Estudante do Programa de Pós-Graduação em História relata sua experiência no doutorado

Crédito: Arquivo Pessoal

Fico muito feliz em fazer parte do curso de Doutorado do PPG em História da Unisinos, principalmente de ter a orientação do professor Hernán Ramiro Ramírez, que sempre me incentivou e apoiou meu projeto de doutorado desde a época em que fiz mestrado na instituição. Inclusive me apresentando e dando apoio para minha pesquisa no exterior. Então solicitei um auxílio para pesquisador pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) e fui contemplada com um pequeno valor de auxílio para pesquisar fora do país.

Nos meses de junho e julho de 2017, fiz uma viagem de pesquisa à Alemanha, encaminhei meu projeto para a Hochschule Darmstadt onde fui aceita. Na cidade de Darmstadt, que me acolheu muito bem, através da orientação do professor Ulrich Kluh, vinculado ao curso de Ciências Sociais. Conheci muitos pesquisadores de áreas diferentes, que me auxiliaram no processo de pesquisa e construção da tese, fiquei nessa universidade no mês de junho atuando no grupo de pesquisas do orientador alemão e participando de eventos na área. Inclusive fui convidada para lecionar como docente, no segundo semestre de 2018, no curso de Sustentabilidade da universidade. Como atuo como docente na Universidade Federal da Fronteira Sul também, a Hochschule Darmstadt têm interesse em manter um forte vínculo com professores visitantes de outros países, o que vai contribuir muito para minha carreira acadêmica também.

No mês de julho fui a Berlim pesquisar no Arquivo de Relações Internacionais da Alemanha (o Auswartiges Amt) e na Biblioteca do Estado de Berlim. Na cidade tive apoio de um colega e amigo de meu orientador, o professor Dieter Plehwe, que me recebeu muito bem e me orientou para pesquisar nas instituições berlinenses. Nas instituições reuni um grande material inédito documental para trabalhar em minha tese de doutorado. Minha pesquisa versa sobre as relações de auxílio de capital financeiro entre Brasil e Alemanha durante as décadas de 60 e 70, além de outros projetos de colaboração entre os dois países. A documentação que encontrei é gigantesca! Com certeza terei bastante material para ler e trabalhar na tese.