas e modificações de projeto em cada sistema particular podem ser delineadas e testadas a fim de melhorar o desempenho e minimizar o consumo de energia.

A Linha Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia visa o desenvolvimento por meio da pesquisa e da inovação de sistemas energéticos a partir de técnicas de otimização, produção de energia proveniente de fonte renovável empregando sistemas solar térmico e fotovoltaico, aplicações de materiais econômica e ambientalmente mais sustentáveis, avaliação e minimização de impactos ambientais associados aos sistemas construtivos, edificações e processos industriais em geral. Buscam-se também mudanças de matérias-primas e insumos, minimização de perdas de matéria-prima e energéticas e utilização de resíduos sólidos e térmicos, em especial biomassas, para melhor aproveitamento e eficiência energética.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

DOUTORADO ESTRUTURA CURRICULAR

Para concluir o Curso de Doutorado, o aluno deverá cumprir trinta e seis (36) créditos sendo: doze (12) créditos em disciplinas obrigatórias; vinte e um (21) créditos em disciplinas optativas; incentivo a publicação de artigos em periódicos relacionados ao assunto da Tese; aprovação da Tese pela Banca Examinadora.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES

Disciplinas obrigatórias (12 créditos) keyboard_arrow_down

- Termodinâmica aplicada (3 créditos)
- Métodos Matemáticos para Engenharia (3 créditos)
- Metodologia Científica (3 créditos)
- Seminário de Tese (3 créditos)

Disciplinas optativas (21 créditos) keyboard_arrow_down

- Transferência de Calor (3 créditos)
- Mecânica dos Fluidos (3 créditos)
- Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos (3 créditos)
- Combustão (3 créditos)
- Técnicas Experimentais (3 créditos)
- Introdução à Simulação Numérica (3 créditos)
- Teoria Constructal e Design (3 créditos)
- Ebulição e Condensação (3 créditos)
- Ferramentas Avançadas em Gestão Ambiental (3 créditos)
- Eficiência Energética (3 créditos)
- Termoeconomia (3 créditos)
- Otimização de Sistemas de Energia (3 créditos)
- Energia Solar Fotovoltaica (3 créditos)
- Simulação de Edificações (3 créditos)
- Ciências dos Materiais (3 créditos)
- Energia Solar Térmica (3 créditos)
- Biomassa para Energia – Tecnologias e Meio Ambiente (3 créditos)

Trabalho de Conclusão (3 créditos) keyboard_arrow_down

Tese

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Veja as ofertas de 2021/2 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2021

INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Doutorado Acadêmico em Engenharia Mecânica:


60 parcelas de R$ 1608,33*

Financiamento próprio em até 60 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Confira o valor da parcela para o Doutorado Acadêmico em Engenharia Mecânica:


60 parcelas de R$ 1447,50*

Financiamento próprio em até 60 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Ficou alguma dúvida?

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Falar com consultor

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica tem à disposição um corpo docente composto composto por doutores com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Carlos Alberto Mendes Moraes

Carlos Alberto Mendes Moraes

Doutor em Ciências dos Materiais
WorkID/ORCID

Possui doutorado em Ciências dos Materiais pela University of Manchester Institute of Science and Technology, UMIST (Inglaterra), com mestrado e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Ufrgs. Tem ainda pós-doutorado pela Sogang University, SOGANG (Coréia do Sul). Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

Flavia Schwarz Franceschini Zinani

Flavia Schwarz Franceschini Zinani

Doutora em Engenharia Mecânica
WorkID/ORCID

Engenheira de Alimentos, Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: energias renováveis, modelagem de sistemas, simulação e otimização de processos e Design Construtal.

Jacqueline Biancon Copetti

Jacqueline Biancon Copetti

Doutora em Engenharia
WorkID/ORCID

Doutor em Engenharia pela Universidad Politécnica de Madrid. Áreas de interesse Engenharia Térmica, mais especificamente em Transferência de calor monofásica e em mudança de fase de refrigerantes em mini e micro escala, Equipamentos de troca térmica, trocadores de calor e dissipadores compactos, Refrigeração e Criopreservação de material Biológico. Energia solar térmica de concentração.

Joao Batista Dias

Joao Batista Dias

Doutor em Engenharia Mecânica
WorkID/ORCID

Licenciatura Plena em Física (PUCRS), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica (UFRGS) e Pós-Doutor (Universidade de Córsega, França). Áreas de interesse: Energias renováveis, sistemas fotovoltaicos, microrredes híbridas, novas tecnologias de células fotovoltaicas, instrumentação e projetos experimentais.

Paulo Ricardo Da Silva Pereira

Paulo Ricardo Da Silva Pereira

Doutor em Engenharia Elétrica
WorkID/ORCID

Professor e pesquisador no ittChip e Escola Politécnica da UNISINOS. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, realizou mestrado e doutorado em engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Distribuição da Energia Elétrica, atuando nas distribuidoras Certaja Energia, Rio Grande Energia e Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP) e pesquisador no INCT-GD, suas áreas de interesse são Automação e Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), Sistemas Embarcados, Tecnologias para a Saúde, Simulação, Qualidade da Energia e Indústria 4.0, Eletrificação Rural, Fontes Renováveis e Recursos Energéticos Distribuídos.

Paulo Roberto Wander

Paulo Roberto Wander

Doutor em Engenharia Mecânica
WorkID/ORCID

Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: energias renováveis, combustão e gaseificação de biomassa, uso de biocombustíveis em motores de combustão interna, eficiência energética, refrigeração e condicionamento de ar.

Regina Celia Espinosa Modolo

Regina Celia Espinosa Modolo

Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente
WorkID/ORCID

Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro/Portugal. Áreas de interesse: Biomassa agrícola e florestal, valorização de resíduos sólidos da combustão de biomassa (cinzas leves e pesadas), fenômeno de aglomeração em tecnologia de leito fluidisado.

Rejane De Cesaro Oliveski

Rejane De Cesaro Oliveski

Doutora em Engenharia Mecânica
WorkID/ORCID

Engenheira Mecânica, Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: energias renováveis, dinâmica dos fluidos computacional, reservatórios térmicos, coletores solares de tubos evacuados, processos de fusão e de solidificação

Bolsista PNPD keyboard_arrow_down

Marcos Antônio Klunk

Marcos Antônio Klunk

Doutor em Ciências
WorkID/ORCID

Graduação em Química Industrial (PUCRS), mestrado em Engenharia de Materiais (PUCRS) e doutorado em Ciências (UFRGS).

INFRAESTRUTURA

Confira também