Nessa terça-feira, 29/07, a Unisinos realizou a abertura da Formação do Colegiado 2025/2, no Auditório da Biblioteca do campus de São Leopoldo. O evento foi conduzido pela professora da Escola de Gestão e Negócios, Gabriela Gonçalves, e contou com a presença do reitor, Pe. Sérgio Mariucci, que destacou a relevância do momento para fortalecer o trabalho coletivo e a qualificação dos cursos.
A programação do encontro buscou acolher os professores e inspirá-los para o próximo semestre letivo, por meio de relatos de experiências pedagógicas que mostraram como o currículo pode ganhar vida em diferentes contextos acadêmicos e sociais.
Durante a abertura, docentes compartilharam práticas desenvolvidas em sala de aula e em projetos de extensão. Entre elas, a professor da Escola de Saúde, Angelica Menzel, apresentou atividade das Graduações em Gastronomia e Nutrição, em que alunos prepararam uma feijoada para estudantes migrantes do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAC), integrando ensino, extensão e vivências culturais.
Outro destaque veio da Gestão Ambiental, a professora da Escola Politécnica, Elisa Schoenel com a disciplina de sustentabilidade ministrada em inglês, que permitiu aos estudantes refletirem sobre problemas globais e exercitarem a internacionalização sem sair do país. Já na Engenharia Mecânica, o professor da Escola Politécnica, Walter Fontanna, apresentou o desenvolvimento de um protótipo de skate adaptado para crianças com deficiência física, em parceria com uma ONG local.
Na área da Saúde, professores Carolina Pederzoli e Felipe Pellenz, relataram uma ação em escolas, que abordou a prevenção da pediculose (piolho) de forma lúdica, com músicas, jogos e até um “rap do piolho”, envolvendo famílias e alunos.
Para a coordenadora do Nucleo de Formação Docente, Cristina Gibk, o momento foi marcante por mostrar a potência de diferentes iniciativas. “Foi um grande momento de inspiração para aquilo que desejamos que os professores desenvolvam com seus alunos: formar profissionais cidadãos, capazes de compreender que a sala de aula é o mundo”, afirmou.
Nesta edição, a Formação 2025/2 abordou como tema central o trabalho dos colegiados. Os professores focaram em seus currículos, fortalecendo vínculos e discutindo estratégias comuns de qualificação.
A gerente de Desenvolvimento de Ensino, Cristiane Schnack, ressaltou que a programação seguiu o arco de aprendizagem, com etapas de acolhimento, aprofundamento e avaliação. “A abertura trouxe casos de sala de aula como inspiração para pensarmos a experiência de aprendizagem que transforma. A aprendizagem entre pares é um dos pilares da formação docente.”
Ela também enfatizou que, nesta edição, as reuniões de colegiado foram o centro da formação, fato que ampliou o diálogo qualificado e reforçou o senso de pertencimento
dos professores. Além disso, foi fortalecido o Brique de Experiências, espaço para compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras.
A expectativa é que a formação tenha fortalecido, inspirado e engajado os colegiados em práticas inclusivas e inovadoras. “Queremos que cada professor se oriente pela experiência de aprendizagem que deseja promover para seus alunos, construindo juntos uma sala de aula que seja espaço de conexões, criação e diálogo”, concluiu.
Com esse marco inicial, a Unisinos reforçou seu compromisso de oferecer não apenas uma formação acadêmica de excelência, mas também de preparar profissionais cidadãos alinhados aos desafios contemporâneos e mostrando na prática que a nossa sala de aula é o mundo.