PPG em Engenharia Mecânica da Unisinos tem primeira defesa de tese de doutorado; conheça a pesquisa

Trabalho desenvolvido em parceria com a empresa HT Micron faz parte de programa para inovação que aproxima a indústria do meio acadêmico

Tese de doutorado de William Todendi Dutra, sob orientação do professor Carlos Alberto Moraes, foi defendida no dia 28 de agosto

Propor soluções tecnológicas para mitigar o impacto ambiental de processos industriais. Esse foi o objetivo da tese desenvolvida pelo doutorando William Todendi Dutra, de 34 anos – a primeira a ser defendida pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia Mecânica da Unisinos.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com a HT Micron, buscou sanar necessidades reais do setor empresarial, com foco na indústria de semicondutores. A empresa, que faz parte do grupo Sul Coreano Hana Micron, está instalada no Tecnosinos, no campus de São Leopoldo, e atende o segmento de eletroeletrônicos, fornecendo matéria-prima para a produção de chips para celulares, entre outras aplicações.

“Foi uma grande satisfação poder realizar este trabalho na Unisinos e com uma indústria com tecnologia de ponta como a HT Micron”, ressalta William, que fez a defesa no dia 28 de agosto. “Fazer parte da primeira turma de doutorado e ser o primeiro a defender a tese é motivo de orgulho pessoal.”

A tese, intitulada “Avaliação da Recuperação de Água Deionizada e do Resíduo de Silício da Indústria de Semicondutores”, buscou alternativas para o reaproveitamento de resíduos resultantes do processo de lixamento dos chamados “wafers”, que são lâminas circulares de silício de altíssima pureza. O objetivo era recuperar, não somente o silício, mas também a água utilizada no processo.

Conforme o pesquisador, a rota tecnológica desenvolvida a partir do estudo conseguiu separar 96% dos sólidos do efluente, fazendo com que a água atingisse os níveis adequados de pureza para retornar ao processo de lixamento. Já o resíduo sólido de silício foi transformado em um coproduto, podendo ser destinado a indústrias parceiras para a produção de capacitores, por exemplo.

“A recuperação de materiais e, principalmente, de água de alta pureza é um tema cada vez mais explorado, porque busca a otimização do uso de recursos naturais e a recirculação pelo maior tempo desses recursos no ciclo industrial”, justifica.

Inovação e sustentabilidade

O pesquisador acrescenta que a parceria com a HT Micron foi determinante para que escolhesse a Unisinos. A oportunidade está vinculada ao Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), programa oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto a universidades e que financia projetos de interesse do setor empresarial.

Orientador da tese, o professor Carlos Alberto Moraes, que atua nos PPGs de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, ressalta a importância dessa aproximação entre indústria e meio acadêmico. “Os projetos que a gente desenvolve, de mestrado e doutorado, são de pesquisa aplicada. A gente precisa estar cada vez mais próximo da sociedade para fazer uma entrega qualificada”, avalia.

Para o professor, o setor de semicondutores tem se tornado cada vez mais relevante, tendo em vista a necessidade crescente de dispositivos eletrônicos nas atividades cotidianas. “Precisamos trazer mais a ideia de sustentabilidade para dentro dele”, avalia Moraes, acrescentando que a tese cumpriu com o objetivo. “A gente está elaborando uma declaração de inovação e patente para que, junto à HT Micron, se possa iniciar um processo de implementação, e que os efluentes possam voltar à cadeia produtiva”, conclui Moraes.

Participaram da banca, o professor Carlos Alberto Mendes Moraes, presidente da banca e orientador (Unisinos); a professora Feliciane Andrade Brehm, membro da banca e coorientadora (Unisinos); o professor Francisco Ramon do Nascimento, membro da banca e avaliador (UFBA); Giovani Cheuiche Pesenti, membro da banca e avaliador (HT Micron); a professora lara Janaína Fernandes, membro da banca e avaliadora (Unisinos); e a professora Regina Célia Espinosa Modolo, membro da banca e avaliadora (Unisinos).