No último sábado (1), a Unisinos foi palco da XXIV edição da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQRS). Realizada no Campus São Leopoldo, a atividade marcou a aplicação das provas da segunda fase da competição, reunindo jovens talentos da Química de diversas regiões do estado.
A OQRS é voltada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do 4º ano Técnico, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Rio Grande do Sul. Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), a Olimpíada conta ainda com o apoio de diversas instituições educacionais gaúchas.
A professora Janice da Silva, coordenadora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Unisinos, integra a comissão organizadora da OQRS. “A Unisinos participa da organização da Olimpíada desde 2013, como parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química. Acreditamos que essa iniciativa é essencial para revelar futuros profissionais da área. Nesta edição, recebemos mais de 150 alunos da região, distribuídos em três modalidades de prova: M1 (9º e 1º ano), M2 (2º ano) e M3 (3º ano do Ensino Médio e 4º Técnico)”, destacou a professora.
Os participantes foram recebidos pela professora e por graduandos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, incluindo bolsistas do Edital Talentos RS. Enquanto os estudantes realizavam as provas, familiares e professores foram acolhidos em um espaço preparado especialmente para o momento, reforçando o caráter educativo e acolhedor do evento.
A parceria entre Unisinos e a Associação Brasileira de Química reforça o compromisso da Universidade com o incentivo à ciência, à educação básica e à formação de novos talentos na área da Química, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.