Estudantes da Unisinos participam de evento na Alemanha 

Moving the Cities aconteceu na Universidade FH Münster

Crédito: Divulgação

A Unisinos contou com a participação de 4 alunos no Moving the Cities, que aconteceu na cidade de Munster, na Alemanha, entre os dias 16 e 27 de outubro, na Universidade FH Münster. Para a seleção dos estudantes, foi aberto um edital que constou de avaliação do currículo, domínio da língua inglesa, vídeo explicando a motivação para participar do evento a uma entrevista presencial.  

A gerente acadêmica, Tatiana Rocha, explica que o evento inicia com uma semana the onboarding online, onde os alunos recebem mentorias e inputs sobre o assunto que será o grande tema a ser debatido no decorrer do Moving the Cities. “Esse ano trabalhou-se com o SDG17 como tema guarda-chuva para o desenvolvimento de soluções para parcerias globais considerando áreas como educação, meio ambiente e alimentação”.  

Tatiana lembra que na semana presencial, na Alemanha, os alunos trabalharam em times interdisciplinares e interculturais, onde receberam a orientação de coachs responsáveis por auxiliar em dúvidas quanto ao modelo de negócios, sessões de treinamento para apresentação dos pitches, sessões de design thinking, etc. “No último dia do evento cada time apresentou sua solução em formato de Pitch de 3 minutos para um júri formado por pessoas da área de negócios e educação”, afirma. 

Foi a segunda vez que o estudante dos cursos de Jornalismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo Westphalen, participou do Moving. “Na primeira, em 2021, fui premiado em terceiro lugar pelo projeto. Aquele ano, porém, era totalmente remoto. O que vivenciei esse ano, com a oportunidade de viajar até a Alemanha e experimentar o Design Sprint presencial, é difícil de expressar. Existe um crescimento pessoal e profissional absurdo ao ser colocado numa situação imersiva, com pressão do tempo, para negociar e criar soluções com pessoas de backgrounds muito diferentes”, conta.  

Crédito: Divulgação

“Nós colidimos com mentalidades diversas, prioridades diferentes e jeitos únicos de encarar o desafio. Navegar essa situação para construir um resultado, e gostar do resultado, é de dar orgulho pela maturidade que é necessária. Poder vivenciar isso e ainda aproveitar cada minuto extra para turistar, então, é um grande bônus. Saio de lá com amigos, contatos, memórias e um horizonte ampliado sobre o que podemos construir de futuro”, completa Rodrigo. 

Foi a segunda vez no evento também da estudante de Ciências da Computação, Melissa Pizzato. “Poder conhecer e colaborar com tantas pessoas incríveis de países diferentes foi uma experiência incrível. Também ter minha primeira experiência internacional junto com colegas da Unisinos foi muito valioso. Me sinto uma pessoa mais confiante e preparada para lidar com diversos problemas graças ao Moving the Cities”, celebra.

Crédito: Divulgação

O Moving the Cities foi uma jornada extraordinária de conhecimento, inovação e multiculturalismo, é o que conta o estudante de Relações Internacionais, João Pedro Vanni. “Foi uma experiência única que me aproximou de estudantes que compartilham as mesmas paixões e me forneceu insights inestimáveis sobre como a cooperação internacional pode ser um catalisador para mudanças globais positivas. Sou profundamente grato pelas conexões que construí e pelas imensas oportunidades que surgiram em meu caminho enquanto participante do projeto”. 

Crédito: Divulgação

Para o estudante do curso de Engenharia Civil, Lucas Pohren, a interculturalidade sempre foi algo que causou fascínio, o contato entre pessoas que nasceram e se desenvolveram em ambientes completamente diferentes sempre gera diálogos e aprendizados que agregam no crescimento pessoal. “A participação no Moving the Cities proporcionou justamente isso, pude conhecer pessoas cujas personalidades foram moldadas em contextos que contrastam com os nossos, ainda que, no final, sejamos todos iguais em essência. Essa experiência única serviu para mostrar, ainda mais, a necessidade atual por tolerância e empatia para com o outro, mesmo que haja discordância em certos aspectos. Mal posso esperar pelo Moving 2024”. 

Tatiana Rocha afirma que o principal objetivo do Moving the Cities é proporcionar aos estudantes a possibilidade de interagirem e trabalharem de forma conjunta com pessoas de diferentes áreas, culturas e vivências. “E que a partir dessa interação eles possam formar e ampliar sua rede de relacionamentos e entender as diferentes perspectivas que um mercado de trabalho global requer. A principal importância é expor esses estudantes desde cedo a situações reais que eles irão enfrentar ao longo da carreira profissional”, finaliza. 

Sobre o Moving the Cities 

O Moving the Cities (MtC) é uma iniciativa sobre empreendedorismos e inovação que ocorre no formato de uma de uma maratona para solução de desafios. É um evento aberto a todos os alunos da universidade, pois a ideia é colocar alunos de diferentes áreas juntos para trabalharem em times interdisciplinares e interculturais (diferentes áreas de conhecimento e diferentes países). O evento nasceu a partir da parceria assinada em 2018 entre Unisinos e UAS7 (https://www.uas7.org/en) e desde 2019 (1ª edição do Moving the Cities) tem sido organizado pela Unisinos e FH Münster com o apoio da Aliança para Inovação, empresas e universidades parceiras.  

Esse ano ocorreu a 5ª edição do Moving the Cities nas dependências da FH Münster, na Alemanha. A 1ª edição ocorreu em 2019 na Unisinos nas dependências do Tecnosinos e SAP com a participação de mais ou menos 60 alunos do Brasil, Chile, Colômbia e Alemanha. Em 2020, em função da pandemia o evento migrou para o formato online e tivemos a participação de mais ou menos 135 estudantes de 10 diferentes universidades de 6 países. Em 2021 tivemos uma edição híbrida com mais de 150 estudantes de 11 universidades de 6 países. No ano de 2022 o Moving the Cities voltou para São Leopoldo dentro da SAP e tivemos uma edição “dupla” times presenciais (cerca de 40 alunos) e times online (carca de 70 alunos) de 12 universidades de 6 países. Esse ano 2023, o evento voltou a ser 100% presencial, na Alemanha, com a participação de mais ou menos 65 estudantes de 12 universidades de 6 países. 

Em 2024, o Moving the Cities acontecerá na Unisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar