Unisinos agora conta com uma sala de amamentação 

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última terça-feira (18), foi inaugurado, no campus de São Leopoldo, a sala de amamentação, um espaço que foi criado pensando no bem-estar de quem precisa amamentar, trocar o bebê ou armazenar o leite. A sala conta com poltronas, trocador, pia e geladeira para armazenamento. Ela fica disponível para utilização durante todo o tempo de funcionamento da Unisinos. 

A enfermeira Rosana Zeferino, conta que a Unisinos entende a necessidade de proporcionar um ambiente acolhedor e confortável para que as mulheres possam retirar o leite e armazená-lo de forma segura e ofertar em outro momento para seu bebê. “Acompanhamos as colaboradoras durante gestação e os benefícios da amamentação é uma pauta recorrente em nossas oficinas, acreditamos que a sala de amamentação é um estímulo para o retorno ao trabalho ou a vida acadêmica”, explica. 

Rosana também comenta que hoje, a Unisinos possui 16 colaboradoras, entre  gestantes e puérperas em licença maternidade, além da comunidade acadêmica, que utilizarão da sala. “A amamentação é um ato de amor e cuidado e o peito pode ser ofertado para o bebê em qualquer local, mas se for do interesse da mulher, a amamentação pode ser realizada na sala que também conta com um espaço para realizar troca de fraldas”, salienta. 

A auxiliar técnica do itt Nutrifor e gestante, Kerolyn Cabral, acha muito bom ter um espaço como esse na Unisinos. “Ter um local seguro e higiênico para realizar a extração traz mais segurança na hora de ofertar o leite extraído. Além disso, o local ficou bem aconchegante, bonito e confortável, o que tornará esse momento mais prazeroso”, afirma.   

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Gerente de Controladoria e primeira mãe a usufruir do espaço, Kelim Sprenger, conta que para ela a amamentação envolve muito mais que nutrir, pois é um momento único de conexão entre mãe e filho, proporcionando benefícios para ambos. “Considero como um diferencial ter um espaço na Unisinos projetado para esse momento. Entendo que este investimento beneficia as funcionárias e alunas, as quais podem contar com um ambiente acolhedor para o cuidado com seus filhos. Assim, dispor deste local tem um significado especial para mim, pois além de ser um diferencial em nosso ambiente de trabalho e ensino, contribui com o fortalecimento de laços”, comenta Kelim. 

Pensando na segurança e preservação da sala, a mesma fica trancada, mas a chave pode ser retirada na saúde ocupacional ou com qualquer agente de proteção e riscos do campus. A sala pode ser utilizada em fins de semana também, basta solicitar a chave para um dos agentes. A sala de amamentação é liberada para toda comunidade acadêmica, pessoas colaboradoras, docentes, alunas, etc.   

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar