Unisinos estreita laços com universidades europeias

Equipe do itt Nutrifor viaja para Europa em busca de relacionamento com as universidades locais e novas parcerias

Crédito: Divulgação

Como parte de sua estratégia de internacionalização, a Unisinos enviou, recentemente, um grupo de pesquisadores à Europa. O propósito da viagem foi estreitar o relacionamento com universidades locais e definir bases para parcerias institucionais, sobretudo na área da saúde.

Participaram da comitiva os professores Juliano Garavaglia, Isabel Kasper Machado, Renata Cristina Ramos, Juliana de Castilhos e Denise Righetto Ziegler, e a aluna do Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos Priscilla Taroco Ocanha; todos integrantes do itt Nutrifor. Dentro do período de um mês, o grupo visitou a Universidade de Salamanca, a Universidade de Padova, a Universidade de Bolonha e a Universidade de Parma.

A professora Denise Ziegler conta que, em Salamanca, a comitiva participou de um seminário para estabelecer pontos em comum na pesquisa e no ensino entre as duas instituições. O encontro possibilitou o desenho de uma programação de atividades para este ano, que inclui a realização do IIº Summit Internacional em Saúde e Alimentos.

Crédito: Divulgação

Na ocasião, também foram estabelecidas as bases para um acordo de cooperação com a área da Medicina da universidade, que, segundo Denise, “tem excelente reputação e tradição na formação médica europeia e permitirá o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto, com captação de recursos de fundos financiadores internacionais, e com abrangência ibero-americana”.

Na Universidade de Padova, Campus de Conegliano, foram visitadas e estudadas as vinícolas e cooperativas agroalimentares, e o grupo de professores ministrou palestras em seminário planejado durante o summer school realizado no itt Nutrifor em 2015. A atividade abordou os temas vinho, biotecnologia e saúde.

Crédito: Divulgação

O grupo ainda esteve presente na Feira Sial Innovation, em Paris, um dos eventos internacionais mais importantes do setor de Alimentos e Bebidas. A feira reuniu expositores e visitantes de diversos países, oportunizando contatos relevantes no desenvolvimento de parceiros e negócios.

Durante a viagem, a decana da Escola de Saúde encontrou com o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e os dois participaram de reuniões de trabalho na Universidade de Padova e na Universidade de Bolonha, com vistas ao fortalecimento das Escolas de Saúde e da Indústria Criativa.

Padre Marcelo e Denise Ziegler também marcaram presença no VIII Seminário Internacional e na IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), bem como no I Encontro de Reitores Brasil – Itália, que ocorreu na Universidade de Parma. “Esse evento foi de grande valia para a Unisinos, que tem se destacado entre as universidades brasileiras, fazendo a diferença como inovadora com seu parque tecnológico, suas pesquisas aplicadas e a inflexão tecnológica que marca sua estratégia na ciência global”, conclui Denise.