Desafios da Filosofia na compreensão crítica de nosso presente - Seminário 5

Inscrições até 17/06/2021

Inscreva-se Agora

Apresentação

A Filosofia tem como objetivo pensar criticamente o presente. Ainda que os novos discursos filosóficos devam ancorar-se na tradição, a construção filosófica sempre se faz a partir de um presente, que por sua vez interpela e desafia o fazer filosófico. Neste seminário propomos apresentar diversas perspectivas de pesquisas filosóficas que estão sendo desenvolvidas a partir de uma pluralidade de pensadores como: Roberto Esposito, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Simone Weil, Cornelius Castoriadis, Hans Jonas, Levinas e Reyes Mate. Diversidade de autores que se entrelaçam numa pluralidade de temáticas como a guerra civil como paradigma biopolítico, a problemática do comum e da comunidade, a soberania, a exceção, direito penal do inimigo, a potência do imaginário social, a bioética ambiental, a injustiça ambiental, o ethos discursivo e a praxis; a mística da praxis, a alteridade e o Infinito.

Quais são os objetivos?

Todas essas pesquisas, sendo diversas e plurais, têm em comum o desafio de compreender criticamente nosso presente como condição si ne qua non para poder transformá-lo numa perspectiva emancipadora e, talvez, contribuir para uma revolução que inicia puxando o freio deste modelo social que nos conduz à catástrofe.

É destinado a quem?

Aluno Graduação
Aluno Lato
Aluno Estrito
Funcionário
Egresso (Graduação, Lato, Estrito)
Público Geral
Outras IES

Distribui certificado?

Será fornecido certificado de participação a todos, mediante comprovação através do preenchimento do forms, disponibilizado no dia do evento.
Os certificados estarão disponíveis em até 30 dias úteis, no portal
http://www.minha.unisinos.br acessando o menu Certificados.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Unisinos

17 de junho de 2021

Das 17h às 19h30min
a. Apresentador: Kleyde Jomara Lessa Vilasbôas
Tema: Um estudo sobre o ethos discursivo das formas jurídicas a partir de M. Foucault, D. Maingueneau e M. Bakhtin

b. Apresentador:: Ana Lucia Guterres Dias
Tema: A filosofia como forma de vida: a injustiça, a praxis e a mística em Simone Weil

Clique para assistir

Pela Internet

Presencialmente

Para realizar a inscrição, compareça ao Atendimento Unisinos, ou faça pelo nosso atendimento via skype.

No caso de Pessoa Jurídica, entregue junto a Ficha de inscrição (doc) preenchida e carimbada com as assinaturas do responsável pelo pagamento e preenchimento.