Image

Representantes da prefeitura de Gravataí realizam imersão nos espaços de inovação da Unisinos

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, realizou na terça-feira, 25, uma imersão nos espaços de inovação da Unisinos com o objetivo de conhecer os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pela Universidade.

Durante a manhã, o grupo foi recebido no Portal de Inovação, conferiu a estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e visitou os Institutos Tecnológicos. Na ocasião, os representantes da prefeitura de Gravataí também participaram de uma reunião sobre os projetos das Escolas Unisinos.

Na parte da tarde, foi a vez de conhecer o Tecnosinos. No Auditório da Unitec, a comitiva foi recepcionada pelo gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, que falou sobre a atuação do Parque Tecnológico. "Ao longo desses anos, conquistamos a perpetuidade do Parque e alcançamos a regularidade das ações independentemente das transições de governança. Isso acontece em virtude da nossa constância de propósitos", explicou.

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, ressaltou a importância da articulação entre poder público, universidades e setor produtivo. "Os avanços tecnológicos estão conectados com o conhecimento acadêmico, por isso acreditamos nesta união para a busca de soluções que gerem riqueza e desenvolvimento para todos", afirmou.

Os sócios da Eagle Care e da Silo Verde também apresentaram ao grupo as soluções desenvolvidas pelas suas startups. Fechando a programação, a comitiva foi recebida na empresa SKA.

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, considerou a imersão positiva. "Já temos uma parceria importante com a Unisinos e a Unitec para aceleração de startups, mas essa aproximação que aconteceu hoje é fundamental. Conhecer as soluções desenvolvidas pela Universidade pode nos ajudar em demandas importantes do município", finalizou.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), João Maria de Campos, o secretário municipal de Saúde (SMS), Régis Fonseca, o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SEMURB), Guilherme Ósio, o secretário Municipal adjunto de Educação (SMED), Guilester Neves, o secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Diego Moraes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR), Cláudio Santos, a procuradora geral do Município (PGM), Janaina Balkey e o diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG), Rafael Evaldt.

PORTAL DE INOVACAO.png