Em solo coreano

Confira o depoimento de Marco Aurélio Prass, estudante de Jornalismo em intercâmbio na Coreia do Sul

Eu estou gostando muito de tudo por aqui. A SungKyunKwan, universidade em que estamos estudando, é incrível. Para ter uma pequena noção, ela foi fundada no ano de 1398! Enquanto o Brasil nem havia sido descoberto, a universidade já funcionava. Isso é algo que nos impressiona bastante por aqui.

Sobre a cultura, alguns de nós sentiram estranhamento em alguns aspectos – como a comida, por exemplo, que possui temperos adocicados -, mas confesso que me sinto muito bem por aqui! Gosto bastante de comida asiática e me surpreendi com a comida coreana.

Viver aqui é incrível. Qualquer coisa que você precisar pode ser obtida com facilidade. Os preços também são bons. Os meios de transporte são muito eficazes. O metrô, por exemplo, pode ser utilizado para ir a qualquer parte da cidade. O cartão do metrô é abastecido e pode ser usado também para compras, táxis, etc.. É uma das maiores extensões metropolitanas de metrô do mundo.

Estou morando junto com Djover e Luis, também da Unisinos, na casa de um nativo daqui. O nome dele é Lloyd. Ele tem nos ajudado em muitas coisas! Como por aqui são poucas pessoas que falam inglês, ele nos ajuda muito dando dicas. Já nos levou a um supermercado afastado da cidade (tipo um atacado) para fazer compras e vai nos levar a um jogo de baseball também.

Tem sido muito bom morar na casa dele, afinal, assim nos integramos de fato na cultura sul coreana e aprendemos algumas de suas tradições e fatos culturais. Uma curiosidade é que não podemos entrar em casa com nossos sapatos. Precisamos retirá-los antes de entrar e utilizar uns chinelos específicos. Quando vamos sair para o pátio ou ir ao banheiro, devemos trocar de chinelo e utilizar outros apenas para o pátio e para o banheiro. Isso não é algo comum no Brasil, mas achamos muito legal, já que é algo higiênico – e isso é algo que eles prezam muito por aqui.

A Coreia do Sul nos surpreendeu em todos os sentidos. Por aqui, estou estudando coreano na universidade (Korean Beginner Class). Hoje [30 de junho], foi nossa segunda aula. Na primeira, aprendemos as vogais e, na segunda, consoantes. É um pouco complicado aprender uma língua totalmente diferente de tudo o que estamos acostumados. Mas tem sido muito legal. Essa integração entre nós e estudantes de diversas universidades tem sido enriquecedora.

Pretendo continuar estudando coreano no Unilínguas e, quem sabe, morar aqui dentro de alguns anos. Já imaginou uma cidade enorme como Seul tendo um canal com água limpa e peixes no meio da cidade? É incrível! Sou muito grato à Unisinos pela oportunidade. Uma experiência como essa muda a vida de um estudante, além de enriquecer grandemente nossa carreira.

*Marco Aurélio Prass estuda Jornalismo na Unisinos e integra o grupo de alunos selecionados para o SKKU International Summer Semester (SKKU ISS). O programa tem a duração de quatro semanas, de 24 de junho a 23 de julho. Saiba mais sobre as opções de mobilidade acadêmica no site da Unisinos.