U-Education: Programa de Desenvolvimento de Currículo Bilíngue Integrado para Educação Básica da Unisinos

Crédito: Divulgação

A Unisinos constituiu, em 2019, uma equipe de professores para o desenvolvimento de um programa de assessoria a escolas de educação básica com foco na construção e implementação de currículos bilíngues. Formou-se, assim, a equipe da U-Education.

Como diferencial da U-Education está a construção de um processo colaborativo e que considera e valoriza a identidade de cada colégio atendido pelo programa, que se organiza a partir de três pilares: formação, curadoria e acompanhamento. A formação tem como públicos-alvo gestores, educadores e colaboradores de cada colégio. No caso da formação, o foco é o desenvolvimento de competências de gestão e de docência para o desenvolvimento de práticas e a atuação em escolas com currículo bilíngue em contextos multilíngues.

Atualmente, a U-Education atua com escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE), localizadas em diferentes estados do Brasil. A parceria firmada entre a RJE e a Unisinos acontece no contexto do Programa Cidadania Global da Rede Jesuíta de Educação. No momento, o programa trabalha na assessoria de 11 escolas e na formação de 96 gestores e 825 educadores, impactando 8.466 alunos.

Esse programa traz para a Unisinos, a oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, novos recursos tecnológicos, entre outros, articulando diferentes setores da Universidade para a busca pelo melhor atendimento a todas as dimensões trabalhadas.

Para saber mais sobre o Programa, acesse unisinos.br/bilingue.