Alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital desenvolveram um estudo experimental que lança luz sobre a relação entre jovens da Geração Z e o fenômeno Fear of Missing Out (Fomo). A pesquisa analisou como a hiperconectividade e a exposição contínua às redes sociais influenciam emoções, relações sociais, rotina e comportamentos de consumo de um público cada vez mais imerso no ambiente digital.
Além da relevância dos resultados, o projeto também se destacou pela abordagem pedagógica, oferecendo aos estudantes a vivência completa de um processo de pesquisa aplicada. A atividade integrou métodos profissionais de investigação com práticas de análise crítica, estimulando autonomia, tomada de decisão e o desenvolvimento de competências essenciais para quem pretende atuar mercado de comunicação e comportamento do consumidor.
Para compreender como o Fomo se manifesta no cotidiano da Geração Z, o estudo foi estruturado em três etapas. A primeira consistiu em uma pesquisa desk, reunindo dados nacionais e internacionais que traçara, um panorama atualizado de tendências contemporâneas. Em seguida, uma fase quantitativa, que contou com 210 respondentes, permitiu mensurar comportamentos e percepções de forma ampla. A etapa final aprofundou nuances emocionais e sociais por meio de entrevistas qualitativas com 14 jovens entre 18 e 30 anos.
A combinação das abordagens quantitativa e qualitativa ampliou a compreensão sobre a presença do Fomo na experiência digital. Os resultados apontam que o
fenômeno está associado ao aumento da ansiedade, à comparação social constante, a interrupções na rotina e a padrões de consumo influenciados por conteúdos e tendências das redes sociais.
Entre os objetivos específicos, o estudo buscou analisar os impactos do Fomo na concentração e nas atividades diárias; identificar padrões de comparação social; investigar a influência das redes nas decisões dos jovens; e avaliar como esses fatores moldam comportamentos de consumo. A análise dos dados reuniu técnicas estatísticas descritivas e análise temática qualitativa, oferecendo uma leitura abrangente sobre manifestações práticas e emocionais desse fenômeno.
Os achados contribuem para debates acadêmicos e institucionais sobre comportamento juvenil no cenário da hiperconectividade contemporânea, reforçando a importância de compreender os efeitos da vida digital sobre a saúde mental, as relações sociais e as escolhas de consumo.
A aluna do curso de Comunicação Digital, Rafaela Bonini, destaca a importância da iniciativa. “Realizar essa pesquisa sobre Fomo na geração Z foi importante não só porque foi a atividade prevista para a finalização da disciplina de Pesquisa Mercadológica, mas principalmente para nós, alunos majoritariamente pertencentes da GenZ, compreendermos como essa síndrome vem afetando a nossa rotina e bem-estar, assim como entendê-la melhor como uma realidade nesse mundo digital em que vivemos. Além disso, como estudo público, são dados essenciais para o mercado: as marcas precisam entender as dores e características dessa nova geração, já ativa economicamente, para que sejam capazes de criar estratégias de produtos que gerem conexão e identificação com o público”.
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