Trabalho digital é foco de evento na Unisinos

Evento realizado pelo PPGCOM reúne principais nomes da pesquisa sobre plataformização do trabalho

Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Unisinos está organizando a Maratona DigiLabour, que será realizada durante três dias, com início na próxima segunda-feira (21/9). O DigiLabour é uma newsletter sobre trabalho digital e trabalho em plataforma, coordenada pelo pesquisador Rafael Grohmann. “A proposta da Maratona DigiLabour é discutir as múltiplas dimensões do trabalho digital em painéis agitados, discutir temas que são centrais para a pesquisa em comunicação e nas bordas da pesquisa em comunicação”, comenta o professor.

Para Rafael, debater a temática é central para todos os envolvidos com a Indústria Criativa. “A plataformização do trabalho significa a generalização das plataformas como meios de comunicação e de produção em todas as áreas do conhecimento, de modo que a perspectiva comunicacional nos auxilia a compreender desde o trabalho dos entregadores até a questão da automatização do futuro do trabalho”, explica.

Segundo Rafael, a Maratona DigiLabour é um evento multifacetado e interdisciplinar, mas com protagonismo da área da comunicação, além de ser online e gratuito, que recebe pessoas de várias regiões do Brasil e do exterior. “Com isso, pretendemos recobrir algumas das áreas que a gente tem estudado no âmbito do DigiLabour”, completa. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unisinos.

Confira a programação:

Segunda-feira (21/9):

  • What do platforms want (and what do they need)? Apprehending the gig economy – Niels Van Dorn, coordenador da pesquisa Plataform Labour e professor da Universidade de Amesterdã.
  • Trabalho digital: o que há de novo? O que há de velho? – Ludmila Costhek Abilio (Unicamp), Roseli Figaro e Tulio Custódio (USP).
  • Luta por trabalho decente em plataformas digitais na América Latina – Kruskaya Hidalgo, do Observatório de Plataformas do Equador, Rodrigo Carelli e Renan Kalil, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Terça-feira (22/9):

Quarta-feira (23/9):

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar