Image
itt Chip recebe visita da nova Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Na manhã da última quinta-feira, 26, o Instituto Tecnológico de Semicondutores - itt Chip recebeu a nova Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp. O encontro estava no roteiro de uma série de visitas feitas pela Secretaria em aproximações com institutos, empresas e principais atores do segmento de semicondutores.

O coordenador do itt Chip, Celso Peter, explicou a atuação do Instituto e apresentou os produtos desenvolvidos pelos pesquisadores, como encapsulamento de chips e sensores para área da saúde. A Secretária conheceu de perto a estrutura do local, passando pelos laboratórios, design center e sala limpa.

Entre os assuntos abordados na ocasião, a qualificação de talentos foi um dos destaques. De acordo com Peter, suprir a falta de projetistas é uma das questões urgentes. "Acelerar a formação de profissionais em todos os níveis, desde a graduação até a pós-graduação, é essencial para o crescimento das empresas de semicondutores instaladas", afirmou Peter.

A Secretária ressaltou a importância da criação de políticas públicas de atração de novas empresas e de incentivos para o setor. "Estamos iniciando o nosso planejamento da pasta pensando em áreas estratégicas para o futuro do Estado. Os semicondutores estão no nosso radar e o itt Chip é peça fundamental para este segmento, em razão de suas competências e experiência em conectar a universidade e empresas", destacou.

Também participaram do encontro o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Pe. Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro e Jóice Müller, da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unisinos.

Sobre Simone Stülp

É formada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem mestrado e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia e pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, diretora do Tecnovates – Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates e diretora de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Em Lajeado, atuou como articuladora do movimento Pro_Move Lajeado. Foi diretora Administrativa da Rede de Ambientes de Inovação do RS (Reginp) e presidiu o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do qual permanece como membro.

PORTAL DE INOVACAO.png