Os cursos de Enfermagem dos campi de São Leopoldo e Porto Alegre conquistaram nota 5 no Conceito Preliminar de Curso – CPC. No total, 53 cursos de enfermagem do estado foram avaliados e apenas 7 receberam nota máxima, sendo 2 da Unisinos.
A coordenadora Vânia Schneider, lembra que o curso de Enfermagem, em São Leopoldo, tem uma história de 68 anos e, em Porto Alegre de 12, comprometidos com a formação de enfermeiros com responsabilidade social e éticos, que defendam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, a ciência, sobretudo, a ciência do cuidado e as melhores práticas em saúde.
O curso prepara os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho, nos diferentes pontos de cuidado da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com uma excelente taxa de empregabilidade. “Oportuniza aos estudantes experiências além da sala de aula em projetos de extensão e extensionistas, iniciação científica, interação com enfermeiros residentes e estudantes de pós-graduação, convivências com estudantes através da internacionalização”, completa a Vânia.
O currículo do curso foi pensado e organizado a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação em enfermagem. “As atividades acadêmicas são essencialmente teórico-práticas, com inserção dos estudantes, desde os primeiros semestres, em laboratórios de simulação realística e serviços de saúde, na perspectiva do ensino em serviço. Nesta lógica, as atividades acadêmicas têm o desenvolvimento de competências como futuros enfermeiros na Atenção Primária em Saúde, Atenção Especializada e Atenção Hospitalar”, comenta a coordenadora.
Vânia explica que para a realização das Atividades Acadêmicas teórico-práticas e estágios, a Escola de Saúde tem parcerias com as Secretarias de Saúde de São Leopoldo, Sapucaia do sul, Esteio e Porto Alegre, além de hospitais de referência como o Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Hospital São Camilo de Esteio, Fundação Hospital Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul e Fundação Hospital Centenário.
A coordenadora também fala sobre a representatividade da conquista para os estudantes. “Ao apresentarem um diploma de Enfermeiro de uma Universidade com uma avaliação máxima do CPC e a melhor do Estado do Rio Grande do Sul, válida a qualidade do ensino na Unisinos e abre possibilidades de inserção no mercado de trabalho, excelentes colocações em processos seletivos para programas de residências, programas de mestrado e concursos”.
A professora agradece a todo o colegiado pela dedicação e compromisso com o propósito de formar enfermeiros competentes e que façam diferença no mundo do trabalho. “Mas, também, temos ciência, que este resultado nos atribui, como colegiado, uma responsabilidade e um compromisso imenso, manter um processo formativo de qualidade e que atenda as exigências de uma sociedade em constantes mudanças e um sistema de saúde permeado de desafios”, finaliza, Vânia.