Professora da Unisinos faz leitura de portfólio em nova modalidade do FestFoto POA

Beatriz Sallet participará de uma live onde fala sobre a novidade no Festival Internacional

Crédito: Divulgação Fest Foto POA

Em sua 14ª edição, o já renomado Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre traz, em 2021, uma novidade no segmento de leitura de portfólio, a criação da Plataforma Campus da Fotografia – Primeiras Leituras. Uma atividade que se destina a iniciantes na fotografia. “Pensando nesse movimento nacional de fotografia de periferia, de olhar para os arredores e descentralizar o estatuto da arte, os pontos de cultura e o lugar da cultura e do conhecimento, o FestFoto me convidou para ser uma das leitoras de Portfólio da primeira edição dessa modalidade”, explica a professora de fotografia na Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Beatriz Sallet.

Para marcar o lançamento e oferecer todas as informações, os coordenadores do FestFoto Sinara Sandri e Carlos Carvalho conversam com Beatriz Sallet, de Porto Alegre, e Fernando Maia, de Fortaleza, através do canal do FestFoto no Youtube e a conta do Facebook, a partir das 19 horas. “É um time de professores universitários, que já tem uma carreira acadêmica consolidada, que estão compondo essas mesas de leitura e vão olhar para o trabalho desses novos expoentes da fotografia”, aponta Beatriz.

Sobre o FestFoto POA

Com o tema Fotografia e Silêncio – Nuvens de Escuta, a Convocatória do FestFoto 2021 é aberta a todos os fotógrafos e fotógrafas de todas as partes do mundo e recebe inscrições em duas categorias: apresentação em Video exposição autoral com no máximo três minutos de duração e categoria Portfólio com no máximo 15 imagens. Um júri formado por curadores nacionais e internacionais vai selecionar 20 finalistas a partir das duas categorias e que serão exibidos na mostra online Fotograma Livre do FestFoto 2021. Dos 20 finalistas serão definidos um vencedor para a categoria de vídeo-exposição e um vencedor na categoria Portfólio. Os dois vencedores receberão como prêmio, um Passaporte Livre para participar da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio 2021. Os 10 primeiros colocados terão seus trabalhos resenhados no Portal FestFoto ao longo de 2021.

Durante o processo de seleção também estaremos exibindo em nosso site, uma galeria com trabalhos inscritos que chamaram a atenção do nosso júri. A Convocatória FestFoto 2021 mantém a parceria com a plataforma LensCulture, um dos maiores destinos on-line do mundo para a descoberta e difusão de fotografia contemporânea com uma audiência global de mais de 2 milhões pessoas. Durante o processo de inscrição você será convidado a usar a plataforma LensCulture para fazer sua inscrição na Convocatória FestFoto 2021.

As inscrições abriram dia 26 de setembro de 2020 e a data limite é 10 de janeiro de 2021. A taxa de inscrição é de US$ 30,00. Os trabalhos selecionados serão exibidos durante o FestFoto 2021, de 24 de abril a 23 de maio de 2021.