Roda de Família

Aluna do curso de Serviço Social fala sobre a atividade acadêmica e o significado da profissão

Crédito: Divulgação

“Pai, mãe, tio, tia, mano, mana, vó, vô: escolhi cursar Serviço Social!” Poucos deles e de outros familiares e amigos tinham noção do que essa profissão fazia, até participarem de tantas discussões contra as formas de preconceito reproduzidas. Desde a empatia, até a compreensão crítica e dialética, das contradições e das totalidades da questão social,  e assim vamos nos tornando assistentes sociais.

No sétimo semestre deste curso que, aliás, nos muda tanto, está a atividade acadêmica de Seminário Temático de Família. Iniciando com notícias e dados estatísticos sobre o perfil das famílias brasileiras, podemos confirmar que o perfil está se alterando. Ao contrário do que prevê o Estatuto da Família, submetido ao Parlamento, as famílias brasileiras não são compostas somente de um núcleo familiar constituído por pai, mãe e filhos.

Expusemos, em sala de aula, diferentes formas de arte, literatura, áudio e vídeos, que abordam a temática familiar. Lemos, estudamos e refletimos criticamente sobre as diferentes abordagens de trabalho do assistente social. Por meio de uma aproximação com as famílias de uma determinada região de São Leopoldo, foi possível analisar e problematizar o acompanhamento intersetorial das famílias incluídas no Programa Bolsa Família. Além disso, uma família “fictícia” nos moveu a construir intervenção compatível com a perspectiva hegemônica que a profissão adotou no final da década de 1970.

Por fim, a Roda de Famílias ocorrida em 02 de julho 2018 veio para brindar esse encerramento de semestre! Assim, compartilhamos com nossas referências como construímos mais um pedacinho de nosso ser assistente social . Foi uma noite emocionante, alegre, importante! Para nós e para quem, como dizia uma mãe: “fica muito feliz de ver a filha estudando, mas, justamente por isso, o tempo de encontrá-la é reduzido”. Aqueles de quem tanto falamos mostraram em seus rostos seu orgulho e o que é ser família.  Afinal, para mim, a família é um laço de amor e confiança. Chora, discute, mas comemora cada sonho alcançado! Trabalhar com famílias ressignifica o que é família. E, nada melhor do que trazer as nossas para conhecer mais sobre a universidade e a profissão que escolhemos.