Blockchain: um sistema de registros incorruptível

Unisinos elabora cursos de extensão focados na nova tecnologia

Crédito: Getty Image

Com o lançamento do Bitcoin, em 2009, uma grande revolução nos meios de pagamentos digitas aconteceu. O sucesso da criptomoeda se deu graças ao sistema de registo incorruptível que conhecemos como Blockchain.

Em tradução livre, Blockchain significa cadeia de blocos. Uma cadeia de blocos é um conjunto de informações registradas que está ligada a blocos de informações anteriores e posteriores. Esses blocos de informação são públicos, todos que participam da rede podem visualizar, porém, não podem ser alterados.

A tecnologia é tão eficiente que o Blockchain também está sendo usado para serviços além dos financeiros, como comerciais, governamentais, eleitorais, entre outros. No mercado atual, bancos, seguradoras, corretoras de ações, empresas de segurança, governos e muitas outras instituições estão sendo atraídas pelo tema.

Pensando nessa tecnologia, que está revolucionando diversos setores e ambientes do nosso cotidiano, a Unisinos preparou cursos de extensão sobre o impacto do Blockchain em três áreas: Blockchain para Negócios, Blockchain e Direito e Blockchain para Desenvolvedores.

Conheça abaixo os cursos que pertencem ao portfólio Impulsione.

Blockchain para Negócios

O que é essa nova tecnologia que promete revolucionar o mundo dos negócios? Qual o impacto dela nos negócios existentes e na economia em geral? O curso de extensão Blockchain para Negócios abordará os fundamentos da tecnologia Blockchain, suas principais características, aplicações práticas e casos de uso, possibilitando aos participantes compreenderem e utilizarem essa tecnologia em projetos de inovação em seus ambientes de trabalho e novos negócios.

A professora Sandra Heck comenta sobre a importância dessa qualificação. “Esse programa é uma resposta ao momento de mercado em que várias organizações e empreendedores querem dar um passo além de dominar o que é a tecnologia Blockchain. Ele visa habilitar líderes a executar projetos práticos que apliquem a tecnologia”, afirmou.

As matriculas podem ser feitas até dia 11/8. Para mais informações, clique aqui.

Blockchain e Direito

No curso de extensão Blockchain e Direito, você aprenderá as principais informações sobre as consequências jurídicas do emprego dessa tecnologia, não se limitando ao fenômeno das criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, entre outras). Dessa forma, será possível entender os desafios e estudar as diferentes formas que essa inovação está trazendo para o Direito, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

O professor Marcelo de Nardi fala sobre a importância dessa especialização. “A tecnologia Blockchain, em suas múltiplas variantes, traz consigo a ideia central de forte capacidade de identificação de transações de usuários dentro de um sistema, além do registro plenamente verificável de datação e integridade. As características descritas, embora possam ser lidas com uma lente puramente de técnica de informática, trazem grandes vantagens para a visão jurídica, uma vez que aproxima fortemente tais características da segurança jurídica pretendida por algum sistema de direito que vise a impor obrigações e garantir direitos”, comenta.

As matriculas podem ser feitas até dia 15/8. Para mais informações, clique aqui.

Blockchain para Desenvolvedores

No curso de extensão Blockchain para Desenvolvedores você verá os principais fundamentos para desenvolver Smarts Contracts e sua publicação no Blockchain para diversas finalidades, como automação de processos, criação de tokens e registros imutáveis de dados. Um Smart Contract – contrato inteligente ou contrato digital – é um código desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as transações financeiras registradas no Blockchain.

O professor Cláudio Ramos deu uma palinha de como serão as aulas. “As aulas discorrerão através da demonstração teórica e aplicação prática de uma implementação da rede Blockchain, desde a base de infraestrutura até o ‘deployment’ da aplicação em um servidor ‘cloud’”, explicou.

As matriculas podem ser feitas até dia 18/8. Para mais informações, clique aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar