A Unisinos, em parceria com a RBDATA, realizou no dia 9 de dezembro o evento Inovação e Tecnologia Phygital na Área da Saúde – O Caminho da Excelência em Medicina, na Torre Educacional do Campus Porto Alegre, com transmissão online pelas MCP Synapse/Salas Conecta. A atividade reuniu 52 participantes presencialmente e 30 on-line, entre profissionais da saúde, estudantes, professores, gestores e representantes de instituições apoiadoras.
O encontro teve como propósito discutir e demonstrar aplicações de tecnologia Phygital no ensino e na prática da área da saúde, além de fomentar a integração entre academia, setor médico e instituições de inovação. Entre os objetivos, destacou-se o posicionamento da Unisinos como referência acadêmica e principal apoiadora institucional no desenvolvimento tecnológico para o ensino em saúde.
A programação contou com palestras do professor Antônio Carlos Weston, professor Leandro Totti Cavazzola e professor Marco Antônio Stefani, que abordaram temas como fundamentos da excelência na medicina, cirurgia robótica a distância e ensino de anatomia com o uso de realidade virtual.
As monitoras do evento foram Nicole Quadros Mateus, acadêmica de Enfermagem, e Aline Oliveira dos Santos Meneses, estudante de Medicina. A atividade teve apoio de Unimed, Unicred, Sindhospa, Health Meeting e Sebrae.
Para Daniel Salgado, diretor de Comunicação e Relacionamento Institucional, o encontro reforçou o papel da Universidade na convergência entre ciência e tecnologia. “Foi um evento que promoveu a integração entre academia e inovação tecnológica em saúde. Posicionou a Unisinos como referência acadêmica e principal apoiadora institucional. Como desenvolvedora de tecnologia Phygital, a RBDATA apresentou os avanços da nossa Matriz Tecnológica MCP Vesalius, e o evento foi transmitido pela MCP Synapse/Salas Conecta, ambas soluções utilizadas pela Unisinos. O encontro estimulou a colaboração entre universidade, setor médico e instituições de inovação. Foi fantástico!”
A professora Aline Pierotto, da Escola de Saúde e coordenadora do curso de Medicina, destacou o impacto da iniciativa na formação dos estudantes. “A parceria entre Unisinos e RBDATA nos permitiu idealizar um evento voltado aos nossos estudantes, futuros profissionais de uma Universidade de excelência que investe em tecnologia e inovação. O uso do Vesalius nas aulas de anatomia torna o estudo mais imersivo e dinâmico, e os resultados aparecem no desenvolvimento dos alunos”.
O professor Antônio Carlos Weston, coordenador do curso de Medicina, também celebrou o sucesso da ação. “O evento foi um sucesso. Foram discutidas e apresentadas diversas formas de integração entre tecnologia, assistência e ensino. A programação serve de base para inspirar o crescimento no conhecimento e na aplicação prática da tecnologia”.