Rede de Saberes reúne na Unisinos pesquisadores e estudantes para discutir ciência, inovação e tecnologia

Evento teve início nesta segunda-feira com palestras de Guilherme Camboim, do Governo do Estado, de Daniel Abs, professor do Instituto de Psicologia da USP, e de Juliana Scherer, coordenadora do curso de Biomedicina da Unisinos

Crédito: Fábio Florisbal / Agexcom

Na noite desta segunda-feira, 29/09, teve início a semana “Rede de Saberes: Transformação Digital e os Desafios da Sociedade Interconectada”. O evento, que seguirá com atividades até 03/10, uniu, pela primeira vez, a Mostra de Iniciação Científica e a Mostra de Extensão, tradicionais encontros acadêmicos da Unisinos.  

Três palestras marcaram a abertura do evento, que ocorreu no Auditório Papa Francisco, no campus de São Leopoldo. Alunos, professores e egressos de diferentes áreas do conhecimento conferiram as apresentações do diretor do Departamento de Conhecimento para Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SCTI), do Governo do Estado, Guilherme Camboim; do professor do Instituto de Psicologia da USP Daniel Abs, egresso da Unisinos e da coordenadora do curso de Biomedicina e integrante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Juliana Scherer. A mediação foi feita pela decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, Patrícia Cabral.  

Participaram do encontro a gerente de Desenvolvimento de Ensino da Graduação, Cristiane Schnack e o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sandro José Rigo. Schnack ressaltou a união das mostras de pesquisa e reforçou a interconexão de saberes entre diferentes áreas e níveis de ensino. Rigo destacou a importância de espaços de compartilhamento de ideias acerca da tecnologia e educação.  

A sociedade precisa avançar 

O primeiro palestrante foi Guilherme Camboim, que abordou a importância de projetos estaduais fomentarem tópicos de ciência e tecnologia em diferentes níveis da educação. Para exemplificar esse apoio, o diretor destacou dois programas que estão presentes na Unisinos: o Professor do Amanhã e o RS Talentos. Ambas as iniciativas visam fornecer bolsas de auxílio financeiro para que os estudantes permaneçam na Universidade. “A criação desses projetos pode trazer benefícios para toda a sociedade de uma forma ampla em diferentes áreas dos conhecimentos”, enfatizou.

Crédito: Fábio Florisbal / Agexcom

O palestrante seguinte foi o egresso Daniel Abs. Professor do Instituto de Psicologia da USP, ele participou de forma remota, direto de São Paulo. Em sua fala, ele abordou como é viver de pesquisa digital e de que forma a Universidade possibilita esse acesso. Além disso, destacou a importância de analisar com cuidado as pesquisas acadêmicas. “A sociedade precisa avançar e, para isso, nós temos que elaborar a nossa capacidade crítica no campo digital”, explicou. 

A última palestrante da noite foi a coordenadora do curso de Biomedicina e integrante do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Juliana Scherer. Em sua fala, foram destacados os impactos da desinformação nas mídias sociais e os desafios que isso oferece à saúde e à sociedade. “Hoje ainda há dificuldade em comunicar de forma acessível. Isso faz com que o letramento das pessoas seja essencial”, observa. Scherer apresentou também o projeto “Desmistifake Saúde”, realizado por professores e alunos da Universidade, que tem o objetivo de enfrentar a desinformação da área da saúde.  

Crédito: Fábio Florisbal / Agexcom

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar