Unisinos é referência nacional entre as universidades do país e tem 17 cursos em primeiro lugar no RS

Dados foram divulgados no Ranking Universitário Folha 2025

Crédito: Arthur Wotmann

Mais uma vez, a Unisinos reafirma seu protagonismo nacional em educação ao se destacar no Ranking Universitário Folha 2025 (RUF), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no país. O resultado reforça o papel da instituição na formação acadêmica, na pesquisa, na inovação e no impacto social junto às comunidades onde está presente.

No ranking, a Unisinos figura entre as melhores universidades privadas do Brasil: está entre as quatro mais bem avaliadas do país e entre as duas primeiras do Rio Grande do Sul. Essa conquista é resultado de mais de 50 anos de história e do compromisso institucional com a excelência acadêmica em todas as suas dimensões.

Crédito: Arthur Woltmann

Para o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Gustavo Borba, a conquista reflete a força e a relevância da Unisinos em diferentes áreas do conhecimento. “A Universidade é muito mais do que um conjunto específico de cursos ou de áreas; é um ecossistema que se relaciona com a sociedade, com as empresas e com o mercado. E quando alcança esse tipo de reconhecimento, mostramos uma das principais entregas que uma universidade pode dar para a sociedade: uma formação de relevância e de alto impacto”, afirma.

Excelência acadêmica

O RUF 2025 avaliou instituições brasileiras com base em cinco indicadores — Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização — valores que permeiam a formação de cada estudante da Unisinos. Essa abordagem integrada prepara profissionais capazes de atuar com excelência e criatividade em um mundo cada vez mais global e dinâmico.

Crédito: Melissa Alves

Com essa trajetória, a Unisinos reafirma seu compromisso em formar pessoas preparadas para transformar realidades, impulsionar o desenvolvimento e contribuir para uma sociedade mais inovadora, inclusiva e sustentável. A cada nova conquista, a Universidade fortalece seu papel como agente de mudança e referência nacional em educação.

Formação integral e impacto social

O levantamento do RUF 2025 ainda aponta 17 cursos da Unisinos como os melhores do Rio Grande do Sul entre as universidades privadas: Arquitetura e Urbanismo, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Design, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Filosofia, Física, Letras, Nutrição e Relações Internacionais.

Com cursos que promovem a formação integral da pessoa humana, a Unisinos é um espaço de investigação científica, tecnológica e de educação continuada, com uma abordagem transdisciplinar, fundada nos princípios da tradição jesuíta. Por meio das ações extensionistas, os estudantes vivenciam experiências práticas alinhadas às demandas reais da sociedade.

A cada semestre, mais de 300 turmas da graduação realizam atividades extensionistas, desenvolvendo projetos diversos em diálogo com a sociedade por meio de instituições, iniciativas ou territórios. Na Unisinos, todos os cursos possuem carga horária dedicada a essas experiências. São mais de dois mil alunos elaborando propostas de impacto social em constante interação com a comunidade. Além disso, o Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão da Universidade foi criado para atuar como HUB de articulação de projetos e ações voltados à inovação social, oferecendo suporte a professores e coordenadores na articulação e desenvolvimento de iniciativas em diferentes espaços.

Comprometida com uma formação acadêmica conectada às necessidades sociais e ao desenvolvimento sustentável, a Unisinos conduz iniciativas que inserem os estudantes no mercado de trabalho e estimulam a construção de um futuro mais justo, inclusivo e responsável. Atualmente, a Universidade conta com nove projetos sociais, com cerca de 28 mil atendimentos realizados anualmente.

Um exemplo é o Programa de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS), que há 30 anos presta serviços à comunidade do Vale do Sinos e oferece campo de prática para alunos de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, além de parcerias com os cursos de Direito e Medicina.

Crédito: Cesar Lopes

Também se destaca o Programa de Práticas Sociojurídicas (Prasjur), que integra formação e responsabilidade social ao oferecer estágios e atividades práticas para estudantes de Direito, Serviço Social e Psicologia, ao mesmo tempo em que presta assistência jurídica gratuita a pessoas em situação de vulnerabilidade em São Leopoldo.

Um ecossistema com presença global

Com atuação local e global, a Unisinos mantém parcerias com 150 instituições em 30 países, que fortalecem a pesquisa e permitem o intercâmbio científico de alunos e pesquisadores. Entre as mais recentes está a parceria com a East China Normal University (ECNU), em Xangai, que amplia possibilidades de colaboração em pesquisa aplicada, inovação e empreendedorismo.

Crédito: Divulgação

Outras parcerias relevantes incluem a UAS7 — consórcio de sete universidades alemãs, como a FH Münster — que recebe estudantes para estágios e programas de mobilidade acadêmica, além de apoiar iniciativas como o Moving the Cities e o Global Climate Collective, envolvendo acadêmicos no desenvolvimento de soluções para desafios reais. A colaboração com a Universidad de Deusto (Espanha) também fortalece as ações internacionais da Unisinos em inovação e educação.

Tecnosinos: inovação com impacto global

A Unisinos abriga ainda o Tecnosinos, o melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil, reconhecido pelo Prêmio Anprotec. Com mais de 25 anos de história, é a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos estudantes, com 110 empresas — 60 consolidadas e 50 startups — que geram mais de 8 mil empregos diretos. O ecossistema abriga empresas de três países: Alemanha, Coreia do Sul e Índia.

Crédito: Rodrigo W. Blum

No seu ambiente de inovação, o parque também conta com a Unitec, incubadora que apoia startups com infraestrutura, mentoria e suporte à captação de recursos, além de contribuir para a internacionalização da Unisinos ao atrair empresas estrangeiras e apoiar negócios brasileiros em expansão internacional.

O Ecossistema de Inovação da Unisinos fortalece sua presença global com 17 parcerias estabelecidas em 12países, sendo a mais recente um acordo firmado com o China-BRICS Science and Innovation Incubation Park for The New Era (China-BRICS SIIP), parque localizado em Xiamen, que se destaca internacionalmente por seu ecossistema colaborativo de pesquisa. Voltado à cooperação acadêmica e ao desenvolvimento de projetos em alta tecnologia, o acordo permite que os empreendimentos inovadores incubados na Unitec, inclusive de alunos, desenvolvam conexões de negócios e aprendizados com os BRICS a partir da China-BRICS SIIP.

O Tecnosinos integra a Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP) e é credenciado na European Network of Research and Innovation Centres and Hub (Enrich), que possibilita a captação de recursos para projetos empreendedores em parceria entre a Europa e a América Latina. Além disso, está inserido no Programa Spider, habilitado ao Twinning Programme com o Connect 5 de Portugal, voltado ao intercâmbio de conhecimento e oportunidades de negócios no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Ambientes de inovação e sustentabilidade

A forte atuação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) se materializa também nos cinco institutos tecnológicos — itt Chip, itt Oceaneon, itt Fuse, itt Nutrifor e itt Performance. Os itts ampliam a aplicação do conhecimento gerado na Universidade, beneficiando diversos setores industriais e fortalecendo a formação prática dos alunos, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Juntos, os institutos já realizaram mais de 100 projetos. Em um deles, o projeto Antártica, conduzido pelo itt Oceaneon, pesquisadores realizam a análise de sedimentos coletados em expedições nos últimos quatro anos para compreender a evolução climática dos últimos 100 milhões de anos, com coletas também em alto mar e na Patagônia chilena. As pesquisas contribuem para investigações sobre a história geológica do Atlântico Sul.

Crédito: Divulgação

Em seu projeto mais recente, o itt Chip participa do desenvolvimento de um microinversor solar, que consiste em um chip instalado diretamente em cada painel e transforma a energia gerada pelo sol no mesmo tipo de energia usada nas tomadas de casa. Diferente dos sistemas tradicionais, que dependem de um aparelho grande para converter a energia de todos os painéis ao mesmo tempo, esse novo produto faz a conversão individualmente, painel por painel, trazendo mais eficiência e segurança. Em parceria com uma empresa da área, responsável pelos componentes internos do microinversor, o itt Chip desenvolve um encapsulamento compacto que integra todas essas partes em um único dispositivo.

A Unisinos conta ainda com o Portal de Inovação, um living lab que conecta Universidade, empresas, governo e sociedade, estimulando o desenvolvimento colaborativo de soluções práticas e tecnológicas. Com uma equipe especializada, o Portal disponibiliza espaços, métodos, metodologias e ferramentas para o processo de inovação.

Compromisso sustentável

Comprometida com a sustentabilidade, a Unisinos possui certificação ISO 14001 nos dois campi, sendo a primeira universidade da América Latina a receber esse reconhecimento, e desde 2021 é um dos hubs do ODS 11 da Agenda 2030 da ONU, dedicado à construção de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os campi da instituição refletem essa integração entre natureza, ciência e tecnologia. O campus de São Leopoldo reúne laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios e uma das maiores bibliotecas universitárias da América Latina, com 783 mil itens, além de espaços de convivência e estudo integrados à natureza. Já o campus de Porto Alegre conta com uma torre educacional de oito andares, com espaços para estudo e laboratórios que incentivam a construção coletiva do conhecimento, o Espaço Unisinos, uma opção para relaxar entre as aulas, e o Teatro Unisinos, espaço que pode assumir tanto o aspecto de uma sala de concerto quanto o de um teatro italiano.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar