Projeto Viva Junto completa um ano

Aniversário foi comemorado com apresentações artísticas e culturais, nessa quinta-feira, 21/11, no Campus São Leopoldo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Há um ano, foi criado o Projeto Viva Junto Unisinos, com o objetivo de promover a conexão entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade no entorno da Universidade. A iniciativa foi pensada como uma forma de acolhimento e apoio aos alunos que estejam enfrentando alguma dificuldade, seja de ordem social, psicológica ou pedagógica.

Um ano depois, o projeto já colhe frutos e tem muito a comemorar. A coordenadora da iniciativa, Suzana Pacheco, contou que o projeto mapeia as atividades que estão acontecendo dentro dos campi e dá visibilidade nos ‘pontos de encontro’, ou cria atividades e divulga. “Hoje, os alunos nos procuram para criar ‘pontos de encontro’ e isso é muito bom. O projeto começou devagarinho, mas com muita vontade de juntar as pessoas. Muitas vezes, as pessoas adoecem por estarem sozinhas, por isso, pensamos num projeto que acontecesse o ano todo. O Viva Junto Unisinos vive dos ‘pontos de encontro’, de reunir pessoas”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Quem se insere nas atividades criadas e divulgadas pelo Viva Junto, pode aproveitar como horas complementares. O projeto vive de parcerias e uma delas é com a Unisinos LAB. “A LAB personaliza essas atividades acadêmicas, não só com cursos, mas com ‘pontos de encontro’, porque formação cultural também é uma competência da plataforma”, destacou Gabriel Tassinari, da LAB Unisinos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para celebrar o sucesso da iniciativa, foi criado um evento em clima de festa, com atrações artísticas e culturais, como apresentação de dança e show musical, além de um brechó solidário. Júlia da Silva, monitora da equipe de Dança Esportiva da Unisinos, junto com o seu grupo, deu uma aula aberta de dança. “Estamos aqui para fazer amigos, essa atividade é também social, além disso é gratuita e vale horas complementares”, destacou. Para participar da equipe de Dança Esportiva basta ser aluno da Unisinos, de qualquer curso, e se inscrever no Complexo de Esporte e Lazer. A atividade acontece nas segundas e quintas, das 18h às 19h.

Aniversário 1 ano Viva Junto