X Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer: O papel do Estado na promoção do bom viver

Inscrições até 17/06/2021

Inscreva-se Agora

Apresentação

O Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer tem por finalidade reunir acadêmicas/os, gestoras/es públicos, lideranças esportivas e a sociedade civil em um evento que aproxima esses diferentes atores sociais em análises dessas políticas setoriais desde diferentes perspectivas.
O X Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer tem como objetivo refletir sobre o papel do Estado na promoção do bom viver. O tema encontra seu sentido como movimento de resistência às tendências políticas que promovem a exclusão, reduzindo a vida humana aos padrões da vida nua, despida de direitos e dignidade, reduzindo a vida à mera expectativa pela sobrevivência; ou ainda em resistência às tendências necropolíticas que produzem ações que têm como efeito deliberado a morte de segmentos da população.
Essas perspectivas políticas que promovem a vida nua e a necropolítica, quando não encontram resistência, acabam sendo naturalizadas e introjetadas pela população em um complexo de inferioridade. Esse complexo é o resultado de um duplo processo: Primeiramente econômico, pela imposição de viver sob condições miseráveis, desumanizantes e vulneráveis. Em seguida pela introjeção dessa condição miserável e subalterna, no caso da população negra Frantz Fanon falava em uma "epidermização da inferioridade". Em oposição a essas tendências, o evento quer recolocar em pauta o que desde a Antiguidade fundamenta o sentido da Pólis, a produção do bom viver como horizonte de felicidade que orienta a política.
Nesse sentido, em um dos seminários debateremos o papel do poder legislativo nas políticas de esporte e lazer. Muito temos debatido sobre o papel do poder executivo nessas políticas, mas qual o seria o papel e as ações do poder legislativo para promover o bom viver na cidadania democrática desde as políticas de esporte e lazer? Em outra seminário debateremos a cidade acolhedora como lugar do bom viver. Em foco as alternativas, mais humanizantes e lúdicas, de mobilidade não motorizada, de cuidado com a saúde mental não manicomial, de produção de vida tendo a periferia como centro. Todas essas visões alternativas se apresentam como potentes recursos na educação e produção do bom viver na cidade democrática.

Quais são os objetivos?

- Promover o debate e a reflexão sobre o papel do Estado na promoção do bom viver.
- O papel do poder legislativo para promover o bom viver na cidadania democrática desde as políticas de esporte e lazer.
- A cidade acolhedora como lugar do bom viver desde as alternativas, mais humanizantes e lúdicas, de mobilidade não motorizada, de cuidado com a saúde mental não manicomial, de produção de vida tendo a periferia como centro.

É destinado a quem?

Aluno Graduação
Aluno Lato
Aluno Estrito
Funcionário
Egresso (Graduação, Lato, Estrito)
Público Geral
Outras IES

Distribui certificado?

Será fornecido certificado de participação a todos, mediante comprovação através do preenchimento do forms, disponibilizado no dia do evento.
Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias úteis, no portal
http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Unisinos Esportes
Rede Cedes RS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Curso de Educação Física- Bacharelado e Licenciatura/UNISINOS

Programação

Dia 16/6- Debate: O papel dos legislativos na promoção do bom viver desde as políticas de esporte e lazer.
Local: Teams
Horário: 19:30h às 22:00h.
Mediação: Prof. Augusto Dotto
Debatedores: Mauro Myskiw, Lucas Fabiano Jacobus Konrdörfer e Sofia Cavedon.

Link de acesso

Dia 17/6- Debate: A cidade acolhedora e lúdica como lugar do bom viver: mobilidade, saúde, periferia como centro.
Local: Teams
Horário: 17:30h às 19:00h.
Mediação: Prof. Claudio Gutierrez
Debatedores: Luiz Alberto dos Santos Ferreira, Marcelo Sgarbossa e Bruna Rodrigues

Link de acesso

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.