Unitec dá o pontapé inicial na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Um olhar amplo para a ciência, inovação, tecnologia e história do Brasil: a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT) iniciou a sua programação na segunda-feira, 17, com uma série de atividades pelo campus da Unisinos. Organizada pela Unitec, a iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é mobilizar crianças e jovens em torno de temas de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, inovação e atitude científica.

Pela manhã, estudantes do 8º e 9º ano da rede municipal de São Leopoldo assistiram a palestra "Centenário da Independência". Na sequência, participaram de uma visita à coleção de obras raras da Biblioteca da Unisinos e ao Espaço Memória Sacra. No Portal de Inovação, alunos de ensino médio do Senac estiveram presentes na atividade "A ciência e a tecnologia sob o olhar dos brasileiros", além de conferirem de perto os ambientes do itt Performance e itt Oceaneon.

Já na parte da tarde, turmas do 8º e 9º ano foram recebidas no Portal de Inovação para a palestra "As instituições de CT&I hoje no Brasil" e seguiram para o itt Chip. Enquanto isso, simultaneamente na Unitec, estudantes do Senac conheceram um pouco mais da atuação das empresas que compõem o ecossistema do Tecnosinos: o sócio da Eagle Care, Moisés Lima, falou sobre a experiência de desenvolver uma solução para telemedicina e a V4 Company abriu as portas para um tour pelo seu escritório.

A programação da SNCT segue até 21 de outubro com palestras, oficinas e visitações aos espaços da Unisinos, ecossistema do Portal de Inovação, Institutos Tecnológicos e às empresas sediadas no Tecnosinos. São esperados no campus aproximadamente mil alunos do 8º e 9º ano do fundamental, ensino médio, técnico e EJA.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada anualmente desde 2004 durante o mês de outubro, sob coordenação do MCTI. Em parceria com o CNPq, o evento conta com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A edição deste ano tem como tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil" e integra discussões sobre esse processo histórico na construção e desenvolvimento do país.

PORTAL DE INOVACAO.png