Semana da Consciência Negra

Este evento já ocorreu

Apresentação

Celebrar a Consciência Negra na Unisinos é estar alinhado com a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, LDB, no seu Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Consciência Negra', uma iniciativa do saudoso poeta Oliveira Silveira um pensador literário gaúcho. Nesse sentido nós professores junto com o Neabi, palestrantes, acadêmicos, artistas, apresentadores da comunidade negra gaúcha, refletiremos o atual momento sociopolítico na comunidade afro-brasileira no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Quais são os objetivos?

Proporcionar um espaço qualificado de diálogo, exercitar a discussão crítica da pertença étnico-racial, desenvolver a reflexão e o questionamento das políticas racistas e antirracistas através do ideal de liberdade de Zumbi, Dandara dos Palmares e todos os movimentos quilombistas brasileiros em consonância com os conhecimentos e competências das Atividades Acadêmicas do eixo Afro-indígenas da graduação e projetos de extensão. Sensibilizando e atualizando o estado da arte no tema da Educação das Relações Étnico-Raciais junto com a comunidade docente e discente. Desenvolver nos discentes uma consciência das relações étnico-raciais democrática e acolhedora da diversidade.

É destinado a quem?

Alunos e público em geral

Distribui certificado?

Será fornecido certificado de participação a todos que estiverem previamente matriculados e comprovarem sua participação através do preenchimento do forms, disponibilizado no dia do evento.
Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias úteis, no portal
http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade de Graduação-UAGRAD.
Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas-Neabi/Unisinos
Eixo de Formação Afrodescendentes e Povos Indígena
Curso de Educação Física.

Dia 08 de novembro. (segunda-feira)
19:30h - Qual a importância do movimento negro para uma educação antirracista?
Expositora: Ma Carol Carvalho.
Mediação. Dra. Viviane Weschenfelder. Link de acesso

Dia 16 de novembro (terça-feira)

19:30h - A disputa da identidade cultural: a tradição popular e a heteroidentificação.
Mediação e animação: Manoel Soares
Expositores: Esp. Anselmo Accurso e Esp. Gleidson Martins Dias Link de acesso

Dia 17 de novembro (quarta-feira)

8:30h - Arte como forma de resistência e ferramenta de educação.
Expositores(as): Naiara Oliveira e Valeria Barcelos.
Mediação. José Anchieta, Ednaldo Filho, Jorge Teixeira. Link de acesso

19:30h- Desconstrução das práticas racistas.
Expositora: Dra. Lucia Regina Pereira.
Mediação. Dr. Walmir Pereira. Link de acesso

Dia 18 de novembro (terça-feira)

Atividade sem certificação
11:00h - Quintas de Formação: Educação das Relações Étnico-Raciais no colegiado Unisinos
Mediação: Dra. Viviane Weschenfelde e professores na Atividades Acadêmicas Afro e Indígenas na graduação e PPGs
Expositores: Flávia Regina Sousa Martins Link de acesso

Dia 22 de novembro (segunda-feira).
18h. A Educação das relações étnico raciais na Educação Física: Diálogos com os projetos de extensão PEI e Pró-Maior e Equipes Esportivas.
Expositor. Dr. Cristiano Neves da Rosa
Mediação. Me. Augusto Dotto e Esp. Anselmo Acurso. Link de acesso

Dia 22 de novembro (segunda-feira)

19:30h - Corporeidade e estética: afro-futurismo em design estratégico.
Expositora: Ma. Carol Anchieta
Mediação. Esp. José Anchieta, Dr. Ednaldo Filho, Me. Jorge Teixeira, Augusto Dotto. Link de acesso