Serviço Social da Unisinos completa 35 anos

Durante a Semana Acadêmica do curso, atividades propuseram uma retrospectiva histórica e fizeram projeções para o futuro

Crédito: Divulgação

Entre os dias 4 e 8/11, aconteceu a Semana Acadêmica do curso de Serviço Social. O evento, que também comemorou os 35 anos de criação do curso, teve como tema Formação e trabalho profissional: tempo de memórias e de projeções. O objetivo das atividades foi olhar para os 35 anos de história, analisar o tempo contemporâneo e apontar perspectivas futuras para o Serviço Social da Unisinos e suas instâncias organizativas.

A palestra de abertura fez uma retrospectiva histórica. “O curso de Serviço Social surgiu no período em que a Universidade completava 15 anos, em pleno período do movimento da sociedade brasileira pelas ‘Diretas Já’. Ao longo dos anos, o curso amadureceu e passou a ser respeitado por sua qualidade na formação acadêmica”, relembrou a coordenadora do curso, Maria Aparecida Rocha.

A pesquisadora destacou alguns pontos importantes da história do curso, entre eles, ter sido considerado, em 2013, pelo INEP/MEC o melhor curso do país entre as universidades privadas e o segundo entre todas as universidades brasileiras. Outros acontecimentos relevantes, segundo Maria Aparecida, são: a participação de professores nas direções executivas das entidades da categoria no nível estadual e nacional (CRESS – 10Região, ABPESS); a elaboração, coordenação e avaliação do Diagnóstico Sócio Territorial com o Mapa Falado, em parceria com Prefeitura Municipal de Canoas/ObservaSinos; a contribuição na criação do ObservaSinos/IHU; a coordenação do Fórum Estadual de Supervisão de Estágios em Serviço Social; e os intercâmbios com universidades da Espanha, Portugal, Alemanha, Chile e Argentina.

Crédito: Divulgação

Na quarta-feira, o tema da palestra foi o presente, prospectando o futuro. “O curso de Serviço Social busca formar o estudante para ser um profissional permeado pelos valores da Unisinos, capaz de articular de forma ética os conhecimentos acadêmicos teórico-práticos. Além disso é estimulada uma postura crítica e investigativa, com competência para atuar nas múltiplas expressões da questão social, na afirmação de direitos, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e sustentável, seja no âmbito local, regional, nacional ou internacional”, explicou a coordenadora do curso.

Crédito: Divulgação

Para Maria Aparecida, é importante estarmos atentos ao compromisso ético-político da profissão. “Entendemos que a relação teórico-prática é fundamental, por isso, as Atividades Acadêmicas do nosso currículo são permeadas pela construção de vivências e experiências em diferentes espaços sócio-ocupacionais, nas diversas política públicas do município, como de municípios vizinhos”, reforçou.

Nessa sexta-feira, 8/11, acontece a última palestra da Semana Acadêmica do Serviço Social da Unisinos. Com o tema Fundamentos para seguir caminho: contribuições das ciências sociais e das ciências econômicas e os desafios contemporâneos, a conferência será ministrada pelos professores Carlos Eduardo Pinho e Marcio Schweig, tendo Marla Fernanda Kuhn como debatedora. A atividade está marcada para às 20h, na sala B09 204.