Na última segunda-feira (14), no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, ocorreu a Cerimônia de Abertura do Programa de Residência em Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, turma de Eldorado do Sul. O Programa representa a união de esforços de instituições que promovem a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo no cenário nacional: Unisinos, Brisa e Softex, com recursos do Governo Federal destinados ao Rio Grande do Sul.
Na fala de abertura, o coordenador do Comitê Local do Programa de Residência em TIC, Júlio César de Lima, deu as boas-vindas aos presentes. “Mesmo sob as suas demandas como instituição de Ensino Superior, a Unisinos mobiliza esforços e une-se a Brisa, uma organização voltada ao desenvolvimento de projetos. O Programa de Residência em TIC tem como objetivo geral formar profissionais qualificados em programação avançada para atender as demandas do mercado”.

Na sequência, a gerente de Lato Senso e Cursos de Curta Duração, Josiane Porto, disse ser uma satisfação receber os novos alunos e compartilhou uma passagem: quanto mais eu estudo, mais sinto que minha mente nisso é insaciável. “Essa frase é da primeira programadora da história, Ada Lovelace. Uma matemática britânica, nascida em 1815, que escreveu o primeiro algoritmo de programação em 1833, sendo uma extraordinária contribuição para o campo da ciência da computação. Portanto, lembrem-se dela, principalmente quando estiverem aprendendo ou aperfeiçoando os conhecimentos em programação” comentou.
O vice-presidente da Brisa, Landim de Macêdo Filho, também deixou as suas palavras. “Em maio vocês tiveram as enchentes e em julho, recebi a proposta de fazer um projeto especial para o Rio Grande do Sul, para as cidades que foram atingidas. Pessoalmente, fiquei muito grato por poder fazer isso”.
O vice-reitor, Artur Jacobus, comentou sobre as oportunidades existentes na área da computação. “Estamos vivendo uma falta de talentos, de pessoas especializadas na área de TI, ele é um problema local. Todas as vezes que eu falo com empresários, eles se queixam que podiam estar fazendo muito mais e não conseguem por nã ter pessoas suficientes para desenvolverem seus projetos”, salientou o vice-reitor.
Após as falas de abertura, o líder Técnico do Projeto Residência em TIC 55, Armando Rech, subiu ao palco do Teatro Unisinos para falar sobre os tópicos introdutórios do Programa. “Você precisa estar estudando continuadamente, sempre buscando aprender coisas novas. Em Alguns anos, as ferramentas que conhecemos hoje serão ultrapassadas”.
