Alunos de Controladoria e Finanças visitam a Espanha

Confira o depoimento sobre a viagem da estudante Emanuelle Smaniotto

Apesar de o MBA em Controladoria e Finanças já nos proporcionar uma grande bagagem de conteúdo e networking, o módulo internacional surge para expandir horizontes, conhecimentos e vivências. A experiência na Espanha foi muito rica, primeiramente em virtude das aulas ministradas por professores dos cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade de Sevilha, bem como a visita a uma empresa renomada da região. Discutir detalhes – tanto técnicos, como práticos – que envolvem nosso dia a dia com estes docentes foi sensacional: muitas são as diferenças entre o Brasil e a Espanha, as quais podemos aplicar em nosso trabalho e futuros projetos.

Obviamente, o módulo trouxe consigo o compartilhamento da cultura espanhola. A capital da região de Andaluzia é a terceira maior cidade do país, possuindo um charme encantador. Sevilha é famosa pelo contexto histórico. Banhada pelo rio Guadalquivir, exibe belíssimas construções antigas, dentre elas: Torre del Oro, Catedral de Sevilla, Palácio de Alcazar, Bairro de Santa Cruz, Plaza de Espana, La Maestarnza (onde acontecem as touradas), entre muitas outras. Suas noites se tornam mais charmosas com as diversas apresentações de flamenco que ocorrem pela cidade. Os passeios, ainda, tornam-se mais agradáveis, com as inúmeras laranjeiras plantadas por toda a cidade, além dos cavalos embalando carruagens em uma rota histórica.

Percebo que, apesar da recessão que o país enfrenta, continua sendo um exemplo para seguirmos. Com uma ótima infraestrutura e valores e cultura consolidados em seu povo, a Espanha se posiciona anos-luz a nossa frente. É fácil notar isso nos atendimentos dos estabelecimentos, nas rotinas e regras rígidas em que as empresas operam e no respeito que a população possui com os bens públicos e privados.

Concluo meu relato destacando a relevância desta oportunidade: são benefícios tanto para contexto particular, como para o profissional. Expandir suas formas de pensamento e percepção, bem como a adaptabilidade com idioma e cultura diferentes, resulta em um crescimento como pessoa. Além disso, como já comentei, um módulo assim agrega valor tanto para um currículo, como para uma visão diferenciada do funcionário dentro da empresa.

*A missão para a Espanha ocorreu no final de 2014, coordenada pelo professor Mauricio Tagliari.