Unisinos é líder em Ensino e Pesquisa no ranking Campeãs da Inovação

Universidade foi reconhecida no levantamento promovido pelo Grupo Amanhã

Crédito: divulgação

A Unisinos conquistou um importante reconhecimento entre as 50 companhias mais inovadoras do Sul do Brasil, segundo o ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã e realizado com o apoio técnico do IXL Center, de Cambridge, MS, USA. A Universidade é líder na categoria especial Ensino e Pesquisa na 19ª edição da premiação. O anúncio aconteceu em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 14/07, no Instituto Caldeira.

O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, destaca que o prêmio evidencia a atuação da Unisinos. “Esse reconhecimento da contribuição da Unisinos como instituição inovadora expressa a forte conexão entre pesquisa e fortalecimento do ecossistema de inovação. Também reforça o papel da Universidade para assegurar processos sólidos de inovação”, afirma.

“A premiação é o retrato de um momento importante da Universidade, pois reflete seu posicionamento diante das novas demandas em relação ao papel que desempenha em sociedade. A inovação torna-se um imperativo neste caminho, que passa pelo equilíbrio dinâmico entre a manutenção da excelência acadêmica e o trabalho colaborativo com diversos públicos de interesse, gerando impacto social”, analisa o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt.

Pesquisa e produção de conhecimento

A produção de conhecimento por meio da pesquisa está presente na Unisinos desde a sua fundação, em 1969, com constante evolução em nível de importância. Tradição que é mantida pelo trabalho de qualidade realizado por profissionais competentes e comprometidos com seu tempo. A instituição investe em ensino, pesquisa e extensão. Seu empenho e qualidade são reconhecidos pela sociedade e atestados por acreditadoras nacionais e internacionais.

Para a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura Corcini Lopes, o prêmio ratifica, ainda mais, a importância da inovação tecnológica, social e ambiental fomentada e desenvolvida na Universidade. “É por meio da geração de conhecimento novo e da promoção do diálogo entre as áreas e os níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado) que investimos nossas energias na melhoria das condições de vida em todas as suas formas de expressão e habitat”, pontua.

Os Programas de Pós-Graduação contam com 66 linhas de pesquisa, que funcionam como balizadoras e mantenedoras do desenvolvimento de práticas de inovação do conhecimento. Atuação que evidencia a articulação das áreas e sua interpretação nos PPGs, dos projetos de pesquisa transversais e dos 89 grupos de pesquisa da Instituição, responsáveis pela produção e por mecanismos de transmissão do conhecimento produzido para a sociedade. Atualmente, tem mais de 400 projetos de pesquisa em seus Programas, com mais de 4 mil pessoas envolvidas. Além disso, mais de 1.550 alunos de estrito senso, quase mil docentes, aproximadamente 430 bolsistas de Iniciação Científica de Graduação além de muitos participantes externos, egressos e pós-doutores.

Estímulo à inovação e empreendedorismo

Tecnosinos

Criado há mais de duas décadas e sediado na Unisinos, o Parque Tecnológico São Leopoldo constitui-se em um ambiente de inovação que potencializa o empreendedorismo inovador. O Tecnosinos estimula novas economias na área de tecnologia e auxilia o desenvolvimento sustentável da região, gerando empregos diretos de alto valor, aumento da arrecadação e consolidação de uma cultura empreendedora.

Prêmio Roser

Uma das maratonas mais desafiadoras de empreendedorismo, o Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação tem o objetivo de impulsionar a criação de iniciativas por meio de projetos de pesquisa. A competição incentiva jovens a transformar suas ideias em soluções para o mercado.

O prêmio é promovido pela Unisinos, por meio da Unitec e do Tecnosinos. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Brasil, além de professores, funcionários da Universidade e de empresas do Parque Tecnológico.

Parceria com SebraeX

Em constante movimento, o Parque Tecnológico São Leopoldo busca estreitar a relação entre o conhecimento gerado na Universidade e o empreendedorismo inovador. Um exemplo desse esforço é a parceria estabelecida com o SebraeX. A iniciativa prevê a realização de uma série de capacitações e projetos ao longo de 2023 que irão potencializar o desenvolvimento de novas startups e empresas de base tecnológica, ampliando o suporte e os serviços ofertados para as incubadas.

Uma das primeiras ações, fruto desta parceria, é o evento TecXp TECNOSINOS – Powered by SebraeX. Voltado para estudantes, o hackathon promove uma maratona de inovação em dois dias de competição.

Sobre o prêmio Campeãs da Inovação

O ranking Campeãs da Inovação utiliza o Innovation Management Index, metodologia do Gimi – Global Innovation Management Institute – organização global sem fins lucrativos criada por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação de vários países.