Inovar é experimentar

Tom Kelley, pai do Design Thinking, fala sobre a importância dos pequenos experimentos para o sucesso

Foto: Rodrigo W. Blum

“Houve um tempo em que era possível crescer se você trabalhasse mais. Esse tempo acabou. Agora, é preciso inovar.” Com essas palavras, Tom Kelley começou sua palestra na sede da Amcham de Porto Alegre nesta segunda-feira, 24/10.  Cem convidados da Unisinos trocaram ideias com o designer sobre os caminhos da inovação e da criatividade, com o objetivo de mesclar ações da iniciativa privada com atitudes relevantes para a cidade onde cada empresa tem sua matriz.

Fundador da Ideo, empresa de design e desenvolvimento de produtos responsável pela criação de vários artigos de companhias badaladas, como a Apple, Kelley é criador do método Design Thinking e autor de dezenas de best sellers, como A Arte da Inovação e As 10 Faces da Inovação. Com mais de 30 anos de carreira, ele destaca a importância das falhas e de pequenas experiências quando a meta – seja das empresas, dos governos ou do indivíduo – é fazer um mundo melhor.  “Falhar é parte do processo de ser o melhor do mundo. Falhar é experimentar. As pessoas bem-sucedidas não são geniais, elas, apenas, tentam mais do que as outras. Pergunte-se, diariamente: quantos experimentos você fez hoje?”, provoca o designer.

Para Kelley, o estímulo começa no jardim de infância. É preciso ensinar as crianças a deixar sua criatividade livre e a não engessar suas ideias na intenção de proteger-se do julgamento dos outros. “É necessário dizer para as crianças que elas podem ser artistas. E quando adultos, devemos continuar encorajando nossos colegas e subordinados a serem inventivos e ousados”, destaca.

CEO Fórum AMCHAM

Os gaúchos têm mais uma chance de ouvir Tom Kelley. Nesta terça-feira, 25 de outubro, o Teatro do Bourbon Country é palco do CEO Fórum. Além de Tom Kelley, Cristina Palmaka (Presidente da SAP Brasil) e Eugênio Mussak (professor da FIA-USP) também estão confirmados no evento. Outras informações no site: www.amcham.com.br.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar