Image

Uma imersão na história: estudantes visitam o Memorial Jesuíta Unisinos e o Espaço Memória Sacra durante a 19ª SNCT

A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 (SNCT), organizada pela Unitec, segue com atividades no campus da Unisinos São Leopoldo. Entre os destaques da programação, as visitas ao Memorial Jesuíta e ao Espaço Memória Sacra tem chamado atenção dos estudantes.

Recebidos pelo professor e curador do Memorial Jesuíta, Padre Felipe de Assunção, estudantes do 8º e 9º ano da rede municipal de São Leopoldo são guiados ao acervo de obras editadas entre os séculos XV e XIX, encontradas apenas nas bibliotecas mais especializadas do mundo. Na coleção, está uma das primeiras cópias da Enciclopédia Francesa, que foi vista pelos jovens.

No Espaço Memória Sacra, junto ao saguão da Biblioteca, os estudantes são apresentados à história dos Sete Povos das Missões e dos jesuítas em São Leopoldo. Nesta atividade, eles conferem de perto obras, estátuas e objetos religiosos antigos.

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, conversou com os alunos em um dos dias da programação e salientou que a visitação aos espaços é uma maneira de entender a história da sociedade. Ainda destacou a importância do acesso à educação. "Universidade é pensar com criatividade. Se nós não temos liberdade para pensar com criatividade, não temos processos que podem coincidir com inovação", explicou.

O secretário Municipal de Educação de São Leopoldo, Ricardo Fernandes da Luz, saudou a SNCT como uma oportunidade que abre portas para os estudantes. "Não podemos mais pensar a educação sem tecnologia. Essa conexão com a Universidade é fundamental para despertar nos jovens um futuro que envolva a ciência e a inovação", pontuou.

PORTAL DE INOVACAO.png