Graduanda em Engenharia de Produção foi finalista no Encontro Nacional de Engenharia de Produção 

O TCC de Sabrina dos Santos fala sobre a Teoria das Restrições

Crédito: Divulgação

A graduanda em Engenharia de Produção, Sabrina dos Santos, foi finalista no Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENGEP, na categoria Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Trata-se do principal evento científico em Engenharia de Produção na América Latina. 

O TCC de Sabrina fala sobre a Teoria das Restrições (TOC), que busca maximizar o desempenho econômico-financeiro das organizações, otimizando as restrições dos sistemas produtivos, incluindo o gerenciamento de cadeias de suprimentos (SCM). “O meu trabalho se concentra no estudo de um elo da cadeia de suprimentos de uma empresa que produz artefatos de concreto para o setor da construção civil, sob a ótica da TOC. A partir de revisão sistemática da literatura, análise quantitativa e qualitativa com stakeholders, identificou-se melhorias para a organização estudada, como a criação de indicadores robustos, oportunidades de geração de valor, gestão estratégica de estoques e construção de aprendizado na CS”, explica.  

“Portanto, foi possível ampliar o entendimento sobre as contribuições da TOC em SCM, auxiliando gestores em decisões estratégicas e promovendo uma CS mais eficiente e sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente”, continua a graduanda. 

Crédito: Divulgação

A futura engenheira afirma que essa conquista simboliza o término de uma etapa relevante de seus estudos, e destaca sua capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a aplicação da Teoria das Restrições na Gestão da Cadeia de Suprimentos, particularmente na Construção Civil. “Do ponto de vista profissional, representa a aquisição de conhecimentos valiosos com potencial de beneficiar não apenas a organização estudada, mas também outras. Meu trabalho resultou na implementação de indicadores que ajudam a empresa examinada a avaliar o desempenho financeiro em relação às entregas e ao estoque”. 

Sabrina conta que graças ao excepcional corpo docente do curso de Engenharia de Produção, foi possível alcançar essa conquista, pois a paixão de cada um deles pelo conteúdo ensinado e transmitido em aula, permeia os alunos e inspiram a buscar cada vez mais conhecimento. “Em especial, quero registrar minha gratidão aos Professores Daniel Pacheco Lacerda, Fábio Piran, Maria Isabel Morandi, Douglas Veit e Leandro Gauss por sempre me apoiarem em todos os momentos da minha trajetória acadêmica”. 

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Leandro Gauss, competir em alto nível não é fácil, e disputar quase todos os anos o título de melhor TCC é para poucos. “Esse resultado só reforça o posicionamento de excelência acadêmica da Unisinos, materializado pelo empenho do corpo docente e discente do nosso curso de Engenharia de Produção. Parabéns a Sabrina e ao Prof. Daniel pelo excelente trabalho conjunto”, conclui o coordenador. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar