Unisinos participa de plenária sobre inovação tecnológica e crescimento sustentável 

Crédito: Fórum Democrático do RS

Na manhã desta sexta-feira, 19/09, a Unisinos, campus de Porto Alegre, sediou a plenária Inovação Tecnológica e o Crescimento Sustentável no Rio Grande do Sul, promovida pelo Fórum Democrático 2025 e pela Frente Parlamentar da Microeletrônica. O evento reuniu representantes do setor público, privado e acadêmico para discutir estratégias de fortalecimento da inovação e da indústria de semicondutores no estado, com foco em políticas públicas e no estímulo a ecossistemas de tecnologia. 

O encontro teve como principal palestrante o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luiz Antônio Elias, que apresentou um panorama histórico da atuação da instituição no incentivo a diversas frentes ligadas à inovação. Elias também trouxe informações sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), destacando como os recursos podem ser utilizados para fomentar projetos estratégicos. Além disso, compartilhou números que demonstram o percentual de investimentos destinados ao Rio Grande do Sul, reforçando a importância do estado no cenário nacional. 

Após a palestra, especialistas convidados participaram como comentaristas, trazendo diferentes perspectivas e sugestões para fortalecer as ações da Finep e impulsionar a inovação no estado. Entre os participantes esteve Sandro Rigo, pesquisador em Inteligência Artificial e diretor de Pesquisas, Pós-graduação e Inovação da Unisinos, que destacou a importância da instituição federal no desenvolvimento de projetos estratégicos conduzidos pela Universidade. 

“Em especial, pela Unisinos, foi destacado o papel relevante que a Finep possuiu para a construção e manutenção de diversas iniciativas importantes. Uma delas é o Portal da Inovação, que atua como um hub para conexão entre empresas e academia, promovendo capacitações em inovação e eventos colaborativos que reúnem pesquisadores e empresas, como STIHL e Tramontina”, ressaltou. 

Sandro também apresentou os Institutos Tecnológicos da Unisinos (itts), criados com apoio da Finep e que atuam em áreas estratégicas, como o itt Oceaneon em micropaleontologia, itt Nutrifor em alimentos, itt Fuse em segurança funcional, itt Performance em construção civil e o itt Chip em semicondutores. 

“Esses institutos têm papel fundamental para o desenvolvimento da região, com resultados já consolidados. Atualmente, atendem a mais de 990 clientes, entregando soluções em produtos, projetos e serviços que fortalecem o ecossistema de inovação”, ressaltando ainda a necessidade de apoio contínuo da Finep para a manutenção e ampliação dessas iniciativas. 

Além da Unisinos, a plenária contou com representantes da Fapergs, Fiergs, Ceitec e outras universidades, que compartilharam experiências e sugeriram melhorias nas ações de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. 

O evento reforçou que a inovação tecnológica é um pilar estratégico para o futuro do Rio Grande do Sul, promovendo a integração entre universidades, empresas, governo e sociedade. Essa colaboração tem como objetivo impulsionar soluções sustentáveis e promover um desenvolvimento democrático, capaz de gerar impacto econômico, social e ambiental de forma equilibrada e duradoura. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar