Homenagem, reconhecimento e comemoração

Unisinos concede Medalha de Santo Inácio de Loyola a 20 colaboradores e 7 entidades parceiras e condecora 39 funcionários por tempo de serviço

Crédito: Rodrigo W. Blum

O fim da tarde dessa terça-feira, 29 de outubro, foi marcado pelo evento em homenagem aos colaboradores da Unisinos. A cerimônia condecorou 39 funcionários que celebraram 15, 25 e 35 anos de casa. Na ocasião, 7 entidades parceiras e 20 colaboradores e ex-colcaborados receberam a Medalha Santo Inácio de Loyola por serviços prestados à Universidade.

O evento reuniu colegas e familiares dos homenageados para celebrar uma vida de trabalho e dedicação à Universidade. O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin e a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, conduziram até o palco os colaboradores e os representantes das entidades que receberam a Medalha Santo Inácio de Loyola.

Em uma sessão solene extraordinária do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, presidida pelo reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, a Unisinos outorgou a condecoração a 20 colaboradores e ex-colaboradores da Instituição e a 7 entidades parceiras. A medalha Santo Inácio de Loyola foi criada pelo Conselho Universitário da Unisinos em julho de 1999, na época da comemoração de 30 anos de criação da Universidade.

Desde que foi instituída, há 20 anos, essa é a primeira vez que a Unisinos concede a comenda a entidades. A medalha Santo Inácio de Loyola pode ser outorgada a pessoas e entidades nacionais e estrangeiras, assim como integrantes do corpo docente, técnico-administrativo e discente da Universidade, merecedores da homenagem e do reconhecimento.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os funcionários homenageados por tempo de serviço foram conduzidos até o palco pelo pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro e a pela diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model. Cada funcionário recebeu um diploma de homenagem pela dedicação profissional e uma lembrança das mãos do reitor, junto com um fraternal abraço e uma salva de palmas dos presentes.

Após o momento de homenagens, o Grupo de Percussão do projeto Vida com Arte fez uma breve apresentação cultural. Em seguida, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, encerrou o evento com um discurso de reconhecimento e gratidão aos homenageados. “Está se tornando uma parte do nosso ethos esse encontro anual, laços de afeto e profissionalismo, que fazem parte da nossa Universidade. Hoje, pessoas e instituições estão sendo homenageadas. Uma universidade precisa de boas parcerias, sozinha não dá conta. Estamos em tempo de mar revolto, mas estamos fazendo o que temos que fazer para mantermos nossa Universidade. Temos que buscar em nós a força para dizer que as universidades serão relevantes nessa civilização digital”, finalizou o reitor.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Medalhas Santo Inácio de Loyola

Colaboradores e ex-colaboradores: André Luís Cavalheiro Antônio Luiz Picolli; Arthur Blásio Rambo; Clarice Gonçalves da Silva Machado; Délio Roloff (in memoria); Francisco Nicolau Brand; Honores Mambrini; Liur Jorge Cusinato; Luiz Afonso Montini; Maria Helena Selbach Enriconi; Maria Salete Machioretto; Regina Catarina de Alcântara; Vera Regina Röhnelt Ramires.

“Se eu fosse dizer tudo o que eu sinto hoje, ia a noite toda. Isso é um reconhecimento e um momento de grande reflexão. A universidade que sonhamos permanece fiel e sua filosofia, que une diversas ciências na perspectiva de mostrar que não há incompatibilidade entre as ciências”, ressaltou o ex-professor Arthur Rambo, que recebeu a comenda.

Entidades parceiras: Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL); Associação Pandorga; Colégio Anchieta; Colégio Maria Auxiliadora; Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta; Grupo Editorial Sinos; Hospital Regina.

“Hoje eu represento todas as pessoas com autismo grave. Receber essa medalha em nome dessas pessoas pra mim é uma honra, porque com isso nossa sociedade vai perceber que também a Unisinos está entrando dentro desse mundo, do nosso mundo. Eu represento aqui todas essas famílias dentro do mundo universitário”, afirmou a coordenadora geral da Associação Pandorga, Heide Kirst, que representou uma das entidades agraciadas com a medalha.

Homenageados por tempo de serviço

Por 15 anos: Adriano Naves de Brito; Artur do Canto Wilkoszynski; Cleusa Maria Andreatta; Daniel de Andrade Bittencourt; Daniel Faistauer; Diego Souza da Silva; Felipe Barcarollo; Gisele Spricigo; Gilson Padilha de Vargas; Gleiton Dias Jorge; Helena Beatris Toschi de Cortez; Jorge Paulo Ferreira; Juliana Oliveira Bombardelli; Júlio Vargas de Oliveira; Lucineide Leite Loiola; Marcos Pascoal Pattussi; Maurício Bammann Gehling; Sabrina Fontana; Tatiane Vieira da Costa; Walmir da Silva Pereira.

“A palavra de hoje é gratidão. Gratidão pela oportunidade de poder contribuir com uma obra maior, que contribui com a sociedade por meio da missão jesuíta”, destacou a professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Gisele Spricigo, há 15 anos na Unisinos.

Por 25 anos: Artur Eugênio Jacobus; Cláudio Augusto Silva Gutierrez; Denise Bandeira da Silva; Eliana Inge Pritsch; Ernesto Lindstaedt; Ione Maria Ghislene Bentz; Isabel Cristina Porto Borjes; Janice da Silva; Kleber Brum de Sá; Luiz Henrique Machado; Maria Luísa Lenhard Bredemeier; Mário Henrique Macagnan; Regina Urmersbach; Rogério Ricardo Steffenon; Ronaldo César Henn; Sirlei Teresinha Gedoz; Vera Lúcia Dutra Mascarello.

“É uma emoção muito positiva, porque é quase toda a minha vida profissional aqui. A Unisinos sempre me colocou desafios e me fez crescer e, acredito que também consegui contribuir com a Universidade”, apontou a professora e coordenadora de Oferta e Matrícula da UAGRAD, Maria Luísa Bredemeier, há 25 anos na Unisinos.

Por 35 anos: Nestor Pilz; Maria Virginia Petry.

“É uma satisfação e ao mesmo tempo uma alegria saber que consegui por todo esse tempo trabalhar numa instituição de reconhecimento internacional. Faço parte da construção dessa Universidade, nesses 50 anos, há 35 eu fiz parte dessa história”, enfatizou o gerente de Ação Social da Unisinos, Nestor Pilz, há 35 anos na Unisinos.

Confira mais imagens do evento:

 

Homenagem a professores e funcionários 2019

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar