FabLab Unisinos adere ao selo poa.hub

A cerimônia aconteceu durante edição especial da Open Feira de Design, Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã do último sábado, 21 de outubro, foi assinada a adesão do FabLab Unisinos ao selo poa.hub. O evento ocorreu durante a Open Feira de Design, que teve edição especial, no Campus Unisinos Porto Alegre. Na ocasião, o reitor da Universidade, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino destacou que além de um espaço de inclusão informativa, o FabLab é um espaço de inclusão social. “Mais um passo do comprometimento da nossa comunidade acadêmica em ser um elo nessa rede de laboratórios”, completou.

Com a parceria, a ideia é unir o conhecimento produzido na instituição, com projetos que auxiliem para a inovação na cidade. “É uma satisfação receber a Unisinos como parceira para desenvolver um preâmbulo do sistema de inovação na cidade”, afirmou o diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Roberto Moschetta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Com o FabLab, a sociedade tem acesso a um padrão de inovação internacional. “O FabLab é um espaço onde designers, engenheiros, arquitetos, podem realizar a prototipagem de seus projetos, suas ideias. Com uma série de tecnologias, desde as mais simples até as mais sofisticadas”, ressaltou o Decano da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Carlo Franzato.

A rede poa.hub é uma iniciativa da Prefeitura da Capital para conectar espaços que visam à promoção do empreendedorismo. “Esse lançamento é extremamente importante, é um legado da cidade. A prefeitura não é protagonista, protagonistas são as pessoas que ao se organizarem formam um ecossistema na promoção de um processo de inovação”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Leandro de Lemos.

Mas afinal, o que é o FabLab?

O FabLab é um laboratório de fabricação digital vinculado à rede mundial FabLab, iniciada no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Na Unisinos, o espaço conta Laboratório de Modelos e Protótipos, além da Biblioteca de Materiais I-Matéria. Em outras palavras, é um espaço criativo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para ter acesso ao FabLab não é preciso pagar mensalidade. Um ambiente de experiências que está disponível para o público externo nas sextas-feiras à tarde. A ideia é construir junto, com base em um sistema colaborativo.

E para quem quiser operar os equipamentos, basta fazer uma capacitação que é gratuita. Dependendo do material, a universidade também poderá viabilizar sem custo. Basta ter a ideia, e o Fab Lab colocará as ferramentas à disposição.

Os laboratórios são equipados com máquinas manuais, de prototipagem rápida (impressão FDM e 3DP), máquina de corte e gravação a laser, vacuum forming, scanner 3D, biblioteca de materiais e componentes eletrônicos (arduinos, lilypads, sensores, etc).

Open Feira de Design Especial Unisinos

O maior encontro do Design Independente do RS, a Open Feira de Design, teve edição especial no Campus Unisinos Porto Alegre. O evento contou com 90 expositores, talks, oficinas, palestras e também recebeu as feiras gráficas Papelera e Parada Gráfica. Além da já tradicional seleção do melhor do design produzido no estado, o evento reuniu diversas atividades criadas em parceria com a Universidade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Realizada pela Maria Cultura, a Open tem como objetivo movimentar o mercado criativo ao trazer para o público, produtos autorais e de marcas locais. Inspirada nas feiras de design abertas de Palermo, em Buenos Aires, a Open já reuniu desde sua primeira edição um público de 22.000 pessoas e 300 expositores.

Além da feira com marcas de mobiliário, decoração, brinquedos, acessórios, vestuário e gráfico, o público teve a oportunidade de conferir bazar do Vynil 103.3 Rádio Unisinos; desfile de moda e exposição fotográfica, com participação dos cursos da Universidade; aula-show com degustação do curso de Gastronomia da Unisinos; talks com marcas que integram a Open sobre design e empreendedorismo; além das oficinas e exibição de documentário.