Unisinos recebe professores da Universidade de Rio Verde e Rede Jesuíta 

Ação faz parte da 1ª imersão presencial dos alunos do Dinter em Educação da Unisinos, UniRV e Rede Jesuíta

Crédito: Gabriele Rech

Na última semana, a Unisinos recebeu a 1ª imersão presencial dos alunos do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, realizado em parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV) e a Rede Jesuíta. 

Ao longo da semana, os estudantes tiveram aulas nos turnos da manhã e da tarde, além de momentos de integração com colegas de outras turmas do Programa de Pós-Graduação em Educação, incluindo representantes da Rede Sagrado e da própria Unisinos.  

A imersão contou com o acompanhamento do professor Rodrigo da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, e da professora Betina Schuler, coordenadora do Dinter.  

Crédito: Gabriele Rech

O encontro proporcionou uma vivência intensa de trocas acadêmicas, experiências e aprendizados, fortalecendo os laços entre as instituições e enriquecendo a formação dos doutorandos. “Ter contato com os professores foi muito importante. Nosso momento online é sempre produtivo, mas o olho no olho é diferente. O acolhimento que recebemos desde o primeiro momento foi incrível”, destacou Ricardo Padilha, professor da UniRV. 

Segundo ele, a diversidade de formações acadêmicas da turma trouxe uma riqueza especial às discussões. “Temos uma turma grande, com áreas de formação diferentes, o que faz com que cada um interprete os textos e leituras de maneiras diversas. Essa pluralidade enriqueceu muito os diálogos.” 

Para Sandra Vergara, doutoranda da Unisinos, a imersão foi uma oportunidade única de aprendizado por meio do compartilhamento de experiências. “O mais marcante para mim foram as conversas com os colegas da UniRV, que compartilharam suas pesquisas e vivências. Ontem, por exemplo, no grupo de pesquisa, recebi várias contribuições deles que já me ajudaram a fazer alterações na minha própria pesquisa”, contou. 

Sandra ainda destacou a importância do contato com pessoas de diferentes regiões do país. “Por mais que não seja um encontro internacional, conversar com colegas de outros estados também promove trocas e crescimento. É muito legal sentar com pessoas de lugares distintos, que pensam e se expressam de formas diferentes. Isso acrescenta muito para nós, tanto como profissionais quanto como seres humanos.” 

Da turma da Rede Jesuíta, Tiago Agostinho reforçou como esses encontros contribuem não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o crescimento profissional e pessoal. “Quando a gente se une aqui, conseguimos, além de conhecer nossos colegas, interagir com orientadores e professores, criando um caminho de pesquisa e trocas, que é o grande objetivo da área acadêmica. Essas imersões nos ajudam a conhecer novos autores, metodologias e formas de pensar, o que aprofunda a nossa pesquisa e o nosso aprendizado.” 

Ele ainda destacou a experiência de vivenciar a Unisinos como um espaço de formação contínua. “Foi muito interessante viver esse clima universitário. Como educador, preciso estar sempre aprendendo para educar melhor. Estar dentro da Universidade permite ver isso na prática, além de fortalecer a interação entre as equipes, algo fundamental para nosso desenvolvimento enquanto profissionais da educação”, finalizou 

Crédito: Gabriele Rech

Mais do que um momento de aprendizado, a imersão presencial se tornou um espaço de diálogo, construção coletiva e crescimento mútuo, reforçando o compromisso da Unisinos em promover formação qualificada e colaborativa, integrando instituições e ampliando redes de pesquisa. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar