Aula aberta do curso de Serviço Social debateu a importância da profissão na luta contra o racismo 

Evento aconteceu na última sexta-feira

Na última sexta-feira – 12, ocorreu a aula aberta do curso de Serviço Social com o tema O Serviço Social no Combate ao Racismo. Os palestrantes, o coordenador do curso de Educação Física e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, Jorge Luiz Teixeira, a secretária da Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Leopoldo, Adriângela Jacob e a coordenadora do Comitê Gaúcho de Assistentes Sociais na Luta Antirracista e vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Ana Lucia Magalhães, falaram com os estudantes na sala Ignácio Ellacuría. 

Na fala de abertura, a professora da Escola de Humanidades, Cleonice Rocha, saudou todos os presentes e falou da importância da profissão na luta. “Nós, assistentes sociais, temos um compromisso ético na luta conta o racismo”, afirmou a professora. 

Após a fala de abertura, Ana Lucia falou com os presentes na aula. “Qual é o papel do assistente social no combate ao racismo? Não temos como falar em combate ao racismo sem conjuntos de bases e normativas que a gente tem dentro da nossa categoria profissional, e entre elas, o nosso projeto ético político”, explicou. 

Em sua oportunidade de fala, Jorge destacou o fato de o curso de Serviço Social da Unisinos ser o melhor do país e fez um resgate histórico. “Quando acabou a escravidão, as pessoas foram jogadas aos leões sem nenhum recurso público que ajudasse essas pessoas que construíram o Brasil”, afirmou Jorge. 

Adriângela saudou a primeira vereadora negra de São Leopoldo, Nadir Jesus. “Para nós é um feito, uma conquista, não uma utopia. Eles vão ter que se acostumar a nos ver nos locais de poder”, destacou. 

Após as falas dos palestrantes, Nadir também compartilhou algumas ideias com os presentes. “Não somos escravos, fomos escravizados por um grupo que se achou superior. A luta contra o racismo não é responsabilidade apenas de pessoas pretas”. 

Para finalizar, a coordenadora do curso de Serviço Social, Maria Aparecida, agradeceu a presença de todos. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar