Unisinos presente na Missão Anprotec 

Crédito: Divulgação

O reitor, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, e o diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e gestor executivo do Parque Tecnológico em São Leopoldo (Tecnosinos), Silvio Bitencourt da Silva, integraram a delegação brasileira, composta por 32 representantes de sete estados, em agenda técnica da Missão Internacional Anprotec na Suíça e Luxemburgo. A missão contou com o apoio da FINEP, no âmbito do Edital Parques Tecnológicos, e do SEBRAE RS. 

Foram 12 dias de programação intensa, visitando os ecossistemas de inovação da Suíça – país que ocupa a 1.ª posição no ranking dos países mais inovadores do mundo, segundo o Global Innovation Index (2022) -, em 15 agendas, que se concentraram em quatro localidades: Zurique, Basel, Zug e Argóvia. A programação encerrou-se em Luxemburgo, onde, além da programação com Embaixada e a LuxInnovation, participaram da 40.ª Conferência IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), tendo a oportunidade de criar conexões, adquirir aprendizados e expandir o conhecimento. 

O Reitor avaliou sua experiência nesta edição. “Em ambas as agendas, na Suíça e em Luxemburgo, o tema da relação entre a universidade e o processo de inovação que efetiva a transferência de conhecimento da pesquisa para a geração de empreendimentos prósperos e sustentáveis, esteve em contínua evidência. Importante compreender a transformação da pesquisa em empreendimentos como um dos impactos sociais possíveis e necessários. Surpreendeu-me positivamente que quase a totalidade das startups premiadas no Industrial Day, evento ocorrido na universidade de Basel, teve a sustentabilidade ambiental e a redução de carbono como substrato e meta. Trouxemos, além de contatos, a convicção de que o Tecnosinos e a Unisinos estão no nível internacional de qualidade”, afirmou. 

O Diretor da Unitec e Gestor Executivo do Tecnosinos também comentou sobre o evento. “Foi uma experiência que trouxe aprendizados significativos sobre ambientes de inovação e instituições que atuam em apoio ou no desenvolvimento de inovações, como parques tecnológicos e ambientes de inovação e as megatendências que moldarão seu futuro, permitindo aprimorar a estratégia do Tecnosinos, gerar novas oportunidades de internacionalização para as empresas residentes e para todo o ecossistema de inovação do Vale do Rio dos Sinos”, finalizou. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar