Na última sexta-feira (31), ocorreu cerimônia de premiação dos vencedores da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Um estudante e um orientador foram selecionados pela Unisinos e receberam bolsas de estudo para cursos da área Politécnica, com início previsto para 2026/1. A Universidade foi representada pelo coordenador do curso de Engenharia Elétrica, João Olegário.
Arthur Maycá, estudante do Senai e ganhador de uma bolsa integral para uma graduação presencial, desenvolveu o Smart Totem, um dispositivo inteligente voltado à triagem de pacientes. O equipamento permite a identificação e a classificação de forma autônoma, simples e intuitiva, por meio de sensores IoT integrados.

A interface do totem foi projetada para ser amigável e fornecer instruções claras ao usuário. Ao final da triagem, o sistema gera um relatório para o médico com todas as informações necessárias para o atendimento, incluindo a definição da prioridade do paciente.
O orientador selecionado pela Unisinos e contemplado com uma bolsa para Pós-Graduação foi o professor Rinaldo de Almeida, do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig. O projeto orientado por ele, Desenvolvimento de Músculos Artificiais Eletroativos com Elastômeros Dielétricos, propõe a criação de um músculo artificial de baixo custo, feito com polímeros condutivos e recicláveis, para aplicação em próteses e robótica. A pesquisa analisa o funcionamento do material, sua resposta a estímulos elétricos e as condições ideais de fabricação.

A proposta dialoga com a COP30, ao destacar temas como sustentabilidade, bioeconomia e inclusão social. Além da inovação tecnológica, o projeto busca gerar impactos locais positivos e acessíveis, aproximando a ciência escolar dos debates globais sobre justiça climática e desenvolvimento sustentável.