Conheça a Governança de Tecnologia da Informação

Conheça a Governança de Tecnologia da Informação

Foto: iStock

Embora relacionadas e complementares, as áreas de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação formam universos à parte, e entendê-las é importante para o desenvolvimento de competências profissionais e escolhas de carreira.

A professora Josiane Brietzke, coordenadora da Especialização em Governança de Tecnologia da Informação Baseada em Padrões Internacionais, da Unisinos, explica que a diferença está no escopo. Enquanto a Governança trata de questões corporativas estratégicas, de modo a assegurar a efetividade do negócio, a Gestão lida diretamente com a administração da Tecnologia da Informação, conforme as diretrizes estabelecidas.

São de interesse da Governança temas como: estrutura de relações, políticas, processos de tomada de decisão, avaliação e priorização dos investimentos. Já a Gestão ocupa-se, prioritariamente, de recursos, serviços e projetos.

Carreira na Governança

Quem quer seguir carreira na Governança há de saber equilibrar conhecimentos técnicos e de negócio. Josiane destaca as habilidades esperadas: “Entre as principais competências a serem desenvolvidas, têm-se aquelas relacionadas à gestão de pessoas, resolução de problemas e conflitos, negociação, comunicação e criatividade”.

Um caminho para desenvolver essas competências é apostar na formação acadêmica. Além de qualificar profissionais que atuam no ramo, a Especialização em Governança de Tecnologia da Informação Baseada em Padrões Internacionais pode abrir portas para novas oportunidades de carreira.

“O curso oportuniza o contato com conteúdo de qualidade, alinhado às melhores práticas e com corpo docente qualificado e experiente, tanto no mercado quanto na academia”, comenta a professora. “Além disso, possibilita o aprimoramento da execução de atividades demandadas pelas organizações, conforme as principais referências técnicas nacionais e internacionais adotadas atualmente.”

Confira no vídeo o que pensam os egressos da especialização. Ficou interessado? Conheça as especializações e MBAs na área.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar