Cenários Futuros

Once you’ve started to read his blog, you’ll probably be hungry for more of his wisdom. He’s written over eighteen bestselling books on business and marketing.

Maio 25, 2020

Cenários Futuros

A ideia de cenários está geralmente conectada a uma entre duas visões: a compreensão de possibilidades futuras, e o veículo para testar alternativas antes de implementar soluções.

Na primeira, o processo de construção de cenários é percebido como um veículo para aprendizagem e uma narrativa coletiva, que promove o debate, a busca de consenso e a exploração criativa de possibilidades. Dentre as abordagens que utilizam esta perspectiva destaca-se a proposta por Manzini e Jégou (2003), que reforçam que os cenários “permitem desenvolver visões articuladas e motivadas que, se devidamente construídas e promovidas, podem vir a ser as visões compartilhadas que as empresas, as instituições públicas e a sociedade como um todo hoje exigem”.

Na segunda, o processo de construção de cenários promove aprendizagem através de testes de hipóteses e a busca de um “melhor cenário”, deixando de lado a ideia de um cenário ótimo. Dentre as áreas que utilizam esta perspectiva destaca-se o campo de pesquisa operacional, especialmente a área de simulação estocástica de eventos (Law, 1991). O trabalho de Van Der Heijden (2009) dialoga com esta proposta, entendendo o papel do planejamento de cenários para lidar com a incerteza dos processos.

Na perspectiva aqui apresentada a ideia de cenários segue o conceito proposto por Scaletsky, Franzato, Hartmann e Reyes (2012),

“Os cenários devem ser plausíveis e discutíveis,
atuando como uma plataforma de interações onde os atores envolvidos possam esclarecer as suas próprias motivações e articular propostas que permitam compreender e validar os respectivos pressupostos e implicações. Os cenários são, portanto, uma plataforma construída e negociada coletivamente que serve como um mapa de navegação durante os processos de projeto.”

A partir desta concepção, a perspectiva de cenários para apoio ao processo de educação deve ser compreendida como uma ação projetual que busca, a partir de indivíduos diferentes, o aprendizado coletivo para o planejamento de ações futuras. Assim, exercícios projetuais como: qual a sala de aula de 2050? Como será o processo de ensino aprendizagem daqui 20 anos? Permitem a construção de cenários imagéticos futuros, os quais podem ser utilizados como veículo de aprendizagem. Para a construção de cenários futuros, propõe-se a seguinte metodologia:

Identificação de polaridades: a partir de um amplo estudo da situação em análise o grupo busca identificar tensionamento entre polos, para identificação de hipóteses. Nesse contexto, temas vigentes, como por exemplo digital ou analógico, em grupo ou individual, podem ser polaridades traçadas para a construção de cenários.
Manchete futura: O cenário deve ter uma manchete que representa a proposta em questão. A mesma deve ser construída como uma manchete de jornal ou revista, que chame a atenção dos principais aspectos propostos no cenário.
Espectro de personas: Um ponto importante é identificar quem são as personas que fazem parte do contexto. Nesse caso, sugere-se ir além da proposta tradicional de identificação de uma persona específica, por ex.: um professor, um aluno, um pai ou mãe. A ideia de espectro de personas permite trabalhar com a diversidade e ampliar a compreensão do problema.
Narrativa: A narrativa deve descrever claramente o que foi sintetizado na manchete. Se estivermos trabalhando com a ideia de como determinada escola lida com um cenário, o foco pode ser na escola. Se estivermos falando de mudanças no setor, o foco pode ser o setor educacional como um todo.

A partir dessa proposta, quais os futuros cenários para a educação?

Fica aqui a provocação para que possam pensar em alternativas e propor cenários. Cada um deles pode ser um veículo para aprendermos e projetarmos um futuro melhor.

Autor: Prof. Dr. Gustavo Borba

Para saber mais:

Law, A. Simulation Modeling and Analysis. McGraw-Hill Education, 1991

Heijden, Kees van der. Scenarios: The Art of Strategic Conversation. Wiley; 2 edition, 2005

MANZINI, Ezio.; JÉGOU, François. Collaborative services: social innovations and design for sustentainability. Edizioni Poli.Design, 2008.

Últimas postagens