itt Nutrifor impulsiona a inovação na indústria de alimentos e bebidas

Instituto desenvolve projetos para atender as necessidades das empresas

Com olhar atento às demandas do mercado, o Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde – itt Nutrifor, vem ao longo de sua trajetória atuando na pesquisa e no desenvolvimento de produtos para a indústria de alimentos e bebidas. O grupo técnico multidisciplinar do Instituto, formado por profissionais da área da nutrição, gastronomia, agronomia e tecnologia e engenharia de alimentos, busca soluções inovadoras pensando em saudabilidade, segurança, praticidade e sustentabilidade.

Por meio de análise crítica de cada demanda, são elaborados projetos personalizados para atender as empresas e oportunidades de mercado. Entre as soluções oferecidas estão o desenvolvimento de novos produtos ou melhoria de algum já existente, estudos de vida de prateleira (shelf-life), pesquisa de mercado e rotulagem de alimentos, além de análises físico-químicas e microbiológicas realizados em laboratório com equipamentos de ponta, com destaque para o de microbiologia que possui acreditação na ABNT NBR ISO/IEC 17025 – 1388.

Esses diferenciais qualificaram o itt Nutrifor para desenvolver, dentre outros, 3 importantes projetos no ano de 2022: a elaboração de refrigerante, vinho e espumante de pitaya, a ideação de um novo produto para uma das linhas de chocolate da Neugebauer e o hambúrguer de carne cultivada.

O coordenador do itt Nutrifor, Valmor Ziegler, ressalta a missão do Instituto de impulsionar a inovação. "Auxiliamos as empresas a estarem alinhadas às tendências de mercado. Ecossistemas de inovação como o nosso são importantes para fortalecer a cadeia produtiva de alimentos e bebidas, contribuindo para a segurança e qualidade dos produtos", explica.

O itt Nutrifor já entregou mais de 450 produtos, impactando mais de 170 empresas. Um dos próximos objetivos é ampliar a atuação nos segmentos do agronegócio, fitoterápicos, nutracêuticos e nutricosméticos. Empresas interessadas em receber o suporte tecnológico do Instituto, podem entrar em contato pelo telefone (51) 3590 8534 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para conhecer o escopo de serviços, infraestrutura e equipe, é possível acessar o site aqui.

Conheça os projetos que se destacaram em 2022

Refrigerante, vinho e espumante de pitaya

A partir de uma demanda do município de Sério, no Vale do Taquari, o itt Nutrifor elaborou três novos produtos à base da pitaya: refrigerante, vinho e espumante. A cidade adotou o cultivo da fruta para diversificar a agricultura familiar como uma nova opção de renda e buscou o Instituto para desenvolver um projeto inovador.

Workshop de ideação de produto para a Neugebauer

O itt Nutrifor está desenvolvendo, desde a etapa de ideação, um novo produto para uma das linhas de chocolate da Neugebauer. Este projeto está em fase de prototipagem.

Hambúrguer de carne cultivada

Em parceria com a empresa Cellva, o itt Nutrifor está desenvolvendo um hambúrguer com carne cultivada. A Cellva é a responsável pela produção da carne cultivada e o Instituto apoia na prototipagem dos produtos, realizando a análise da qualidade nutricional e da segurança do alimento.

Formação de Mestres

Além dos projetos personalizados e serviços oferecidos, o itt Nutrifor também contribui para a formação de Mestres por meio do Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos. Até o final de 2021, foram formados 82 profissionais, que hoje atuam em cargos de destaque na docência em Universidades, nas indústrias da área de alimentos, hospitais, clínicas e como servidores públicos.

PORTAL DE INOVACAO.png